quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Dilma sabia

- Publicidade -

Dilma Rousseff sabia, sabia de tudo sobre o caixa 2 praticado farta e abundantemente na campanha eleitoral de 2014. A revelação foi feita pelo empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente e filho do fundador da mega construtora que tem o seu sobrenome, e que chega às manchetes dos jornais e ao horário nobre da televisão. O empreiteiro está preso há mais de um ano em Curitiba e fez esse depoimento – agora revelado –  ao Tribunal Superior Eleitoral no dia primeiro deste mês. Há revelações que, certamente, vão levar a Lavajato a outros patamares.

O analista político Josias de Souza, em sua coluna de ontem na plataforma do UOL, começa assim:

– As revelações feitas por Marcelo Odebrecht à força-tarefa da Lava-Jato, repetidas em depoimento à Justiça Eleitoral, retiram de Dilma Rousseff o último patrimônio político que ela imaginava ostentar: a presunção de superioridade moral. Ela já havia perdido a pureza ideológica ao encabeçar coligações eleitorais que a incluíam ao arcaico ao medieval. Perdera a aura da gerentona e a poltrona de presidente da República após reduzir a economia nacional a escombros. Agora, é submetida a um ritual de emporcalhamento que aniquila o que lhe restava de individualidade, integrando-se à baixeza geral. Foi para o beleléu a diferença heroica.

Logo em seguida, Josias vai contando o que o empreiteiro disse para o ministro Herman Benjamim, relator do processo que trata da cassação da chapa Dilma-Temer:

“Em síntese, o príncipe das empreiteiras contou: 1) Dilma sabia que João Santana, seu marqueteiro, era remunerado pela Odebrecht no caixa dois. 2) Madame sabia também que Antônio ‘italiano’ Palocci e Guido ‘Pós-italiano’ Mantega faziam dupla jornada como ministros e coletores de fundos para suas campanhas presidenciais. 3) Reeleita, a soberana foi informada pelo próprio empreiteiro de que as contas abertas no estrangeiro para pagar o marketing do seu comitê estavam ao alcance dos investigadores da Lava Jato”.

Josias arremata:

– Considerando-se que uma ex-guerrilheira jamais cogitaria a hipótese de se tornar uma delatora, restam a Dilma duas escassas alternativas: ou aceita sua parcela de culpa ou funda o MSV (Movimento dos Sem-Verdade), assumindo a liderança da cruzada nacional semântica que devolva algum sentido a quem já não tem nenhum.

Chuva
Chuvas do Litoral até ao Oeste passando pelo Agreste e o Seridó. As duas maiores chuvas ocorreram na “tromba do elefante”, municípios de São Miguel e Patu: 40 milímetros. Seguem: Rafael Godeiro, 36, Umarizal, 35, Janduis, 32, Messias Targino, 27, Frutuoso Gomes, João Dias, 19, Campo Grande, 18, São Francisco do Oeste, 17, Rodolfo Fernandes, 16, Doutor Severiano, 15, Martins, 14, Paraná, 13, Marcelino Vieira e Olho D´Água dos Borges, 12, Encanto, 10.

No Seridó: Acari, 32, Jardim de Piranhas, 20, São Fernando, 14, São Vicente, 12, Florânia, 8. No Agreste: Bom Jesus, 28, Taipu, 24, Parazinho, 19, Monte Alegre, 13, Lagoa de Pedras, 12, São Bento do Trairi, 10. Região Leste: Extremoz,39, Natal, 29, Baia Formosa e Parnamirim, 26, São Gonçalo do Amarante, 23, Ceará Mirim e Goianinha, 21, Canguaretama, 11.

No Ceará  A Fuceme registrou chuvas em 128 municípios do Ceará. A maior chuva foi no município de São Gonçalo do Amarante, Litoral do Pecem, 98 milímetros.  Em Ipaumirim, na região do Cariri, 95. Em Aracati, divisa com Mossoró, 62 e em Icapui, divisa com Tibau, 52.

Previsões de mais chuvas para hoje e domingo.

Grandes mulheres
O Monsenhor Lucas Batista Neto faz uma relação de cinco mulheres norte-rio-grandenses, todas ligadas ao meio pastoreio da Igreja, que neste ano 2017, completam 100 anos de idade.

O quinteto começa com a sua madrinha de batismo, Maria Anunciada de Medeiros, de Caicó, que celebra 100 anos, hoje, 25. No dia 4 de maior será a vez de Elita Gosson. Seguem Amélia Fuck (10/07); Aurélia Medeiros (31/07) e Ivete de Sá Bezerra (04/10/), todas morando em Natal.

À lista acrescente-se o nome de Dona Julieta Cristina de Araújo, mãe do Monsenhor Lucas. Seu centenário será no dia 13 de abril de 2018. 

Regimes urbanos
  A UFRN promove a partir do dia 29 (abertura às 8h30 no auditório da Reitoria) o seminário “Regimes Urbanos e Governança Metropolitana”, que contará com a presença do geografo português, João Ferrão, coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Na pauta do encontro haverá debates sobre a atual agenda urbana brasileira considerando as diferentes formas de gestão.

De Jaguar  Jaguar, o grande cartunista, errou a data e eu fui nela. Sua vinda a Natal não será no dia 30 deste março, como publiquei aqui. Será 30 de abril. Mas já está tudo acertado com a sua exposição de cartuns e mais uns papos sobre o jornalismo brasileiro, começando pelo O Pasquim, sua criação.
A Capitania das Artes está organizando a festa.

Romance  Racine Santos pôs o ponto final no seu novo livro e já o mandou para o editor Marcelo Mariz (Mariz Design e Editora Ltda). É um romance e tem o título de Macaíba em Alvoroço. As coisas acontecem por lá, à margem do Judiaí, passando pelas “Cinco Bocas”. No meio da ficção tem muita coisa verdadeira, incluindo os personagens.
Gostei muito do título, que lembra o nosso querido e sempre saudoso Pau de Arara (Aldair Soares). Racine espera lançá-lo ainda neste semestre.

Besteira  Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:
– Um amigo da coluna foi almoçar no Garden, o restaurante de bacanas em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Estavam servindo só carne… importada. E, disse o gerente, a maioria dos restaurantes do bairro bem fazendo o mesmo.

Caos  Nas altas, médias e baixas rodas do governo do Estado a pergunta se repete a todo instante: Onde o  caos é maior, na Saúde ou na Segurança?
Dizem que o placar está dando empate.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas