terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Dicas para a melhor escolha da sua adega I

- Publicidade -
Se você é um colecionador de vinhos, um comprador compulsivo, ou mesmo um amante contido da bebida, já passou da hora de você investir numa adega. Afinal, o vinho é uma bebida viva, que se ressente de tratos inadequados, e negligências nesse sentido podem lhe causar, ao invés de prazer, frustração e até prejuízo. Se o seu acervo de garrafas é grandioso, então você necessita de uma adega ambiente, construída com todos os critérios técnicos para ser funcional, mas também objeto de decoração, ocupando local estratégico da casa e em harmonia com o ambiente para guardar suas preciosidades. Porém se você não tem um grande acervo, mas gosta de bons vinhos, você tem a sua disposição uma infinidade de adegas portáteis, nos mais variados tamanhos, cores, acabamentos, e recursos técnicos e tecnológicos perfeitos para adegar seus vinhos da melhor maneira possível. Para saber da sua necessidade e fazer a melhor aquisição, faça a seguinte reflexão: Você bebe vinhos habitualmente? Você compra, ainda que com pouca frequência, vinhos caros e longevos? Você viaja com alguma frequência para destinos vinícolas e traz a mala cheia de garrafas? Você é sócio de algum clube de vinhos no nível Premium?  Se você disse sim para todas estas questões, saiba que, às vezes, o preço de uma garrafa pode custar mais do que o de uma adega que a armazena, e que você já devia ter uma adega em sua casa. Lembre-se que o mais precioso são as joias que estão no cofre, não o cofre. No entanto, se você apenas compra vinhos para o dia a dia, quando quer beber, você não precisa de uma adega na sua casa. Esqueça então tudo o que eu disse até aqui. 

Adegas tem formatos diferentes para cada interesse do consumidor,  sejam colecionadores, estabelecimentos ou consumo pessoal

Qual a Capacidade Ideal Para Sua Adega?
Suponhamos que você seja um apreciador de vinhos e precise de uma adega. Novamente vamos precisar fazer algumas reflexões para encontrar a adega ideal. Afinal é perguntando que você encontra as respostas. Qual sua compra mensal de vinhos? Qual o seu consumo mensal de vinhos? Saiba que a sua necessidade de adegagem (armazenamento), será o resultado da subtração da sua compra pelo seu consumo. Exemplo: se você compra em média 15 garrafas de vinhos por mês, e consome apenas 10 no mesmo período, no final de um ano (12 meses), você terá um estoque de 60 garrafas. Então porque comprar uma adega menor? Esse cálculo é muito importante para que você dimensione bem a capacidade da sua adega e não acabe colecionando adegas ao invés de vinhos. Ser conservador nesse quesito o levará a optar por equipamentos muito pequenos, de 4, 6 ou 8 garrafas, úteis apenas para se ter no escritório, guardando os vinhos que celebrarão os grandes clientes. Para escolher a adega da sua casa não pense no agora, pense no futuro, faça projeções. Saiba que ao colocar uma adega em casa, você naturalmente irá querer vê-la abastecida, e tenderá a comprar mais vinhos do que já compra habitualmente.   

Que Vinhos Você Deverá Guardar na Adega?

Suponhamos que você tem uma adega subdimensionada para o seu acervo de garrafas. Esqueça então o que diz a literatura e os experts sobre a guarda do vinho, afinal nem todo vinho é de guarda, na verdade a crassa maioria deles são para consumo imediato. Então, caso tenha uma adega pequena para guardar todos os seus vinhos, priorize nela apenas os melhores (mais caros), mais potentes e ainda jovens. Aqueles vinhos que você costuma abrir em ocasiões especiais que lhe custaram um investimento extra. Importante: esta matéria não se esgota aqui. Na próxima sexta eu estarei falando sobre os aspectos técnicos, tecnológicos, funcionais e de segurança da sua adega, para que você faça a melhor aquisição possível.

Curso Intermediário de Vinhos
26/03 (quinta-feira). Um curso especialmente indicado para quem já fez o Curso Básico de Vinhos, ou tem uma boa base sobre o tema. Local: Sala de Provas da Importadoras N Wines | Horário: 19:30 horas | Inscrições: com Milena Nicácio pelo fone: (84) 99838-0241. Vagas limitadas.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas