Cookie Consent
Natal
Dia 15, grupos se mobilizam pelo diagnóstico precoce
Publicado: 00:00:00 - 11/02/2016 Atualizado: 20:18:33 - 10/02/2016
Na próxima segunda-feira (15) as entidades que atuam na luta contra o câncer participam da campanha mundial do dia internacional de luta contra o câncer na Infância. A ação, apoiada pela Casa Durval Paiva, visa promover a conscientização global quanto ao diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

A campanha foi lançada pela primeira vez em 2002 pela Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer – ICCCPO, uma rede de 177 bases e redes nacionais de organizações de pais, em 90 países e cinco continentes e está embasada na proposta de que todas as crianças com câncer merecem o melhor atendimento médico e psicossocial possível, independentemente do país de origem, raça, condição financeira ou classe social.

Ancorada na premissa de que as mortes por câncer na infância são evitáveis, sendo oportunas e precisas de diagnóstico, também na disponibilidade e acesso ao tratamento adequado e cuidados, bem como, medicamentos essenciais a preços acessíveis. O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer em crianças e adolescentes. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, com menos sequelas após o tratamento.

No Rio Grande do Norte muitos pacientes ainda são encaminhados aos centros de tratamento com doenças em estágio avançado, o que se deve a diversos fatores, como a desinformação dos familiares e dos profissionais de saúde. Diante dessa realidade, a Casa realiza desde 2002 a campanha do diagnóstico precoce, com capacitações regionais para os profissionais de saúde.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte