quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Dilma Rousseff afirma que aeroporto é “questão de honra”

- Publicidade -

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi recebida ontem pela presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), em Brasília, ocasião em que foram discutidos temas como a construção do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante e do Porto de Natal; as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE’s) de Assu e Macaíba e também sobre o incremento na produção de energia eólica pelo Rio Grande do Norte. O encontrou foi iniciativa do líder do PMDB na Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, que também participou da audiência junto com os ministros chefe da Casa Civil, Antônio Palocci; e das Relações Institucionais, Luiz Sérgio. “A presidenta disse que não haverá qualquer espécie de discriminação com o Rio Grande do Norte porque a governadora é de um partido de oposição”, assinalou o deputado.

 Presidenta Dilma Rousseff recebe, no Palácio do Planalto, a governadora Rosalba CiarliniRosalba Cialrini terá um novo encontro com Rousseff no próximo dia 21, quando será realizada a reunião dos governadores do Nordeste, em Aracaju (SE). Ela recebeu a garantia de que o Aeroporto de São Gonçalo, obra que considera sumariamente necessária, é prioridade também para o Palácio do Planalto. “A presidenta foi taxativa e disse que a obra é uma questão de honra para o governo”, repetiu otimista a governadora.

Além do Aeroporto, Dilma Rousseff assegurou apoio ao Centro de Tecnologia de Energia Eólica do Estado do Rio Grande do Norte, que terá projeção mundial. “Foi a comprovação do que sempre falávamos sobre o tratamento que a presidenta daria ao nosso Estado, dentro do projeto de combate às desigualdades e pobreza”, afirmou Rosalba. Quando tratou sobre a questão da eólica – o RN é o segundo maior produtor nacional – a presidenta falou com assessores que fosse localizado um consultor de origem alemã, que tratou do assunto na esfera do Governo Federal, para ver detalhes dos projetos potiguares para o setor.

O deputado Henrique Alves considerou o encontro uma demonstração de maturidade política e espírito público. “Essa parceria entre a governadora e a presidenta é necessária e importante para o Estado. O Rio Grande do Norte tem importantíssimos desafios a vencer e devemos tratar disso com serenidade”, enfatizou Henrique.

O encontro entre a presidenta da República e a governadora potiguar teve ainda momentos de descontração. Dilma Rousseff disse que Rosalba não estaria com um interlocutor melhor, referindo-se ao deputado Henrique Alves, da base governista na Câmara. Entre risos, o peemedebista chegou a dizer que a petista era a “madrinha do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante”. Desde a época de ministra-chefe da Casa Civil, a presidenta do Brasil discute com autoridades potiguares sobre a necessidade da concretização da obra.

Educação

A governadora reuniu-se também ontem, em Brasília, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, ocasião em que mencionou a importância de uma parceria com o Governo Federal para a concepção do Centro Tecnológico de Energia Eólica, tanto na construção e aparelhamento da sede, que atenderá Natal e a região metropolitana, quanto ao interior, através de laboratórios móveis. O ministro, segundo a assessoria do Governo do Estado, foi receptivo. Outro pleito apresentado pela governadora foi a expansão do centro de formação do Instituto Internacional de Neurociências de Natal para outros  municípios Rio Grande do Norte. “O trabalho do neurocientista Nicolelis é fundamental no combate à mortalidade materno-infantil”, argumentou a governadora. Rosalba  Ciarlini solicitou apoio também para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Uersa) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A governadora estava acompanhada dos deputados federais Felipe Maia e Sandra Rosado, do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, e da chefe da representação do RN em Brasília, Adriana Motta.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas