sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Dilema democrata nos EUA

- Publicidade -

João Paulo Jales dos Santos
Estudante do curso de Ciências Sociais da UERN

A vitória de Donald Trump pode trazer preciosos ensinamentos ao Partido Democrata, desde que este esteja de fato interessado em realizar profundas mudanças. O resultado desta eleição serviu para o partido encarar de frente os problemas estruturais que vem enfrentando nos últimos anos. Hillary Clinton se tornou a segunda pessoa mais votada no histórico presidencial, a democrata vence Donald Trump no voto popular, apesar de ter sido derrotada no Colégio Eleitoral. Democratas nas últimas sete eleições venceram os republicanos no voto popular em seis. Por tudo que se viu nesse período eleitoral e pelo silêncio dos líderes republicanos sobre às nomeações de figuras extremistas para ocuparem cargos no governo de Donald Trump, está nítido que o Partido Democrata é a sensatez do bipartidarismo americano.

A derrota de Hillary em Michigan (resultado ainda não oficial), Pensilvânia e Wisconsin, estados que a duas décadas vinham dando vitória aos democratas, é a prova cabal da substancial perda de apoio do partido com os homens brancos da classe trabalhadora da região Rust Belt (Cinturão da Ferrugem). Juntos esses estados possuem 46 votos no Colégio Eleitoral, se tivesse vencido neles Hillary teria sido eleita presidente. Soma-se Iowa e Ohio, que apesar de serem estados-pêndulos sempre deram importante apoio aos democratas. A diferença de votos que Trump impôs à Hillary em Iowa é de cerca de 9,5%, em Ohio, de 8,5%. Os cinco estados possuem juntos 70 votos no Colégio Eleitoral e uma população estimada em 43,2 milhões de habitantes. Adiante será imprescindível vencê-los para se chegar à Casa Branca.

Na década de 90 conquistar os homens brancos da classe trabalhadora foi essencial para a eleição e reeleição de Bill Clinton. Mas os democratas não formaram vínculos eleitorais com esse grupo demográfico. E o resultado disso é conhecido nos dias de hoje. Deixar esses homens ao léu serviu para que eles fossem capturados por figuras e grupos de extrema-direita e abraçados calorosamente pelos republicanos. Os homens brancos operários dos Grandes Lagos, região de tradição progressiva, sempre foram mais fiéis ao partido, reconquistar o apoio desse amargurado homem branco começa exatamente por essa região.

A debilidade democrata nas últimas quatro eleições para à Casa dos Representantes está centrada na perda de poder do partido nos legislativos estaduais. Controlando a maioria dos legislativos em 2010 os republicanos adotaram a estratégia política denominado gerrymandering (redesenho dos distritos eleitorais em favor de determinado partido). É crucial ter força nos estados porque é nos estados que se começa a construir o sucesso partidário a nível nacional. A partir de 2017 democratas estarão no controle de apenas um terço dos governos estaduais. Também serão minoria na maioria dos escritórios legislativos. E ainda terão que encarar a falta de renovação partidária em diversas fileiras estaduais. Uma reorganização nos seus quadros partidários e em sua base eleitoral é portanto tarefa mínima para o partido voltar a ter força nos estados.  

Dois estados nesse pleito indicaram suas direções futuras, Arizona e Geórgia, de tradição republicana. Ambos passam por uma intensa transformação demográfica e sinalizam para se tornarem Battleground States nas próximas eleições. No Arizona a diferença de votos dos republicanos frente os democratas foi reduzida em mais de 50% em relação ao pleito de 2012. No condado de Maricopa, que engloba Phoenix e seus subúrbios, e que corresponde por mais da metade dos eleitores do estado, Hillary acabou perdendo por pequena diferença. Na Geórgia, a democrata alcançou bom desempenho nos subúrbios da cidade de Atlanta, região que é uma das que mais cresce e se diversifica étnico-racialmente em todo território americano. Arizona e Geórgia apontam para o futuro, os democratas só precisam antecipar esse horizonte. 

Apesar de votarem majoritariamente nos democratas, os millennials tem baixa afluência às urnas, o partido erra ao confiar demasiadamente nessa geração. Os hispânicos se mostraram um grupo não tão confiável quanto se pensava, como ainda não possuem a mesma organização comunitária que detém os afro-americanos, o partido terá maior dificuldade em mobilizá-los. A substituição de Nanci Pelosy como líder partidária na Câmara é impreterível. Lideranças jovens terão que surgir, uma renovação etária é vital, o partido terá que realizar tal fomento.  

 O perfil de quem assumirá a chefia do Comitê Nacional Democrata para os próximos anos indicará os rumos que a agremiação seguirá. Mostrará se a ala progressiva, mais à esquerda, ou a ala moderada, de centro, terá maior poder de influência na agremiação. Por fim, esta disputa demonstrou que há muito o que se aprender com o Los Angels Times, com o historiador da Universidade Americana de Washington, Allan J. Lichtman, e com o cineasta e escritor Michael Moore.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas