quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Dia de Cidadania está marcado para amanhã

- Publicidade -

O Dia de Cidadania chega à sua 10ª Edição e comemora o sucesso do projeto amanhã na Escola Municipal Zuleide Fernandes de Macedo, véspera do Dia das Mães. Por isso, esta edição será especialmente dedicada a elas. Com atividades de saúde, lazer e cultura para crianças, jovens e adultos, principalmente para as mamães que participarão de sorteio de brindes.

Na programação, aplicação de flúor; corte de cabelo; oficinas de bijuteria, beleza, pintura em pano de prato, culinária, manufatura de brinquedos com material reciclável; aulões de dança; atividades esportivas; teatro; palestras sobre meio ambiente e DST (doenças sexualmente transmissíveis); jogos de mesa; leitura dramatizada; e exibição de filmes, alegrará o sábado da população do bairro. Grupos musicais, folclore e capoeira da própria comunidade se apresentarão para as pessoas que comparecerem ao evento.

São esperadas mais de 3 mil pessoas na festiva manhã de sábado. É bom lembrar que o Dia de Cidadania nasceu da experiência do programa Escola da Família no estado de São Paulo que abre nos fins de semana 5.306 escolas beneficiando mais de 4 milhões de jovens e suas comunidades. E o resultado, além da melhoria na qualidade da vida das pessoas que moram em lugares sem equipamentos públicos de lazer, tem sido a redução efetiva da violência.

O Programa Escola da Família, que transforma as unidades escolares durante os finais de semana em centros de lazer e cultura para toda a comunidade, é hoje um dos grandes fatores de redução da violência nas escolas e suas vizinhanças. Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Educação mostra que desde a implantação do programa, em agosto de 2003, houve significativa redução no número de ocorrências.

O número de homicídios sofreu uma queda importante de 56%. A redução de roubo de equipamentos escolares foi de 39%. As invasões e furtos também registraram queda.

Em Natal, a experiência do Dia de Cidadania, também já dá resultados positivos. O número de ocorrências registradas nas delegacias é menor no fim de semana em que acontece o projeto. Foi o caso de Felipe Camarão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas