sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Destino do RN

- Publicidade -

Os deputados que integram a Comissão de Fiscalização e Finanças da Assembleia Legislativa cogitam definir, no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, dispositivos que impeçam aumentos de gastos. Uma das possibilidades em avaliação é incluir a proibição, para os três Poderes, de reajustes salariais e de vantagens como auxílios moradia e alimentação. A votação da LDO, na Comissão de Fiscalização e Finanças e em plenário, será nesta semana.

Definições da LDO
A LDO  é o instrumento pelo qual são fixadas metas para o orçamento do ano seguinte. A LDO deve estabelecer quais áreas serão tratadas com prioridade na Lei Orçamentária Anual (LOA). Os deputados precisam fixar os rumos aos quais o orçamento, obrigatoriamente, vai se submeter, como uma possível proibição de reajustes em salários.

Nem presidente, nem vice
Embora tenha sido cogitado com uma opção para ser candidato a vice, na chapa liderada por Geraldo Alckmin (PSDB), o empresário Flávio Rocha (PRB) descartou a possibilidade. Ele disse que não aceitaria compor uma aliança nessa condição. “Não saio para apoiar ninguém. Saio para não entrar em uma luta quixotesca. Não aceitaria ser vice. Não é meu projeto”, afirmou. Ele disse ainda que não pretende se engajar na campanha de Alckmin à Presidência. As declarações foram dadas depois que Flávio Rocha anunciou a desistência de disputar o Palácio do Planalto.

Mais liberdade
O advogado Erick Pereira, professor da UFRN, publicou um artigo na Folha de São Paulo no qual defendeu  que a propaganda eleitoral paga na internet deve ser permitida. “Restrições excessivas estimulam o emprego de meios ilegais e potencializam mercados paralelos de interesses escusos”, disse. E afirmou que há meios para se coibir os abusos. “Convém lembrar que somos vigilantes, mas, também, vigiados — em quase tudo o que fazemos, deixamos pistas digitais que podem ser rastreadas, ainda que façam uso de robôs, fake news, big data”, destacou.

Disputa fratricida
A disputa interna no PT está acirrada para escolha de um candidato ao Senado. O partido ficou com uma dessas vagas na chapa que formará em coligação com PCdoB e PHS. O médico Alexandre Motta quer ser o candidato. Mas o ex-vereador Hugo Manso Júnior também pretende concorrer, além do sindicalista José Rodrigues. Trata-se de um briga política fratricida  e que pode deixar sequelas.

Segurança
O pré-candidato a governador pelo PDT, Carlos Eduardo, fez críticas à atual gestão e destacou a necessidade de uma atuação firme na área de Segurança. “Quero deixar bem claro: serei duro, muito duro, na Segurança Pública”, afirmou.

Votos na convenção
Pelas contas de integrantes do MDB, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles tem o apoio de 443 dos 629 delegados que participarão da convenção nacional do partido, em Brasília. Isso seria suficiente para ele ser confirmado como candidato a presidente da República. O cálculo foi feito, segundo a Agência Estado, pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, vice-presidente do MDB.

Marcha
Representantes de congregações evangélicas estiveram com o governador Robinson Faria (PSD) para tratar da Marcha para Jesus, que planejam promover em Natal. Entre os interlocutores estavam o deputado estadual Albert Dickson (PROS).

Forró
A senadora Fátima Bezerra (PT) participou de uma audiência pública, em Parnamirim, sobre o projeto que define o forró como Patrimônio Cultural Nordestino e Brasileiro.  A audiência foi da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, que a petista preside.

Atualização da lei Caberá ao ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, presidir a Comissão que ficou responsável por elaborar uma proposta para atualizar a Lei de Entorpecentes e o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. A Comissão foi instituída pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Também integram a Comissão o juiz Walter Nunes e a procuradora da República  Cibele Benevides. Ainda estão no colegiado os juristas Ney de Barros Bello Filho, Amanda Torres de Lucena Diniz Araújo, Joaquim Domingues de Almeida Netov e Tatiana Ramalho de Rezende.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas