sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Direção: um conforto que vale a pena ter

- Publicidade -

Os motoristas que gostam de conforto optam, na hora da compra do automóvel, pela assistência à direção: hidráulica ou elétrica. A terceira opção, a assistência eletro-hidráulica, foi oferecida em dois modelos da General Motors (Astra e Zafira) até 2003 e 2004, respectivamente.

Nos modelos populares e compactos, a assistência hidráulica é oferecida como item opcional e seu preço gravita em torno dos R$ 2.800,00. Em veículos mais caros, ela vem como item de série. A direção elétrica está presente no Fiat Stilo e Citroën C3, modelos que são comercializados a partir de R$ 45.000,00. “O fato da assistência elétrica não ser produzida no Brasil e ter que ser importada a encarece muito”, afirma um executivo da Fiat Automóveis. O imposto de importação equivale a 35% do valor do componente.

O valor mais alto, segundo a Fiat, se justifica para aqueles que procuram um conforto a mais. Com a direção elétrica é possível o motorista definir o nível da assistência. É o caso, por exemplo, do Fiat Stilo, no qual apertando um botão no painel (Dual Drive), o motorista diminui o nível da assistência e deixa a direção um pouco mais pesada, conforme seu gosto. Ao contrário da “direção hidráulica convencional”, na qual a assistência é a mesma em todas as situações. Mas, é importante salientar, que existe a opção de assistência hidráulica regressiva, que deixa a direção mais leve quanto “menor” for a velocidade do veículo ou mais pesada quando em alta velocidade.

Mas, para aqueles que buscam somente conforto e não uma variação de situações, a assistência hidráulica convencional perde em poucos aspectos para a direção elétrica. Um executivo do Departamento de Engenharia da General Motors do Brasil explica que o sistema da direção mecânica sem assistência exige 80% da força do motorista e 20% é do sistema. Na direção hidráulica a relação é de 70% de força do sistema e 30% do motorista.  Nas direções com assistência eletrônica e eletro-hidráulica a relação é de 80% de força do sistema e 20% do motorista.

Durabilidade

Os sistemas de direção hidráulica atuais foram projetados para suportar toda a vida útil do veículo, desde que sejam, periodicamente, submetidos a inspeções e manutenções necessárias.  

Tensão

A folga da correia do sistema de direção hidráulica deve ser verificada pelo menos a cada 5 mil quilômetros.

Fluido da direção

O nível do fluido da direção hidráulica deve ser verificado, no mínimo, duas vezes por ano.

Cuidados

a) Não dirija com o nível da direção hidráulica muito baixo por longo tempo;

b) não gire o volante com o motor desligado. Isso força a saída do fluido;

c) verifique periodicamente o estado e a tensão da correia da bomba da direção hidráulica etc.

Problema

A direção passa a trabalhar mais dura quando está com algum problema. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas