quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Dia do Estudante

- Publicidade -
Amanhã, domingo, 11 de agosto, será comemorado o Dia do Estudante. Sempre tenho dito que uma educação de qualidade é direito de todos e que é possível conquistar um ensino eficiente, uma nova escola. Uma boa aprendizagem colabora para formar profissional qualificado, formar cidadão com senso crítico diante dos desafios e crises da sociedade. Infelizmente, ainda estamos muito longe de ofertar aos nossos estudantes uma escola pública eficiente em todos os aspectos, nunca desista de lutar.
Origem
Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país, nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais, nas cidades de São Paulo e Olinda. Antes, quem quisesse fazer um curso de nível superior tinha que ir para a Europa. Parabéns ao estudantes potiguares, apesar de tudo. Sim, amanhã também será Dia dos Pais, dia de quem educa e aponta o caminho da escola.
Campus Party
Uma das marcas da edição 2019 da Campus Party Natal será a presença efetiva das escolas locais. A primeira a estabelecer parceria com o evento, que acontece de 16 a 18 de agosto, foi o Complexo Educacional Contemporâneo. High tech desde 2016, quando aderiu ao Google for Education, a instituição é certificada como referência no RN e vai promover aulas e oficinas em plena Campus.
Pesquisa
Uma pesquisa realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes busca entender o efeito de uma dieta cardioprotetora suplementada com nozes sobre a prevenção de reincidência do infarto agudo do miocárdio. Podem participar da pesquisa pessoas de ambos os sexos, acima de 40 anos e que tiveram infarto nos últimos seis meses. Elas recebem atendimento nutricional gratuito, com consultas presenciais mensais no HUOL durante quatro meses, além de exames de sangue e avaliação da composição corporal no início e ao final do tratamento.
Olimpíadas internacionais de Astrofísica
Três escolas da rede estadual de ensino do RN foram pré-selecionadas para participar de duas olimpíadas internacionais de ciências em 2020. As unidades de ensino, localizadas no agreste e alto-oeste potiguar, estão concorrendo a vagas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em Bogotá, Colômbia; e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, sem local e data definidas, competições anuais que recebem a participação de estudantes oriundos de diversos países. No Brasil, a pré-seleção é realizada por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, direcionada a estudantes da educação básica.
Aeroespacial
O engenheiro aeroespacial da NASA, Gabe Gabrielle, estará na Universidade Federal do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira, 12, para encorajar pessoas a seguir ao infinito e além – tema da palestra que o visitante norte-americano ministrará no auditório do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), às 19h, no Campus Central da UFRN. O evento é aberto ao público em geral e contará com tradução do inglês para o português.

Processo seletivo
Até amanhã, domingo (11), a Secretaria Estadual da Educação do RN recebe inscrições, exclusivamente, pela internet, no portal do SIGEduc, do Processo Seletivo Simplificado para composição de cadastro de reserva para contratação de professor e especialistas de educação temporários. Esses profissionais terão contratos por tempo determinado com o objetivo de atender às eventuais necessidades existentes na Rede Estadual de Educação.

Estudo
O Grupo de Estudos do Solo da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) pesquisa diferentes tipos de manejo e conservação utilizando técnicas diversas de adubagem orgânica do solo. O estudo é desenvolvido desde 2017 utilizando lab-lab, mucuna preta e feijão guandu como adubos verdes, mesclando conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos durante o curso.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas