terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Despedida será na Escola de Governo

- Publicidade -

Roberto Lucena e Valdir Julião
Repórteres

O corpo do procurador-Geral do Estado (PGE), Miguel Josino, será velado hoje, na sede da Escola de Governo, localizado no Centro Administrativo do Estado. O sepultamento, sem horário definido até o fechamento desta edição, será realizado no cemitério Morada da Paz, em Emaús. A morte encefálica de Miguel Josino, 49 anos, foi confirmada ontem, por volta das 13h30, pela equipe médica do Hospital do Coração,  quase 20 horas após Josino ter sido internado com traumatismo cranioencefálico.
Miguel Josino foi lembrado pelos amigos e autoridades do RN como “um homem de muita fé e “de devoção ao direito e ao amor à vida”
O trauma aconteceu após uma queda de uma altura de aproximadamente três metros. Na tarde do último domingo, dia 18, Josino ofereceu um churrasco a alguns amigos e familiares em seu apartamento, localizado no primeiro andar de um edifício no bairro de Candelária, zona Sul de Natal. O apartamento é dotado de uma laje onde Miguel Josino costumava instalar uma churrasqueira. Foi dessa laje que ele caiu e bateu com a cabeça no chão.

#SAIBAMAIS#A forma como a queda ocorreu ainda está envolta em dúvidas. Familiares e amigos que participavam do almoço contam que Josino estava cuidando do churrasco e, por algumas vezes, ia à churrasqueira para verificar as carnes. Por volta das 16h30, perceberam que ele não havia voltado para sala. “Procuramos por ele e não encontramos. Quando fomos ao espaço onde estava a churrasqueira, percebemos o que tinha acontecido”, disse o pai de Josino, o advogado Sebastião Leite.

O juiz do trabalho Bento Herculano Duarte Neto, recém-promovido a desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), era um dos convidados de Miguel Josino. O churrasco, aliás, era uma forma de comemorar a recente nomeação. “Fui visitar Miguel para conhecer o neto dele que nasceu há pouco tempo. Quando cheguei lá, ele me disse que havia preparado o almoço de comemoração”, explicou.

Bento Herculano não soube explicar como Miguel Josino caiu. Para ele, o acidente foi uma fatalidade. “Foi um acidente doméstico que, infelizmente, acabou em fatalidade”, disse. O juiz explicou ainda que Josino não estava com celular em mãos na hora do acidente, o que descarta a possibilidade de ele ter se desequilibrado ao tentar fotografar uma árvore existente no local. “Ele tinha bebido apenas uma taça de champanhe. Não sei o que aconteceu. Foi um acidente que não imaginava  ser tão grave”, colocou.

Em uma rede social, a esposa de Miguel, Karla Motta, afirmou que o que aconteceu foi surreal. “No final da tarde de ontem [domingo], entrei em uma esfera surreal da existência. Um dia feliz, um churrasco caseiro, um escorregão, o fim do mundo”, escreveu. 

No momento em que os familiares e amigos visualizaram Miguel Josino no chão, não houve desespero. “Fomos até lá, verifiquei que havia pulsação. Ele respirava e não tinha sangue na boca, ouvidos ou nariz. No entanto, havia sangue na cabeça. Uma médica que mora no mesmo prédio ajudou e chamamos a ambulância. Não imaginávamos que seria tão grave. Mantivemos a calma”, contou Sebastião Leite.

Miguel Josino foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital do Coração. Ele deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital às 17h50. Logo nos primeiros exames, foi constatado que a situação era “muito grave”. Ele não respondeu a estímulos externos.

Na manhã e início da tarde de ontem, novos exames foram realizados e o quadro permaneceu inalterado. Às 13h30 de ontem, a equipe médica do hospital confirmou que o dano cerebral era irreversível e novos exames reafirmaram o quadro de morte encefálica.

Fatos ocorridos de acordo com depoimentos
1. Churrasco
Na tarde do último domingo, Miguel Josino recepcionava alguns amigos e familiares em seu apartamento, que fica no 1º andar  de um prédio em Candelária. Entre os convidados, estavam o juiz do Trabalho, Bento Herculano e a noiva dele. A churrasqueira está localizada numa laje externa, numa altura de três metros do chão.

2. A queda
Miguel Josino comanda o churrasco e, por diversas vezes, vai à “varanda” onde está a churrasqueira e volta à sala. Em determinado momento, Miguel não volta à sala. Familiares o encontram no chão. A queda foi de uma altura de três metros. Ele bateu com a cabeça no chão.

3. O atendimento
Familiares ligaram para o Samu. Antes disso, verificaram se havia pulsação e uma médica residente no condomínio prestou ajuda. O Samu levou Miguel Josino para o Hospital do Coração. Ele foi internado na UTI da unidade médica às 17h50, com traumatismo cranioencefálico.

4. A morte cerebral
Uma série de exames constatou que o dano cerebral era irreversível. O boletim médico reafirmando o diagnóstico de morte encefálica foi divulgado por volta das 14h de ontem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas