Dia Mundial da Internet Segura é comemorado hoje

Publicação: 2011-02-08 00:00:00 | Comentários: 1
A+ A-
Roberto Lucena - Repórter

“Estar online é mais que um jogo, é a sua vida”. Esse é o tema do Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day) que é comemorado hoje no Brasil e em mais 65 países. O objetivo é alertar os internautas sobre os perigos que podem surgir com a navegação sem cuidados. Para marcar a data, donos de lanhouses se reúnem em Natal para lançar a campanha “Navegue Seguro”. O evento acontece às 11h, em uma lanhouse do Alecrim, e será transmitido pela internet, no endereço www.abcid.org.br.

O acesso à internet, no Brasil, somente via banda larga, cresceu 71% durante o ano passado. Seja através de lanhouses, computadores pessoais ou aparelhos mais modernos como o smartponhe, a internet, cada vez mais, torna-se popular. Na onda desse crescimento, surgem os chamados “crimes virtuais”. Roubo de senhas de bancos e cartões de crédito, ameaças, pedofilia e preconceito nas redes sociais são os crimes mais comuns.

De acordo com o diretor administrativo da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (Abcid) e proprietário de uma lanhouse, Rafael Maurício, é importante que as vítimas denunciem os crimes. “Quem sofre com os crimes não podem ficar calados. É preciso denunciar”, diz. “O melhor local para fazer denúncias, é o endereço www.denuncie.org.br”, explica.

No Norte e Nordeste do país, o acesso à internet acontece, em 70% dos casos, nas lanhouses. Atento a esse número expressivo, a Abcid espera que haja uma total adesão dos proprietários desses estabelecimentos na campanha “Navegue Seguro”. Em Natal, de acordo com Rafael Maurício, existem 350 lanhouses. “Esperamos que pelo menos 50% dessas lans façam parte da campanha hoje. Até o meio do ano, queremos chegar aos 100%”, diz.

A lanhouse que aderir ao projeto “Navegue Seguro”,  se compromete a oferecer sistemas de segurança aos usuários, como bloqueio de sites com conteúdo ofensivo a certas idades e atualização de sistemas antivírus. “Esses são alguns exemplos do que pode ser feito. Mas é importante sempre lutar para  coibir os crimes virtuais”, lembra Rafael.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários

  • bauru

    O dia internacional da internet segura é importante para provocar nas pessoas um momento de reflexão sobre a utilização da internet segura e chamar a atenção da comunidade mundial para o aumento dos riscos, principalmente para as crianças. Os computadores e a internet a cada dia que passa estão mais presentes em nossas vidas e com isso aumentam os riscos. Os pais precisam acompanhar de perto os filhos que navegam diariamente na internet, precisam conhecer bem para orientar os seus filhos sobre certos cuidados como o de sempre respeitar os outros e também o cuidado com o que dizem e publicam na internet. Ivo Leite - Bauru http://www.twitter.com/Ivo_Leite