Cookie Consent
Natal
Dia D do sarampo será neste sábado
Publicado: 00:00:00 - 29/11/2019 Atualizado: 02:40:49 - 29/11/2019
A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (30), o Dia “D” de Vacinação contra o Sarampo para adultos de 20 a 29 anos de idade. Estarão funcionando 63 Unidades Básicas de Saúde das 7h às 13h, encerrando a campanha que iniciou para esse público no último dia 18. Os interessados devem levar o cartão de vacinas e o CPF.

Magnus Nascimento
Estarão funcionando 63 Unidades Básicas de Saúde das 7h às 13h, encerrando a campanha que iniciou para esse público dia 18

Estarão funcionando 63 Unidades Básicas de Saúde das 7h às 13h, encerrando a campanha que iniciou para esse público dia 18

Estarão funcionando 63 Unidades Básicas de Saúde das 7h às 13h, encerrando a campanha que iniciou para esse público dia 18

Segundo a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) Vaneska Gadelha, a ideia da campanha visa vacinar contra o sarampo e atualizar o cartão vacinal do adulto. 

A ideia do Ministério da Saúde é proteger 13,6 milhões de adultos contra a doença. O Ministério da Saúde informou que há 5.404 casos confirmados de sarampo em território nacional. Mais de 95% estão concentrados em São Paulo, mas 18 estados já registraram infecções pelo vírus. 

Este é o segundo momento da campanha que iniciou dia 7 de outubro tendo como público-alvo as crianças com idade entre seis meses e quatro anos e 29 dias

Público 
De acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS) essa faixa etária acumula o maior número de casos confirmados da doença no Brasil. Nos últimos três meses de surto ativo, foram confirmados 1.729 novos casos em pessoas dentro dessa faixa etária no país. A recomendação do MS para assegurar a imunização é que a população de 1 ano a 29 anos de idade comprove duas doses da vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola.  

Apesar da aplicação gratuita de vacinas ser uma rotina permanente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a campanha que segue até o próximo dia 30 de novembro reforça a necessidade dos potiguares atentarem para o surto da doença no Estado. 
 
O Rio Grande do Norte tem seis casos confirmados de sarampo. Vale destacar que os postos de saúde (UBS) estão com estoque de vacina para atender a população de qualquer faixa etária, segundo assegurou a Secretaria de Saúde do estado no início desta fase da campanha. Em todo o Brasil, de janeiro deste ano a 26 de outubro, foram confirmados 10.429 casos de sarampo.

O levantamento feito pelo Ministério da Saúde indica que mais de 9 milhões de pessoas entre 20 e 29 anos não foram vacinadas contra a doença no País, ou apresentam esquema vacinal incompleto. Por isso, o objetivo dessa segunda fase da campanha de vacinação é que a população dentro dessa faixa etária tome duas doses da vacina tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias.

Para atender a demanda, o Ministério da Saúde disponibilizou às secretarias estaduais de saúde cerca de 5,2 milhões de doses extras da vacina tríplice viral. Outras 2,3 milhões de doses estão em nos estados. Para novembro, está prevista a entrega de mais de 4 milhões de doses, totalizando 11,3 milhões de doses extras.

Quem:
Crianças
Dose zero: todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra devido surto da doença)
Primeira dose: crianças que completarem 12 meses
Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida

Adultos
Até os 29 anos de idade é necessário comprovar duas doses da vacina do sarampo
De 30 a 49 anos requer a comprovação de apenas uma dose

Restrições: mulheres grávidas, pessoas com imunodepressão, e bebês com menos de 6 meses

Tipos de vacina:
Dupla viral: protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto
Tríplice viral: protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola
Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora)
* Fonte: Ministério da Saúde




Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte