quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Dia do mar e da leitura

- Publicidade -
Alex Medeiros 
O calendário das datas promocionais registra hoje alguns cultos que tradicionalmente não destacamos no dia 12 de outubro. É o dia nacional de leitura e também do fanzine, além de ser também o dia do mar. Nada mais convergente do que a leitura e o mar, uma relação enriquecida por livros como os clássicos “Moby Dick”, de Herman Melville, “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, “Mar Morto”, de Jorge Amado, e “Relato de um Náufrago”, de Gabriel Garcia Marquez, além de tantas outras obras. Para marcar a data, seguem três poemas sobre o mar.
Fernando Pessoa
Ó mar salgado, quanto do teu sal
são lágrimas de Portugal!
por te cruzarmos, quantas mães choraram,
quantos filhos em vão rezaram!
quantas noivas ficaram por casar
para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
se a alma não é pequena.
quem quer passar além do Bojador
tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
mas nele é que espelhou o céu.
António Botto
Eu ontem passei o dia
ouvindo o que o mar dizia
Chorámos, rimos, cantamos.
Falou-me do seu destino,
do seu fado…
Depois, para se alegrar,
ergueu-se, e bailando, e rindo,
pôs-se a cantar
um canto molhado e lindo.
O seu hálito perfuma,
e o seu perfume faz mal!
Deserto de aguas sem fim.
ó sepultura da minha raça
quando me guardas a mim?…
Ele afastou-se calado;
eu afastei-me mais triste,
mais doente, mais cansado…
Ao longe o Sol na agonia
de roxo as aguas tingia.
«voz do mar, misteriosa;
voz do amor e da verdade!
– Ó voz moribunda e doce
da minha grande Saudade!
Voz amarga de quem fica,
trémula voz de quem parte
e os poetas a cantar
são ecos da voz do mar!
Alex Medeiros
No dia do mar
também da leitura
escrevo a pintar 
poema em moldura
versos pra estampar
art pop tua figura.
Infectados 
Divulgado por mim na sexta-feira no Twitter e sábado aqui na coluna, o caso dos empresários que contraíram Covid em Bento Gonçalves (RS) fez um laboratório operar como no início da pandemia, fazendo exames a domicílio.
Verdades 
Enquanto políticos e jornalistas fazem críticas de etiqueta sociológica aos falatórios do senador Styvenson Valentim contra o próprio Senado e setores do Judiciário, o povão e a classe média aplaudem. O País quer ouvir isso mesmo. 
Gastos 
A um ano e um mês da eleição, a justiça eleitoral – que nem precisava existir – já está torrando dinheiro público divulgando o pleito obrigatório e se autodenominando “a justiça da democracia”, como se a Justiça não fosse una.
Propaganda 
Quando uma agência de propaganda dá descontos de 100% nos custos de criação, não só desmerece a natureza do seu negócio como banaliza o talento dos seus profissionais. É como um pintor cobrando só o preço da moldura.
Nobel da Paz 
As corporações de mídia encheram a boca e as manchetes festejando o prêmio para um “jornalista profissional”, omitindo que o russo Dimitry Muratov é um liberal filiando ao “Yabloko”, o Partido Democrático Unificado da Rússia.
Demagogia 
Durante catorze anos de governos do PT, com Lula e Dilma, nenhuma feminista ou ativista de esquerda defenderam distribuição de absorventes para adolescentes pobres. Agora, decidiram lutar pela estatização da menstruação.
Ouvidoria 
O prefeito Álvaro Dias publicou no dia 7 portaria nomeando a fisioterapeuta Francisca Rêgo Oliveira de Araújo no cargo de “Ouvidora da Saúde”. A profissional é notável em saúde pública, com mestrado em ciências da saúde.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas