Dia do Médico

Publicação: 2019-10-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

E como todos nós temos, pelo menos um médico de estimação, vamos dedicar a coluna de hoje a esses profissionais seguidores do juramento de Hipócrates e submetidos às benções do padroeiro São Lucas na arte de curar.
“Pareceu ao médico que ouvia chorar, um som quase inaudível, como só pode ser o de umas lágrimas que vão deslizando lentamente até às comissuras da boca e aí se somem para recomeçarem o ciclo eterno das inexplicáveis dores e alegrias humanas.” José Saramago

Rui Pereira
O fechamento do Hospital Ruy Pereira virou uma rinha. Lamentável.  O governo alega a necessidade de fechar as instalações físicas do prédio por total inadequação no tratamento dos pacientes e na atuação dos profissionais.  A oposição diz que o fechamento é um ato de maldade. E o assunto vai gerando discursos infrutíferos enquanto os pacientes sofrem e agonizam em suas dores. Está certo o samba: a dor da gente não sai no jornal.

Laço
Ontem, o deputado médico Getúlio Rego foi ao plenário da Casa Legislativa potiguar ostentando na lapela do paletó o símbolo da luta contra o câncer de mama.

Audiência...
O desembargador Carlos Santos participou ontem, como magistrado e pai de adolescente autista,  da audiência pública que discutiu “a judicialização para assistência de saúde dos autistas pelos planos de saúde”, proposição da deputada Cristiane Dantas (SDD). Carlos Santos disse que existem pessoas que moram na Getúlio Vargas e procuram a justiça para pedir medicamento de mil e poucos reais, porque é direito de todos.

... e Autismo
Depois, emocionado, o desembargador contou um pouco da sua experiência pessoal. Ensina que  a melhor terapia é “sair com seu filho para a rua, para a escola, para o shopping, cinema, acabar com a superproteção”. Alguns pais superprotegem seus filhos  temendo sofrerem discriminação. Porém, defendeu a ideia da convivência social.  “Conviver com as pessoas. É um conselho que dou àqueles que tem esses problemas'. E concluiu: “procurem um juiz quando não conseguirem resolver seus problemas de modo administrativo”.

Saúde Pública
Saiu a publicação do convênio entre o Ministério da Saúde e o Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, da cidade de Alexandria, no valor de R$750 mil.

Doctorin
Natal vai ganhar um aplicativo de saúde que oferece atendimento domiciliar com médicos especializados. A novidade será apresentada à imprensa potiguar neste dia 22 de outubro, na Thome Galeria Bistrô. Os profissionais que tiverem interesse em atuar no aplicativo, podem acessar o site.

Boa Nova
A cobertura vacinal em crianças e adultos está em queda significativa no Brasil. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a taxa de imunização passou de 102,3% em 2011 para 90,5% em 2019. O número está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 95%. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece no próximo sábado (19), em todo o país.

Sarampo
Oitenta e dois casos suspeitos de sarampo foram notificados no Rio Grande do Norte até o dia 12 de outubro. A informação é da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), da Secretaria de Estado da Saúde Pública. Desse total, permanece o número de quatro casos confirmados, 25 casos foram descartados e 53 permanecem em investigação.

Incidência
Novamente, a maior concentração dos casos em investigação está na 7ª região de saúde (Região Metropolitana de Natal), na capital potiguar, e na 4ª região de saúde (Região do Seridó), destacando-se o município de Currais Novos.

Nova Fase
O ortopedista Ricardo Gomes, diretor clínico do Hospital Memorial São Francisco, comemora a abertura do setor de Emergência 24 horas, além de melhorias nas instalações. O Memorial São Francisco fica no bairro Tirol.

Seguro-defeso
O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), anunciou a antecipação, para o dia 30 de outubro, do pagamento do seguro-defeso aos pescadores nordestinos atingidos pelas manchas de óleo. Segundo ele, o governo federal também vai liberar recursos para a limpeza das praias.

Água e Resolução
Resolução conjunta da Agência Nacional de Águas e do  IGARN – publicada no DOU de ontem (17), estabelece  as vazões médias anuais e as condições de uso dos recursos hídricos no sistema Armando Ribeiro   Gonçalves-Mendubim.

Ação infância e vida
Ainda dá tempo de ajudar as crianças e adolescentes com câncer. Prossegue até o fim deste mês a campanha Ação Infância e Vida, promovida pela CONIACC em parceria com o Banco do Brasil.  A Casa Durval Paiva é uma das instituições beneficiadas pela ação. Saiba mais em  bb.com.br/infanciaevida
        
Pela cidade
*MUTIRÃO| O Grupo Reviver promove nesta sexta (18) mutirão de mamografias na Praça Sete de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa, no horário de 07h às 17h.

*CINEMA| Grande expectativa em São Miguel do Gostoso para a exibição do filme Bacurau, em telão ao ar livre, na Mostra de Cinema de Gostoso, de 8 a 12 de novembro. Bacurau será exibido às 23h do sábado, dia 9/11, na Praia do Maceió.






continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários