Dia D de Vacinação intensifica prevenção contra o Sarampo

Publicação: 2019-12-01 00:00:00
A+ A-
Jovens entre 20 e 29 anos tiraram a manhã de sábado (30) para ir a alguma das Unidades de Saúde de Natal (UBS) e se vacinar, aproveitando o Dia D de Vacinação contra o Sarampo. Foi o que fez Ewelyn, de 27 anos, que levou a cunhada e o irmão para a UBS São João, no Tirol.

“Não tinha certeza se já tinha tomado a vacina antes, então é importante vir para se proteger, até porque tenho uma sobrinha de um ano em casa, não vamos coloca-la em risco”, disse a Ewelyn, enquanto esperava sua vez na fila. Além do Sarampo, ela também foi imunizada contra Hepatite, por recomendação dos agentes de saúde, que notaram na sua cartela de vacinação que faltava essa vacina.

Professora da Escola de Saúde da UFRN, Geane Estevam estava dando suporte na campanha de vacinação em Natal. Ela conta que como a população não tem muita consciência da importância de estarem imunizados contra as doenças, se aproveita uma campanha específica para atualizar outras vacinas. Com relação ao Sarampo, ela explica que a faixa etária dos 20 aos 29 anos é a que mais tem casos registrados. Mas embora a maioria dos casos estejam concentrados em São Paulo, é importante proteger todo o território nacional.

“Tivemos alguns casos no Rio Grande do Norte, mas o atendimento aqui tem funcionado. Os casos suspeitos são rapidamente encaminhados para o lugar de referência, no caso o Hospital Giselda Trigueiro, onde há todo um processo de acompanhamento”, conta Geane. “Os principais sintomas é febre, tosse e as manchas na pele”.

O Dia D encerra a campanha de vacinação nacional contra o sarampo. A ideia do Ministério da Saúde é proteger 13,6 milhões de adultos. Em todo o Brasil, de janeiro até outubro foram confirmados 10.429 casos de sarampo, sendo seis deles aqui no Rio Grande do Norte. A aplicação da vacina é gratuita. Quem não se vacinou agora, pode solicitar a vacina em qualquer uma das unidades básicas de saúde do município em qualquer dia da semana. Não só para o sarampo, mas outros vírus também. Os interessados devem levar cartão de vacinas e CPF.




Deixe seu comentário!

Comentários