sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Deu Bode: animação infantil tem identidade potiguar

- Publicidade -
Desenho animado com identidade potiguar: é a proposta do  canal de animação online “Bode Bé”, idealizado pelos irmãos Rafael Barbosa e Juliana Linhares, com o objetivo de entreter e educar musicalmente o público infantil através de vídeos com elementos da cultura nordestina e estética regional. O projeto pretende entregar 15 canções inéditas em 2022,  e também lançá-las em formato digital para todas as plataformas musicais de streaming, com distribuição gratuita. A produção musical é de Beto Lemos, e as ilustrações de Miguel Carvalho.
Os personagens que compõe as histórias são sete bichinhos apaixonados pela música nordestina, unidos em uma família
“O Bode Bé é a personificação de um sonho de pai, que queria que seu filho pudesse ouvir músicas com nosso jeito e nosso sotaque, além das opções adultas”, afirmou Rafael Barbosa. Ele ressalta que sempre se sentia desconfortável ao ouvir filhos de amigos falando com sotaques do Rio ou São Paulo devido à influência dos desenhos animados, programas de TV, e também dos influencers digitais mais populares, quase todos vindos do sul e sudeste. 
“O Brasil é muito mais plural que isso, e a região Nordeste tem muita riqueza cultural para ficar tão à margem do desenvolvimento das nossas crianças”, enfatizou. Portanto, em “Bode Bé” se ouve muito axé, xote, forró, maracatu, xaxado e baião, embalando temas que vão desde as tradições culturais, como o São João, até assuntos importantes como a importância da vacinação para adultos e crianças. As animações têm os pequenos da primeira infância com público-alvo.
O projeto dará prioridade aos artistas locais, inclusive em parceria com um estúdio sediado em Natal, o Studio Gepetta, espaço de animação e edição audiovisual, fruto da incubadora do Instituto Metrópole Digital da UFRN. 
Personagens 
Os personagens que compõe as histórias são sete bichinhos apaixonados pela música nordestina, unidos em uma família diversa e animada que canta e dança para crianças de todas as idades: o Bode Bé é o mais velho de todos, o grande sábio e conselheiro da turma, acolhe todos os amigos e é um cantor primoroso, dos mais importantes bichinhos do sertão; a Manduá é uma tamanduá sanfoneira, a mais doce e sonhadora, está sempre tocando músicas bonitas pro céu estrelado;  Tuta é a tatuzinha mais esperta e animada da turma, vive atrás de uma festa pra dançar e fazer suas apresentações e números teatrais. 
A Piba é a capivara zabumbeira, a mais atrapalhada e engraçada, está sempre confusa e fazendo os outros rirem; o Lango é o calango tocador de triângulo, estudioso e falante, fã das personalidades do sertão, está sempre contando um causo novo; o Papa é um preá que gosta da natureza e da espiritualidade, tem a voz mansa, é calmo e amante das coisas simples. É o cozinheiro da turma; e a Lina é a galinha de estimação da turma, comilona e adora pipoca.
Juliana Linhares a importância de se ter um projeto musical voltado para as crianças, especialmente da primeira infância. “O que a gente apresenta na primeira infância constrói muita coisa do que a criança pode vir a ser. Fico muito feliz em colocar minha voz no ‘Bode Bé’. Os vídeos e as canções têm o cuidado em mostrar um conteúdo de qualidade, com pensamento de educar e musicalizar, além de valorizar o que vem do Nordeste e ajudar as crianças a crescerem com alguma representatividade no que elas vêem nas telinhas”, explicou. 
Segundo Rafael, o objetivo é perenizar a produção do canal e seguir crescendo no YouTube e em outras mídias, chegar em mais famílias no Nordeste, no país inteiro e até, quem sabe, em outros países lusófonos. “Além disso, temos planos de produzir mais podcasts de contação de histórias, livros de colorir e de literatura infantil e outros produtos com a cara do ‘Bode Bé’. No fundo do coração, o que mais espero é que as pessoas curtam, escutem, aprendam as músicas e possam incluir as músicas do canal naquele repertório de canções de família”, conclui. 
Serviço:
Bode Bé. Canal de animação infantil potiguar no Youtube. No Instagram: @bodebeoficial
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas