quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Detrans distribuem novas carteiras

- Publicidade -

São Paulo  – Os Detrans de todo o País começaram ontem a emitir a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O modelo adotado dificulta  fraudes sem qualquer custo adicional para o motorista. Quem tiver o documento  antigo não precisa recorrer ao Detran para a retirada da nova carteira, pois  poderá esperar o momento da renovação.  Além dos dados pessoais do condutor, a nova carteira de motorista terá dois  números de identificação nacional e um estadual para dificultar fraudes. Haverá  ainda um código numérico de validação, composto por dados individuais de cada  carteira. O novo modelo, aprovado em abril pelo Conselho Nacional de Trânsito,  também apresenta uma faixa holográfica bidimensional, semelhante à que é usada  na nota de R$ 20.

Os cerca de 40 milhões de condutores de todo o país que tem a carteira antiga não precisam trocá-la, basta esperar o momento da renovação, que deve ser feita a cada cinco anos. Mas quem fizer questão de ter logo o documento novo, poderá trocar a carteira. A data de validade permanecerá a mesma da atual.   “A carteira de habilitação é hoje o documento mais atualizado, até porque nós a renovamos a cada cinco anos. A cada cinco anos mudamos a foto, informamos o endereço. É o documento de maior uso pela população brasileira”, afirma o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres.    A nova carteira terá ainda dois números de identificação, um nacional e, outro, estadual. Haverá também um código numérico de validação, composto por dados individuais do motorista. “Os próprios dados do condutor geram um código identificador que, daqui para frente, você poderá, ao fornecer os dados do condutor e CNH, saber se essa carteira é falsa ou não”, explica Peres.  

O novo modelo foi aprovado em abril pelo Conselho Nacional de Trânsito e não traz custos adicionais para os Detrans. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, foi o primeiro motorista a receber o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação. A entrega foi feita na tarde de ontem pelo presidente do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, Gustavo Carvalho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas