quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Devaneios em quadrinhos: projeto Visualizando Citações é destaque nacional

- Publicidade -

Alexis Peixoto – repórter

Quadrinhos potiguares em evidência. O projeto “Visualizando Citações”, idealizado pela roteirista Milena Azevedo, foi indicado ao troféu HQ Mix 2013 na categoria “Web Quadrinhos”, que premia trabalhos produzidos exclusivamente para a internet. Planejado para render vinte edições, o projeto imagina citações de grandes autores da literatura mundial em outro contexto, transformando-as em histórias em quadrinhos curtas, publicadas no blog www.provc.blogspot.com. Detalhe: cada história é desenhada por um artista diferente. Com a visibilidade proporcionada pela indicação ao prêmio HQ Mix – que é o mais importante dos quadrinhos nacionais – Milena arregaça as mangas e se prepara para articular uma versão impressa do “Visualizando Citações”.
Milena desenvolve histórias a partir de frases e trechos de livros de autores famosos e clássicos como José Saramago, Caio Fernando Abreu, Umberto Eco e Balzac
Segundo a roteirista, o projeto já foi apresentado a algumas editoras durante o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ) e na convenção de quadrinhos e ilustradores Quanta Con, em São Paulo. As editoras Devir e Gal, ambas sediadas em São Paulo, demonstraram interesse em publicar em livro as histórias do “Visualizando Citações”, mas por enquanto ainda não há acordo fechado.

“Independente de a gente ganhar ou não, só o fato de ter sido indicado ao HQ Mix já é  positivo pela visibilidade que vai trazer para o projeto”, analisa Milena Azevedo. “Quanto mais o projeto for conhecido, mais chances a gente tem de alguma editora se interessar”. 

Caso nenhuma editora tope investir no projeto, Milena não descarta a possibilidade de recorrer ao sistema de financiamento colaborativo via internet. “Se cada um dos desenhistas que participou divulgar individualmente, acredito que a gente tem boas chance de conseguir”, calcula Milena. “Mas de um jeito ou de outro, vamos produzir a versão impressa do projeto”.

Mania antiga

O projeto “Visualizando Citações” nasceu de um hábito antigo de Milena Azevedo. Leitora voraz de quadrinhos e literatura em geral, a roteirista tem o costume de anotar em agendas trechos e citações de seus autores favoritos. Até que em 2011, Milena teve um estalo. “Tinha agenda guardada desde 1995! Foi aí que percebi que estava na hora de fazer alguma coisa com aquilo”, explica.

Daí, surgiu a ideia de aproveitar as frases anotadas e criar uma série de web comics em vinte edições, cada uma com cinco histórias de até três páginas. “As histórias podem transitar por qualquer gênero. A regra principal é que não tenha nada a ver com ideia original da citação que a inspirou”, diz Milena.

Assim, uma parágrafo extraído de “Estudos da Mulher”, de Honoré de Balzac, pode virar um mangá. Do mesmo jeito, uma frase de John Fante pode ser reprocessada em uma história de ficção científica para homenagear o estilo arrojado do quadrinista francês Moebius. Escritos de Nikolai Gogol, Caio Fernando Abreu e Umberto Eco também já serviram de inspiração para as histórias.

Trabalho voluntariado

Para Milena Azevedo, a parte mais difícil não é desenvolver novas ideias para os roteiros, mas convidar os desenhistas, que participam do projeto forma voluntária. “Meu maior sonho é  poder pagar os artistas”, diz Milena. “Todos eles têm seus trabalhos individuais, mas topam participar na raça, porque acreditam no projeto”.
Milena Azevedo idealizou o projeto Visualizando Citações em 2011
Entre os artistas que já colaboraram com o “Visualizando Citações” estão nomes conhecidos dos quadrinhos nacionais como Geraldo Borges, Daniel Brandão, Brum e Giovana Leandro, entre outros.

As edições do projeto são publicadas na rede bimestralmente. O trabalho de produção é lento: até agora só quatro edições foram finalizadas, mas Milena garante que já tem prontos os roteiros das outras dezesseis edições da série. “Este ano, vamos publicar mais dois números no segundo semestre”, revela.

Além das histórias prontas, Milena também usa o blog do projeto para escrever sobre o processo criativo das histórias e sobre os escritores homenageados. “Acho bacana colocar essa visão de bastidores, para que o leitor possa ter uma visão mais completa do trabalho”, diz.

Troféu HQ Mix

“Visualizando Citações” concorre ao Troféu HQ Mix na categoria “Web Quadrinhos” com outros sete trabalhos. Ao todo, o troféu premia 26 categorias, que vão das tradicionais “Melhor Desenhista” e “Melhor Roteirista” à “Melhor Livro Teórico Sobre Quadrinhos”. Os vencedores são escolhidos por um júri formado por artistas, pesquisadores de quadrinhos, jornalistas e editores.  O resultado do prêmio é divulgado em junho e a cerimônia de premiação acontece em São Paulo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas