Detran-RN é o único do Nordeste sem CRLV digital

Publicação: 2020-02-18 00:00:00
A+ A-
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) é o único entre os Estados do Nordeste que ainda não implementou o uso digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). De acordo com a autarquia, a versão digital do documento está em fase de implantação e ajustes necessários, mas ainda não há uma data certa para o lançamento.

Créditos: DivulgaçãoDocumento digital vem sendo utilizado desde 2018Documento digital vem sendo utilizado desde 2018


O Contran determinou no início deste ano, um prazo até 30 de junho para que os Detrans de todo o país estejam adequados a fornecer aos motoristas a nova versão digital do CRLV, o CRLV-e, como foi chamado pelo Contran. Quando implantado, o CRLV digital ficará disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, mesmo que já é usado pelos condutores que possuem a CNH digital, disponível desde março de 2018 no Rio Grande do Norte.

Segundo o Contran, o motorista poderá, opcionalmente, utilizar uma via impressa do CRLV, que terá a mesma validade do documento digital. A diferença é que o documento será impresso em papel comum, validado por um QR Code específico. “O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo.” revelou o o ministro substituto da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, em declaração dada no mês de janeiro.

No Nordeste, Estados como Ceará, Pernambuco e Sergipe utilizam a versão digital do CRLV desde 2018. Hoje, para obter o CRLV no RN, o motorista precisa estar em dia com o Detran e ir até umas das sedes do Órgão para solicitar a emissão do documento, ou pedir para que seja entregue em seu endereço. com a versão digital, o CRLV ficaria disponível automaticamente no aplicativo.






Deixe seu comentário!

Comentários