quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Dia ‘D’ abrangerá 18 bairros de Natal

- Publicidade -

As Forças Armadas darão início a partir deste sábado (13), no Rio Grande do Norte, ao trabalho de conscientização e motivação junto à população para a prevenção e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como chikungunya, dengue e zika. A ação terá entrega de panfletos nas residências dos bairros que mais concentram casos de proliferação do mosquito em Natal, além das cidades de Areia Branca, Caicó e Parnamirim, conforme informações repassadas pelas secretarias estadual e municipais de saúde.
Comandos da Marinha, Aeronáutica e Exército detalharam a operação de combate ao Aedes no RN
Um contingente de 3.801 militares estará mobilizado nas primeiras cidades que receberão a ação, sendo 900 da Aeronáutica, 1.705 do Exército e 1.196 da Marinha. São mais de 300 mil panfletos com informações referentes aos cuidados que as pessoas devem tomar para evitar a proliferação do mosquito, além de um número de telefone local para que sejam encaminhadas denúncias sobre possíveis focos.

#SAIBAMAIS#Em Natal, onde a ação vai abranger 18 bairros, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, participa do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero. A programação vai acontecer durante todo o dia, com concentração no Ginásio Nélio Dias, no bairro de Nova Natal, a partir das 8h.

“As Forças Armadas estão aqui para cooperar. Esta não é uma operação militar, queremos disseminar a cultura da prevenção. Estamos trabalhando junto com as secretarias de saúde para ajudar a eliminar o mosquito”, afirmou o Vice-almirante Afrânio, comandante do 3º Distrito Naval, durante coletiva de imprensa. Questionado sobre eventuais custos financeiros que o deslocamento dos militares poderia implicar, o vice-almirante não informou sobre valores. “Não encaramos isso como custo, mas como um investimento que poderá evitar mais gastos no futuro se evitarmos a proliferação”, afirmou.

Ônibus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estarão cedidos às Forças Armadas neste sábado. Além disso, a universidade vai participar com servidores e alunos nas atividades nos bairros da Zona Norte.

Esta é a segunda fase do trabalho das Forças Armadas em parceria com as secretarias de saúde. Seiscentos militares da Aeronáutica, Exército e Marinha passaram por cursos de capacitação para atuar em conjunto com os agentes de endemias, na eliminação dos focos.

A etapa posterior terá o reforço militar para a eliminação dos criadouros nas residências. Nas visitas, serão dois militares para cada agente. Os equipamentos necessários para os trabalhos de erradicação dos focos serão fornecidos pelas secretarias de saúde. A quarta e última fase se destinará à conscientização de estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Cronograma de ações
13 de Fevereiro – Conscientização e motivação da população
Natal – Lagoa Azul, Potengi, Petrópolis, Alecrim, Quintas, Cidade Alta, Dix-Sept Rosado, Tirol, Rocas, Areia Preta, Barro Vermelho, Bom Pastor, Felipe Camarão, Nova Descoberta, N. Sra. do Nazaré, Neópolis, Pitimbu, Ponta Negra
Parnamirim, Areia Brancae Caicó
Outras ações:
15 a 18 de Fevereiro – Efetivo combate ao mosquito
Marinha – Natal, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz
Exército – Natal, Apodi, Santa Cruz, Tangará e Caicó
Aeronáutica – Parnamirim, Macaíba e São Paulo do Potengi

15 a 19 de Fevereiro – Conscientização e Motivação de Estudantes
Natal, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, Areia Branca, Apodi, Santa Cruz, Tangará, Caicó, Parnamirim, Macaíba e São Paulo do Potengi

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas