quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Dilma Rousseff volta para Brasília

- Publicidade -

Anna Ruth Dantas – Repórter

Ocarnaval da presidenta Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte foi envolto de muita segurança e sem receber visita de políticos ou autoridades. Embora alguns tenham tentado, a determinação da presidenta para os assessores foi de que ela teria uma programação para descansar e, por isso, não teria contatos políticos. Foram quatro dias de estada no Hotel de Trânsito do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. A presidenta se manteve acompanhada de familiares. Ela estava com a filha Paula, o genro Rafael e o neto Gabriel. Além deles, também estavam a mãe da presidenta, a tia dela e o ex-marido, Carlos Paixão Araújo. Ontem, no início da tarde, a presidenta e os familiares deixaram a Barreira do Inferno e seguiram para a Base Aérea de Natal, de onde embarcaram para Brasília.

Presidenta Dilma Rousseff, acompanhada da filha Paula e do neto Gabriel, chega às instalações da Base Aérea de Natal e embarca de volta a BrasíliaO trajeto da Barreira do Inferno até o Aeroporto Internacional Augusto Severo foi feito de helicóptero. Na aeronave estavam a presidenta, a filha e o genro. As demais pessoas do passeio de Carnaval da presidenta fizeram o percurso de carro, com segurança militar.  A presidenta subiu no avião presidencial levando nas mãos um ramalhete de rosas recebido da Federação das Mulheres do Rio Grande do Norte. A família Rousseff decolou no avião presidencial exatamente às 14h05.

Embora sem receber visitas, muitos foram os presentes deixados para a presidenta no portão do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. O primeiro deles foi da governadora Rosalba Ciarlini, que enviou uma cesta de produtos regionais.   

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, enviou dois presentes para a presidenta Dilma Rousseff. Foi entregue um quadro, com o desenho de uma mandala, feito por Ivo Maia, de Ceará-Mirim. Além disso, a prefeita também enviou o livro “Vem Viver Natal”, de Canindé Soares.

Horas antes de deixar o Hotel de Trânsito ontem, a presidenta recebeu três pacotes de presentes da ex-governadora Wilma de Faria. A ex-governadora Wilma de Faria remeteu à presidenta Dilma Rousseff  um “super kit”. Foram três pacotes nos quais estavam produtos regionais, desde carne de sol até manteiga e ainda um conjunto de renda irlandesa para copa.

Segurança

A hospedagem da presidenta Dilma Rousseff  no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Cotovelo, foi cercada por muita segurança na terra, no ar e no mar. Policiais da Base Aérea fizeram a proteção no portão principal. As pessoas foram mantidas a 300 metros de distância da entrada principal.  Foi permitida a entrada apenas de militares já previamente identificados e dos prestadores de serviço, como a lavanderia e o buffet que serviu à presidenta.

O espaço aéreo foi bloqueado. Inclusive, os vôos que faziam a rota onde passavam sobre a Barreira do Inferno tiveram que mudar o percurso.  A praia do local foi totalmente protegida pela Marinha. As embarcações foram mantidas a 8 quilômetros do local.

Freira e atletas são  barrados pelos seguranças

Durante os quatro dias de visita ao Rio Grande do Norte, a presidenta Dilma Rousseff não recebeu visitas. Algumas pessoas ainda tentaram falar com a presidenta, mas foram  barradas na entrada do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

O atleta internacional Carlos Dias, especializado em ultra maratona, foi um dos que tentou ser recebido pela presidenta. Ele está percorrendo o Brasil correndo em uma campanha para ajudar crianças com câncer. A sistemática do programa é incentivar as pessoas a fazerem doações para o segmento. “Fiz um projeto desse ano passado nos Estados Unidos. Fui recebido por governador e tudo mais. Aqui venho mostrar o meu trabalho e só consegui entregar o meu cartão”, comentou o atleta, que saiu de São Paulo no dia 27 de setembro de 2010.

Depois de 40 minutos tentando entrar no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, também fracassou a tentativa da presidenta da Casa do Menor Trabalhador, irmã Lúcia Montenegro, ser recebida pela presidenta Dilma Rousseff. “Ela veio para tentar ser recebida, mas o coronel disse que nem a governadora vai ter acesso (à presidenta). Vamos compreender, é a nossa primeira presidenta e ela precisa descansar”, comentou Laíse Montenegro, irmã da presidenta da Casa do Menor Trabalhador, que também integrava a comitiva.

Presidência destaca combate à pobreza

A Secretaria de Imprensa da Presidência divulgou ontem mensagem escrita pela presidenta Dilma Rousseff para o Dia Internacional da Mulher. No texto, Dilma reforça o compromisso de erradicar a pobreza no País e se diz convencida de que programas focados para as mulheres e crianças são o caminho para uma política social bem-sucedida.

A presidenta voltou a mencionar o reajuste do Bolsa-Família e outros programas do governo federal que, segundo ela, “são eficientes porque privilegiam as mulheres”. Por fim, ressaltou a preocupação com o combate à violência e colocou como compromisso a igualdade de oportunidades para todos.

Abaixo, a mensagem:

“Meu objetivo fundamental, como Presidenta da República, é a erradicação da pobreza extrema. No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher. Estou convencida de que uma política bem-sucedida de eliminação da miséria deve ser focada na mulher e na criança. Programas como o Minha Casa Minha Vida, o Pronaf Mulher ou o Bolsa Família – que acaba de ser reajustado em até 45,5% e que terá impacto proporcional à quantidade de filhos da família beneficiada – são eficientes porque privilegiam as mulheres. No Dia Internacional da Mulher, quero ressaltar que a eliminação da discriminação de gênero e a valorização das mulheres e das meninas são estratégias indispensáveis para alcançarmos êxito em nossa luta contra a pobreza. Com base em iniciativas como a Lei Maria da Penha, temos alcançado progresso no combate à violência contra as mulheres, mas ainda há muito por fazer. Temos o compromisso sagrado de enfrentar essa questão, intensificando e ampliando as medidas adotadas no governo passado. O Brasil que queremos, e que vamos ter, é um país sem violência. É um país com água, com luz, com saneamento, com educação de qualidade e emprego digno para todos. É um país rico, em que as mulheres e os homens têm as mesmas oportunidades e privilégios, contribuindo juntos para o desenvolvimento e o criando seus filhos com dignidade e com orgulho.”

Barreira do Inferno atrai turistas

A estada da presidente Dilma Roussseff no Hotel de Trânsito do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno atriu a atenção de muitos turistas. Pessoas que estavam visitando a capital potiguar aproveitaram para fotografar a entrada do local onde a presidente estava  hospedada.

O farmacêutico Raimundo Nonato veio de Fortaleza passar o carnaval em Natal e, no caminho para a praia de Pipa, resolveu parar para fotografar a Barreira do Inferno. “Vim fotografar e quem sabe se ela não aparece para a gente ver”, comentou o cearense, que esteve pela primeira vez na capital potiguar.

Até mesmo quem reside em Natal também foi acompanhar o “movimento” em frente a Barreira do Inferno. “Vim dar uma olhada. Quem sabe se ela não aparece”, disse Genildo Tavares, marceneiro.

O guia turístico Raimundo Nonato Barbosa aposta no novo “valor agregado” do ponto turístico. “Agora quando a gente trouxer grupos de turistas para a Barreira do Inferno já vamos dizer: a presidente Dilma passou o carnaval aqui”, disse o guia, que na segunda-feira parou em frente a Barreira do Inferno para os turistas pernambucanos “fotografarem o local onde Dilma Rousseff está”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas