Viver
Desenhos para fãs de Twin Peaks
Publicado: 00:00:00 - 07/06/2017 Atualizado: 23:57:19 - 06/06/2017
A série Twin Peaks, dirigida por David Lynch, tornou-se um marco dos anos 90 ao introduzir mistério e surrealismo numa produção de TV para as massas. O status cult se manteve até hoje, com a volta da série em novos episódios em maio deste ano, e também inspirou a exposição “The Black Lodge”, que será aberta na próxima sexta (09), às 19h, no Nalva Melo Café Salão. O artista potiguar Pedro Balduino assina 20 ilustrações que ficarão expostas até 07 de julho no local.

“The Black Lodge” exibe ilustrações de 20 personagens que se movimentam em torno da bizarra trama passada na cidade fictícia de Twin Peaks. Desde a misteriosa Laura Palmer até o agente do FBI Dale Cooper, todos ganharam traços por Pedro Balduino, um fã assumido da série. “É uma proposta que venho desenvolvendo há alguns meses e que estava articulando com espaços expositivos em Belo Horizonte, onde eu morava até abril deste ano. Voltei a Natal na véspera da estreia da terceira temporada, e achei que era o momento da mostra acontecer”, disse.

Reprodução
Agente Dale Cooper em releitura do artista Pedro Balduíno

Agente Dale Cooper em releitura do artista Pedro Balduíno


Agente Dale Cooper em releitura do artista Pedro Balduíno

O artista plástico também pensou no local como um ambiente inspirador para a mostra: o visual vintage do salão de Nalva Melo combina com o clima de Twin Peaks. Para reforçar a viagem ao mundo excêntrico da série, a trilha sonora de abertura ficará a cargo da banda Talude, que toca um rock instrumental com elementos psicodélicos. Pedro Balduino é formado em Artes Visuais pela UFRN e conta com extenso histórico de exposições por todo o Brasil. Este não é o primeiro trabalho com temática psicodélica. Em 2015, Pedro e seu irmão Daniel Balduino finalizaram o livro “Os Mongos estão levando as nossas coisas”. A publicação que teve edição caprichada da Fortunella Casa Editrice, conta a história cujo ponto de partida  foi o misterioso movimento de uma colônia de mamíferos voadores no forro da casa para onde a família dos autores tinhaacabado de se mudar.

Já a série Twin Peaks estreou em abril de 1990 nos Estados Unidos. A trama criada por David Lynch e Mark Frost conta a história dos habitantes de uma pequena cidade norte-americana, abalada pelo assassinato da jovem Laura Palmer. A série teve apenas duas temporadas, mas foi o suficiente para se tornar cult entre fãs de sua trama complexa, cheia de humor e terror psicológico. Em 2017, após 26 anos de espera, Twin Peaks voltou com uma aguardada terceira temporada, preservando vários membros do elenco original e alguns novos rostos. No Brasil, vai ao ar semanalmente na Netflix.

Serviço:
Exposição The Black Lodge. Abertura 09 de junho, às 19h, no Nalva Melo Café Salão, av Duque de Caxias, Ribeira. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte