Rosalie Arruda
Destaque no melão
Publicado: 00:00:00 - 12/12/2021 Atualizado: 18:55:14 - 11/12/2021
« Rosalie Arruda »
rosaliearruda@gmail.com

A produção de melão no Rio Grande do mereceu matéria especial da Editora Gazeta, de dezembro, intitulada “E o sertão virou pomar”. Entre os destaques, a certeza de que o sertão do nosso RN sedia o maior produtor mundial de melão e responde pela maior parte das vendas da fruta que é líder em exportação. Destaca também a performance da Agrícola Famosa, com produção de 1 milhão de melões por dia em suas fazendas. A matéria ainda faz referência à irrigação que garante a produção nas condições adversas do sertão nordestino.
    
Transposição
O ex-secretário Rômulo Macedo, ao comentar a matéria, lembrou ainda que as águas do Rio São Francisco, somada às reservas hídricas que o estado detém -Armando Ribeiro, Santa Cruz do Apodi,  Umari, Mendubim e as águas subterrâneas  dos aquíferos Acu e Jandaira -  com boa gestão, garantem o abastecimento urbano no estado por 100 anos e irrigam 150 mil hectares., aumentando a produção agrícola 20 vezes mais. “E seremos um estado rico”, profetiza otimista.

Pressão...
O Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes, disse em entrevista que o parlamento estadual tem pouco tempo para analisar duas mensagens enviadas ao legislativo de interesse dos servidores estaduais. “Em virtude da lei de responsabilidade fiscal e a lei eleitoral, que impedem implantações a partir do mês de abril de 2022”.

… por reajuste
Com isso, os parlamentares se preparem para a pressão dos quase 35 mil servidores, entre funcionários da saúde e mais 11 categorias funcionais, interessados na aprovação das matérias em regime de urgência.
O governo espera implantar a recomposição salarial até março de 2022.

Fica no ninho
Álvaro Dias não pensa em sair do PSDB. Apesar dos acenos que recebeu do PL recém-convertido ao bolsonarismo, o prefeito natalense não tem intenção de fazer nenhuma mudança partidária. “Estou bem no PSDB, onde estou confortável e tenho boa relação com as principais lideranças aqui no RN e também nacionalmente”, repete a aliados que o abordam sobre o assunto.

Chapão
Por falar em PSDB, o partido está se movimentando para formar uma nominata robusta para buscar mais vagas na Assembleia Legislativa em 2022. Fala-se em uma meta de pelo menos 14 cadeiras. Tem tucano desconfiado, achando que vai ficar gente pelo caminho.

No horizonte
Nomes como Nélter Queiroz (hoje MDB), Ubaldo Fernandes (PL “não bolsonarista”) e Albert Dickson são cotados como futuros integrantes da bancada do PSDB.

Juros no INSS
O INSS subiu os limites máximos das taxas de juros praticadas pelos bancos nas contratações de empréstimo consignado e cartão de crédito. No consignado, o máximo de juros permitido saiu de 1,80% para 2,14%. No cartão, de 1,60% para 2,70% ao mês.

Não é coincidência. Na quarta-feira (08) o Banco Central aumentou a taxa Selic (taxa básica de juros) para 9,25%, ou seja, 7,25 pontos percentuais a mais do que no início do ano. Já a inflação oficial ficou em 0,95% em novembro, atingindo 10,74% em 12 meses.

Quando essas medidas são tomadas, a dona de casa e o consumidor geral já sentem tudo no bolso há algum tempo.

Pesquisas dão o tom
A política tem dessas coisas, e as pesquisas eleitorais dão o tom da campanha em 2022. Como o pré-candidato do PDT Ciro Gomes não decola na intenção de votos do eleitorado, seus colegas de partido se preparam para apoiar outros nomes.
É a vida que segue.

Plano Diretor
Por falar em pesquisa, nesta segunda ( 13) a Casa da Indústria vai apresentar resultado de pesquisa  de opinião inédita sobre o Plano Diretor, e como o natalense pensa sobre o futuro da cidade, seguido de painel com especialistas.

Parque aquático
O grupo Servclub vai ampliar seu parque aquático em Macaíba. Para isso, adquiriu equipamentos que pertenciam ao antigo Ma-noa Park, que funcionava em Maxaranguape e encerrou suas atividades em meio à pandemia.

Então, é Natal
A P&C Natal já está com sua linha especial de produtos natalinos recebendo muitos pedidos dos clientes. Há opções em cestas típicas ou produtos típicos, como chocotones, rabanadas e outros itens que compõem a ceia natalina. As unidades da panificadora e cafeteria em Lagoa Nova e Ponta Negra recebem encomendas presenciais, nas próprias lojas, ou também por delivery (via Ifood ou whatsapp).

Poço profundo
A Petrobras concluiu a perfuração do poço exploratório de petróleo pioneiro do bloco ES-M-669, no pré-sal da Bacia do Espírito Santo. Perfurado a 145 km da costa, em locação conhecida como Monai, figura mitológica da cultura Guarani, o projeto bateu diversos recordes, entre os quais o de poço mais profundo já perfurado no Brasil, com cerca de 7.700 metros; e maior camada de sal já perfurada no país, com aproximadamente 4.850 m.

Demanda reprimida
As comemorações de fim de ano com a pandemia, digamos, arrefecida, deixaram os restaurantes de Natal lotados para eventos. Reservando com antecedência, talvez se tenha sorte.

Em projeto
A Codevasf e a Rede Nordeste de Reitores das Instituições Federais de Ensino (Rene) estão trabalhando para construção de uma carteira de projetos na área de desenvolvimento regional para execução na região nordestina. Tudo dentro da visão ONU de Desenvolvimento Sustentável.  

Matrícula online
A Prefeitura de Parnamirim inicia nesta segunda-feira (13) a matrícula on line dos alunos da rede municipal de ensino. Através do Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc), que utiliza um sistema de georreferenciamento, os pais do aluno quando informam o endereço na solicitação de vaga já são direcionados às escolas mais próximas. A Secretaria de Educação trabalha com a previsão do início do ano letivo para o dia 14 de fevereiro.

Prazos ampliados
O Senado aprovou projeto de lei que suspende até o fim de 2021 os prazos de validade de concursos públicos homologados antes da pandemia de covid ( PL 1676/2020). Com isso, os prazos desses certames começam a contar apenas a partir de 2022.

Reprodução
1 -André Medeiros

1 -André Medeiros


Reprodução
2 -Bernardo Lima

2 -Bernardo Lima


Reprodução
3- Flavio Dumaresq

3- Flavio Dumaresq


Reprodução
4 -João Gabriel

4 -João Gabriel


Reprodução
5- Orlando Seabra

5- Orlando Seabra


Reprodução
6 -Saulo Medeiros

6 -Saulo Medeiros


Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.


Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte