Cookie Consent
e-turismo
Dia do Profissional de Eventos
Publicado: 00:00:00 - 30/04/2022 Atualizado: 22:10:17 - 29/04/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Natal Convention celebra o Dia do Profissional de Eventos, comemorado hoje, com números bastante animadores. O diretor executivo da entidade, Leandro di Martins, ressalta que está em curso uma ampla retomada na realização, captação e prospecção de grandes eventos médicos e técnico-científicos na capital potiguar.

Somente no primeiro trimestre deste ano, informa di Martins, a instituição chegou à marca de 96 eventos, entre captados, em captação ou na fase de prospecção. Para 2022, O Natal Convention estima captar e apoiar 42 eventos de médio e grande portes, com aumento de 20% no comparativo com 2019.

"As perspectivas são de gerar 525 mil hospedagens e um incremento de R$ 390 milhões na economia do Estado, sempre levando em consideração o gasto médio diário de R$ 743,84 e a permanência média desse turista, que é de cinco dias, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-RN", prevê o presidente do Natal Convention.

Retomada dos eventos surpreende
A retomada do turismo e a volta dos grandes eventos já são uma realidade e o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo reflete este momento de confiança e de recuperação do setor. Em fevereiro deste ano, o sistema contabilizava pouco mais de 200 eventos a serem realizados em 2022. Agora, em abril, já são 741 atividades previstas até o fim do ano.

 “Este salto da quantidade de eventos, de quase quatro vezes o número registrado no início do ano, mostra que, daqui para frente, não tem outro caminho a não ser o de crescimento do turismo. A retomada das feiras movimenta toda a cadeia turística e gera emprego, renda e desenvolvimento para o Brasil”, destacou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Ranking - Os estados com maior número de eventos cadastrados são os seguintes: São Paulo (149), Rio de Janeiro (72), Amazonas (59), Rio Grande do Sul (53), Bahia (45), Minas Gerais (43) e Tocantins (41).  As informações contidas no sistema são coletadas de forma colaborativa e cedidas por organizadores de eventos e secretarias estaduais e municipais de Turismo. Entre os eventos que podem ser inseridos no Calendário estão as categorias artístico, cultural e folclórico, religioso, rural, cívico, gastronômico e esportivo.

Emendas parlamentares ajudam o Turismo
Com o intuito de potencializar o turismo, o deputado federal Beto Rosado destinou uma emenda parlamentar para a divulgação do Rio Grande do Norte em níveis nacional e internacional. As ações serão realizadas pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), que homenageou o deputado, na quinta-feira passada (28), com uma comenda de agradecimento.
“Este ano já está sendo marcado pelo incentivo de políticos ao nosso setor. O aporte financeiro que o deputado nos fornece será multiplicado, pois através dele nós faremos a promoção do nosso destino e já estamos planejando outras estratégias para trazer o turista ao nosso estado", comenta Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN.  

Ações estratégicas - Ainda segundo o gestor, o turista não cai de paraquedas no destino. "É de extrema importância a realização de inúmeras ações, como capacitações de agentes de viagens, participações em feiras de turismo, investimentos em ações de publicidade e mídia cooperada, entre outras ações", ressalta Gosson.

O deputado federal destacou que a ABIH-RN tem realizado um importante trabalho de promoção do destino. "Sempre foi vontade minha ajudar nesta área. Afinal, o turismo é, sim, uma das principais atividades econômicas no nosso estado. É importante que as entidades se unam para buscar estratégias e apoio junto aos órgãos públicos", afirmou Beto Rosado.

Previsão de maio: 1.243 voos para Natal 
Dados divulgados no mais recente Boletim de Inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) estimam um crescimento de 6% na oferta de voos para o Rio Grande do Norte em maio. São previstos 1.243 voos para o estado, entre chegadas e partidas. Esse número é a melhor previsão para o mês em três anos, superando a movimentação aérea para o mesmo período de 2019, antes da pandemia. A previsão também é de crescimento na oferta de assentos, passando dos 190 mil. É um aumento de 3% na comparação com maio de 2019.

Querosene de aviação - "Esses números consolidam uma trajetória de crescimento que já acompanhamos desde o final do ano passado. E não acontecem por acaso. O aumento, tanto no fluxo de voos como na oferta de assentos, é uma resposta às ações de promoção do destino em mercados emissores importantes, e acontecem na esteira do decreto estadual que reduz a alíquota dos impostos que incidem sobre o querosene de aviação, o que beneficia as aéreas", explica Bruno Reis, diretor presidente da Emprotur.
 
Latam lidera - A expectativa é que a Latam tenha a maior fatia dos assentos com destino ao Aeroporto de Natal em maio, chegando a 43% do total, seguida pela Gol com 32%. E com mais três novos voos semanais ligando Lisboa a Natal, a Tap passa a ter uma fatia de 5% do mercado potiguar.

Foco Operadora na Feira da Amazônia
A Foco Operadora, baseada em Natal e com filiais no Nordeste e representantes em Minas Gerais e regiões Centro-Oeste e Norte do país, é a única operadora do Nordeste convidada para participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia-FITA 2022, que será realizada na próxima semana em Belém. O próprio diretor da Foco, Antonio Neto, marcará presença no evento, cujo intuito é mostrar o potencial turístico da Amazônia a operadores e agentes de viagem nacionais e internacionais.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte