Desocupação do antigo cemitério será hoje

Publicação: 2010-09-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Após anos em tramitação, a desocupação do Cemitério da Praia Santa Cruz das Areias, em Baia Formosa, será concretizada hoje com o translado dos ossos dos 170 túmulos  para o Cemitério Jardim e a entrega da área ao grupo português B.F. Investimentos Turísticos Imobiliários.

O Cemitério da Praia foi  fundado em 1612 e abrigou os sepultamentos dos que faleceram na região até 1980, quando em decorrência de problemas de acesso e de destruição parcial do local pelas oscilações de maré, os atos fúnebres passaram a ser realizados no Cemitério São Pedro.

A solução do problema do local e dos novos proprietários, que reivindicavam o direto à área de 20.5 hectares adquirida em 2004 e que contempla o Cemitério da Praia, contou com a iniciativa da atual gestão municipal de Canguaretama e com a participação da Câmara de Vereadores e da comunidade. Uma Audiência Pública, realizada em 15 de maio 2009 e orientada pela Promotora Doutora Ivoneide Feitosa Confessor (Processo nº 114.06200578-5) contou com a presença dos interessados, dos familiares dos mortos, de moradores e da arquiteta Roberta Caldas, contratada pela Prefeitura, para elaborar o Projeto do Cemitério Jardim, onde seriam colocados os restos mortais transportados do antigo cemitério, devendo no local ser levantado o Monumento Histórico em Homenagem aqueles que ali foram enterrados.

Segundo Norma Lúcia Maia de Miranda, Secretária de Turismo e Meio Ambiente, o evento será acompanhado por autoridades e familiares e finaliza o processo de 6 anos para entrega da área aos novos proprietários.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários