sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Diretor do Dnit fala sobre as estradas

- Publicidade -

DNIT - José Narcélio diz que licitação da BR-110 será em novembroO diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit) no Rio Grande do Norte, José Narcélio Marques, estranhou a avaliação que as BRs 226, 304 e 427, no RN, obtiveram na Pesquisa Rodoviária-2006, realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Divulgada na última sexta-feira, a pesquisa mostra que apesar de algumas intervenções realizadas ao longo dos últimos anos, o estado da malha viária dessas estradas pouco melhorou. José Narcélio disse que muitas melhorias vêm sendo feitas e que, na próxima pesquisa, o conceito será muito diferente.

“Vamos ter 1.440 km de rodovia pavimentada. Estamos dando um tratamento bem diferenciado a BR-304, a segunda mais importante depois da BR-101”, informou Narcélio, após fazer uma avaliação das três BRs citadas na pesquisa.

Segundo ele, o estado da rodovia 226 (que cruza Natal, Macaíba, Santa Cruz e Currais Novos)  pode ser considerado razoável ou bom, levando-se em consideração os critérios “pavimentação, sinalização e geometria (traçado)” – os mesmos usados na pesquisa.

Para Narcélio, a malha encontra-se em boas condições e o traçado também é bom, o que permite ao motorista desenvolver uma velocidade regulamentar de 80 km/hora sem riscos de acidente. Ele falou que a sinalização vertical só não está excelente devido à ação dos vândalos, que subtraíram 30% das placas. “A sinalização horizontal é boa ou ótima. Nós repintamos as faixas e estamos colocando taxas luminosas”.

O diretor regional do Dnit reconhece que a geometria da BR-427 não é boa. A rodovia, que começa em Currais Novos e passa por Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte e Caicó, indo até à divisa com a Paraíba, tem um traçado bastante sinuoso porque é muito antiga, ainda do tempo do governo Dinarte Mariz (anos 60).

“Não modificamos o traçado porque o tráfego era pequeno e o custo muito alto. Isso e a carência de outras rodovias não justificavam o gasto. Mas o piso e a sinalização são bons”.   José Narcélio estranhou a avaliação negativa da situação da malha viária da BR-304. “De março até junho o estado estava mesmo ruim, mas isso foi superado. Os buracos são mínimos. Estamos trabalhando em duas grandes frentes — de Mossoró a Angicos e de Lajes a Macaíba — em serviços de recuperação total da rodovia”, disse Narcélio.

Ele informou ainda que nas rodovias federais do RN serão investidos R$ 9 milhões em sinalização até o final de 2007. Com a substituição de placas por painéis luminosos com informações de trânsito, o programa Pró-sinal promoverá, segundo Narcélio, o melhor sistema de sinalização já feito nos últimos 15 anos.

O diretor do Dnit no RN falou que o problema da BR-110, considerada por ele o pior trecho, será resolvido tão logo seja concluído o processo licitatório, que será aberto no dia 1º de novembro. Segundo Narcélio, toda a malha viária federal do RN já foi licitada para serviços de conservação e tapa-buraco.

A duplicação do viaduto de Ponta Negra, que vai ter duas pistas indo e duas voltando, foi concluído, faltando os encontros. Narcélio quer que a obra esteja toda pronta e liberada até o final do ano, devido ao veraneio, responsável por um considerável incremento no tráfego de Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas