quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Dezembro de Santa Luzia

- Publicidade -

Woden Madruga
[email protected]

Este primeiro dia do último mês do ano é consagrado a Santo Elói. Tem nada com o nosso Eloy de Souza, Eloy com piscilone, o grande jornalista que foi também dos nossos maiores políticos. O Elói santo, também, conhecido como Elígio, é francês, daquelas ribeiras de Limoges. Antes de ser santo, depois de ter sido bispo, foi marceneiro, ourives, escultor. São acontecimentos do século VI. Santo Elói é consagrado como padroeiro dos joalheiros e ourives.  Tudo isso aprendi agora com o professor web. Não precisei aperrear o meu querido amigo Padre João Medeiros Filho, consagrado doutor em Teologia com acentuado sotaque seridoense. 

Mas dezembro também é o mês de Santa Luzia, padroeira de Mossoró e protetora dos cegos e anunciadora dos anos de bons invernos, segundo a tradicional experiência sertaneja das pedrinhas de sal. Veríssimo de Melo anotou em sua plaquete “As chuvas na tradição popular”, publicada por Vingt-um Rosado na Coleção Mossorense, 1951:

“Véspera do dia de Santa Luzia (isto é, 12 de dezembro) botam-se no sereno três pedrinhas de sal. Se no dia seguinte o sal amanhece dissolvido, é sinal de inverno. Se não amanhece derretido é prognóstico de seca. ”

Diz ainda a tradição que cada pedrinha dessas corresponde a um mês, a primeira pedra seria janeiro, a segunda, fevereiro; a terceira, março. Aqui, então nos valemos de São José, cujo dia é 19 de março. Se não chover até aí, o ano será de seca.

Veríssimo de Melo cita vários norte-rio-grandenses ilustres que fazem referências em seus escritos a esta experiência das pedrinhas de sal no dia de Santa Luzia. Entre eles, o próprio Eloy de Souza, que neto de vaqueiro e ele próprio apreciador de vaquejadas, escreveu muito sobre os nossos sertões, seus anos de inverno e de seca. Na lista constam ainda   Fhelippe e Theophilo Guerra.  Silvio Romero e Euclides da Cunha, também aparecem falando da experiência das pedrinhas de sal. Em “Os Sertões”, referindo-se a essa crença do nosso sertanejo, Euclides escreveu:  “Esta experiência é belíssima”.

A festa de Santa Luzia, em Mossoró, é uma das maiores festas religiosas do Nordeste. A véspera, dia 12, cai numa terça-feira. Mas os festejos já começam na semana anterior. A fé e o sal dos mossoroenses.

Do tempo
E por falar em santos, santas, sal e chuva, confiro o boletim do CPTEC/INPE na sua previsão para hoje primeiro de dezembro, nos sertões do Nordeste:

– No leste de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte, o dia ficará nublado. No oeste da Bahia o dia ficará nublado com pancadas de chuva. No nordeste da Bahia, em Sergipe, demais áreas de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, no Ceará e no norte do Piauí e do Maranhão o sol aparecerá entre nebulosidade variável. Nas demais áreas da Bahia, do Piauí e do Maranhão o dia será de nebulosidade variável com pancadas de chuvas isoladas.

Professor 
A UFRN vai realizar concurso para professor do ensino superior. São 76 vagas para várias áreas, incluindo um cargo de professor/pesquisador (adjunto A com dedicação exclusiva) em Neurociências, destinado ao Instituto do Cérebro. As inscrições começam hoje, primeiro de dezembro, e vão até o dia 29.

Na Academia
Dia 14 a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras se reúne para eleger o novo acadêmico que sucederá o escritor Paulo Bezerra, falecido no dia 21 de julho, que ocupava a cadeira 12 que tem como patrono Amaro Cavalcanti.

Dois candidatos estão na disputa: Fernando Antônio Bezerra, seridoense, e Clauder Arcanjo, cearense radicado em Mossoró.

Política
Do analista político Merval Pereira, em seu comentário a de ontem em O Globo, com o título “PSDB tem responsabilidade histórica com a reforma da Previdência”:

– A reforma da Previdência é um projeto que começou com Fernando Henrique Cardoso e deveria ser um projeto de governo do PSDB. Historicamente, o partido tem responsabilidade com a reforma da Previdência e, esteja no governo ou não, deve apoiá-la, mas não é o que vem acontecendo.

– Em 2014, votou contra o fator previdenciário, criado por FH para compensar a impossibilidade da idade mínima; desta vez, declarou que não iria fechar questão na votação, o que é um absurdo político, e apresentou várias propostas para agradar servidores públicos, numa atitude mais fisiológica e corporativista do que a do governo Temer.

Medalha do Mérito 
O Tribunal de Contas do Estado em sessão especial marcada para as 10h30 de hoje fará a entrega da Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz a onze agraciados por “prestarem relevante contribuição a sociedade potiguar nos campos da cultura, da política, da administração e da ciência”.

Entre os agraciados são homenageados ‘in memoriam” o professor Arnaldo Arsênio Azevedo, que foi Secretário de Educação do Estado e o agrônomo e zootecnista Fernando Viana Nobre, consultor do Sebrae, professor da UFRN e extensionista da Ancar/Emater.

Fotografia 
Será aberta hoje em Caicó, montada no prédio da antiga Prefeitura, a exposição fotográfica “Quando a pele incendeia a memória – Nasce um fotógrafo no sertão do século 19”, que mostra o itinerário artístico do fotografo José Ezelino da Costa, seridoense negro, que nasceu e viveu em Caicó.

A exposição foi organizada pela artista plástica e pesquisadora Ângela Almeida.

Silêncio
Causa espantos a gregos e mossoroenses o silencio da Assembleia Legislativa sobre o atraso (quase dois meses) do pagamento dos salários dos servidores estaduais, menos, logicamente, dos servidores daquele Poder. Ninguém fala nada. Nem a favor, nem contra.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas