quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Desespero

- Publicidade -
Vicente Estevam (interino) 
A decisão da Federação Norte-rio-grandense de Futebol e dos clubes, de emitir uma nota ameaçando cancelar o Campeonato Potiguar 2021 é uma reação desesperada ao abandono de informações. Clubes e entidade não conseguiram, até porque não lhes foi apresentada, uma “luz no fim do túnel”. Para qualquer situação minimamente profissional, existe a exigência de planejamento. E no futebol moderno, qualquer mudança, por menor que seja, a despesa gerada pode inviabilizar uma temporada. Esse tipo de situação é potencializada pela pandemia. As torneiras secaram as fontes de recursos sumiram e os torcedores, que sempre ajudavam com sua presença nos estádios, não podem mais comparecer. Os planos de sócios-torcedores estão “falidos” e a ausência dos jogos tirou, dos clubes, uma das poucas fontes que ainda os sustentam: a visibilidade. As poucas empresas que ainda possuem capacidade de investimento, neste momento, querem, claro, o retorno de seus investimentos em visibilidade. Se não tem jogo, se não tem treino, não tem vitrine.
Logo, não há como buscar recursos nesse mercado. Enfim, diante desse cenário, a nota falando sobre o cancelamento do Campeonato Potiguar me soou muito mais como um pedido de socorro, do que com uma ameaça ou qualquer espécie de chantagem.
Solução
Além de negociação entre clubes, Federação e o governo do estado, acredito que deveria ser proposta criação de uma comissão específica voltada para o esporte. A comissão teria a participação de mais membros voltados para essa área, com suas especificidades. A presença do médico infectologista Antônio Araújo seria essencial, até para que os protocolos fossem levados em conta, assim como os resultados de todos os exames já realizados, desde 2020. Esse universo de testes podem ser importantes para um estudo específico sobre a covid-19 em atletas, ou em determinadas áreas. Enfim, são dados que podem e deve ser aproveitados.
Paradesporto
O nadador potiguar multimedalhista paralímpico Clodoaldo Silva e a tetracampeã mundial nos 50m costas pela classe S3, Edênia Garcia, participaram ontem, 26, do Pacto do Esporte 2021, evento online que tem como objetivo debater a gestão esportiva no Brasil e que reuniu empresas interessadas em apoiar o esporte nacional. O Pacto pelo Esporte é um acordo voluntário estabelecido entre empresas patrocinadoras do esporte brasileiro. Entre elas, estão Aché, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Carrefour, Cielo, Grupo Globo, Gol, Itaú, Johnson & Johnson, Latam, Mastercard, McDonald’s, P&G, Santander, Sky, Visa e Vivo, entre outras.  
Prestígio
O potiguar Igor Ribeiro Dantas, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Voleibol está prestigiado na Confederação Brasileira da modalidade. O Presidente da entidade, Walter Pitombo Laranjeiras, o nomeou para o Conselho Diretor para o quadriênio 2021/2025. Igor assume a função de  Conselheiro Secretário, que tem entre as atribuições substituir o Presidente e o Vice-Presidente interinamente, com todos os poderes inerentes ao cargo e auxiliar o Conselheiro Financeiro, substituindo-o nos impedimentos. Parabéns e boa sorte.
Escudos
A revista inglesa “FourFourTwo” divulgou uma lista dos 100 melhores escudos de clubes de futebol de todos os tempos. A lista não se trata de um ranking de beleza. Quatro brasileiro figuram entre os escudos escolhidos: Chapecoense, Fluminense, Palmeiras e Vasco. 
Esports
A cultura dos games começou em 1972, ano em que aconteceu o primeiro evento não oficial de eSports. Era um grupo de alunos da Universidade de Stanford, na Califórnia, que se uniu para disputar um dos primeiros jogos disponíveis para computador – o Spacewar. Na sequência, lá pelos anos 80, a Atari, fabricante de jogos e pioneira no mercado, realizou o torneio Space Invaders Championship que reuniu mais de 10 mil participantes. Nos anos 2000, com a internet, esse mercado tomou uma proporção muito maior e de lá para cá fez muita história. É essa trajetória que faz parte do estudo “A ascensão dos eSports: das pequenas telas para os grandes palcos”, produzido pela Globo e disponível na Plataforma Gente. 
ESports 1
No Brasil, o país do futebol, a torcida abriu espaço também para os jogos eletrônicos. Atualmente é o país que possui a maior premiação de esportes eletrônicos da América Latina, o Prêmio eSports Brasil, que contempla atletas em 20 categorias diferentes e ocupa o 3º lugar na lista das maiores torcidas do mundo, atrás apenas de China e EUA. São, ao todo, 21,2 milhões de espectadores brasileiros, entre fãs regulares e casuais.
Fórmula 1
Após 41 anos, o Grupo Bandeirantes volta a exibir a Fórmula 1 neste domingo (28). Os preparativos começam já hoje com o retorno do Band Esporte Clube à grade de programação sob o comando de Cris Dias. A partir das 11h30, o programa traz um ‘esquenta’ para o treino classificatório do GP do Bahrein, que excepcionalmente vai ao ar também na TV aberta. Às 11h55, o público acompanha ao vivo a definição do grid de largada com um time especializado: o narrador Sergio Mauricio se une aos comentaristas Reginaldo Leme e Felipe Giaffone para mostrar todos os detalhes do mundial. A estreia da Fórmula 1 na Band vai ao ar no domingo às 11h30, com largada marcada para 12h (horário de Brasília).
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Negação