quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Dicas de como ajudar seu filho nas atividades escolares

- Publicidade -

Ter um filho em idade escolar significa se preocupar com as notas, com o comportamento e com as atividades diárias. Para que o estudante tenha bons resultados, não basta haver o esforço por parte da instituição de ensino. O processo educativo precisa da participação do pai.

De acordo com a pedagoga Roberta Bezerra, que é vice-diretora do Colégio Contemporâneo de Cidade Verde, é preciso ser exigente durante o ano inteiro. “Nossos alunos sabem que têm atividades para fazer em casa todos os dias, mas os pais precisam fazer o acompanhamento”, ressalta.
Segundo Roberta Bezerra, os pais devem acompanhar o desempenho do aluno durante todo o ano
Roberta conta que, para ajudar os pais, a escola envia mensalmente um comunicado sobre as atividades que serão desenvolvidas. “Nós nos comunicamos por e-mail, por telefone e, quando notamos um comportamento diferente por parte do aluno, conversamos pessoalmente”, explica.

Os pais devem cobrar dos filhos um bom desempenho na escola, mas Roberta Bezerra destaca que essa exigência deve ser constante. “O acompanhamento tem que ser sistemático sem ser exigente demais. Pedir pelo menos a nota média é indispensável, mas é preciso encontrar um equilíbrio, porque o excesso de cobrança pode atrapalhar o desempenho do aluno”, avalia.
Magnólia Ribeiro acompanha de perto a vida escolar da filha, Maria Eunice
Magnólia Ribeiro é mãe da aluna Maria Eunice, que tem 11 anos e está no sexto ano, no Contemporâneo. Ela conta que sempre pergunta à filha como foi o dia e que a equipe pedagógica sempre está em contato, o que a ajuda a estar presente na vida escolar.

“Ela me diz o que aprendeu no dia, quando chega. Com orientação da escola, nós também estabelecemos um horário de estudo de duas a três horas diárias”, diz Magnólia, satisfeita com as notas da Maria Eunice.

Dicas para os pais:

1. Converse com seu filho sobre a escola
2. Pergunte o que ele aprendeu
3. Peça para ver a lição de casa e se ofereça para ajudá-lo
4. Participe das reuniões escolares
5. Não deixa que ele falte às aulas
6. Tenha paciência
7. Converse com os professores
8. Dê livros de presente para o seu filho
9. Estabeleça um horário de estudo

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas