Diretrizes da aviação

Publicação: 2020-06-05 00:00:00
A+ A-
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br 

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anuncia as diretrizes globais da Organização da Aviação Civil Internacional para retomar com sustentabilidade a conectividade aérea. O documento intitulado "Orientações para viagens aéreas em meio à crise da Covid-19" apresenta uma série de medidas temporárias baseadas em riscos para as operações de transporte aéreo durante a pandemia. Alinhada às recomendações e orientações das autoridades de saúde pública, essa abordagem tem como premissa básica reduzir o risco de transmissão da Covid-19 durante o processo da viagem. 

Medidas para um voo seguro
Distanciamento físico onde for viável e implementação de medidas adequadas baseadas em riscos onde o distanciamento não for viável. Por exemplo, nas cabines de aeronaves;

Uso de máscara e cobertura facial obrigatório aos passageiros e trabalhadores da aviação;

Rotina de higienização e desinfecção de todas as áreas de contato com potencial de transmissão do vírus;

Triagem de saúde, que pode incluir autodeclarações pré e pós-voo, além de medição de temperatura e observação visual realizadas por profissionais de saúde;

Rastreamento de contato de passageiros e funcionários da aviação; 

Formulários de declaração de saúde de passageiros, incluindo autodeclarações de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias. 

Ferramentas eletrônicas devem ser incentivadas para evitar o uso de papel;

Testes quando forem disponibilizados procedimentos rápidos, confiáveis e em tempo real.

(*) Fonte: Força-Tarefa de Recuperação da Aviação pós-Covid-19. 

Ligeira recuperação no setor aéreo
Recentemente, os números mostraram que o total de voos diários aumentou 30% entre 21 de abril e 27 de maio, principalmente nas operações domésticas. Embora não seja significativo para a dimensão global do setor de transporte aéreo, esse aumento sugere que o setor já passou pela parte pior da crise, desde que não haja recorrência. Além disso, é o primeiro sinal de que a aviação começou o - provavelmente longo - processo de restabelecimento da conectividade.

A Iata calculou que, na primeira semana de abril, os governos de 75% dos mercados rastreados proibiam completamente a entrada, enquanto outros 19% tinham restrições de viagem ou medidas de quarentena obrigatórias para passageiros internacionais. 
Os voos aumentaram inicialmente nos mercados domésticos. Dados do final de maio mostram que os níveis de voos na Coréia, China e Vietnã subiram a um nível que agora se encontra apenas de 22% a 28% abaixo do ano passado. As pesquisas sobre viagens aéreas no Google também aumentaram 25% até o final de maio em comparação com a baixa de abril, segundo a Iata.

Air Europa retorna operações em julho  
A Air Europa retoma sua operação no Brasil em 15 de julho. São Paulo voltará a ter três frequências semanais. Já no dia primeiro de setembro, a empresa retoma as operações em Salvador, com duas frequências semanais. Em Fortaleza e no Recife o retorno previsto é apenas para primeiro de novembro, em ambos os casos com duas frequências semanais. Todos os voos são para Madri, de onde será possível aproveitar as conexões que a companhia oferece.

Villa Park oferece Room Office
Com 88 apartamentos, o Villa Park Hotel, localizado na Avenida Salgado Filho (esquina com Alexandrino de Alencar), acompanha a tendência mundial dos hotéis corporativos e transforma seus quartos ociosos em Room Office. A idéia, segundo a gerente Lívia Carneiro, é atender profissionais que estão trabalhando em home office mas não conseguem conciliar foco e concentração com a rotina da casa. 

A taxa média de ocupação do hotel no ano passado foi de 62%. Os principais fluxos emissores são Recife, São Paulo e Fortaleza. Por se situar numa das principais avenidas de Natal, permite acesso rápido a shoppings, bairros comerciais e praias.   

O Villa Park tem pacotes quinzenais e mensais para o sistema Room Office. Oferece estacionamento próprio e seguro para até 27 carros, mantém os quartos higienizados (seguindo as orientações das Organizações de Vigilância Sanitária e de Saúde), wi-fi de qualidade e serviço de alimentação - café da manhã, almoço e jantar - servido no apartamento. 

Movimento #ViajePeloBrasil 
Um movimento desencadeado por mais de 20 entidades representativas da cadeia nacional de turismo – intitulado #ViajePeloBrasil – vai incentivar o turismo doméstico no período pós-pandemia. Liderada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), a campanha evidencia o espírito de união das associações de turismo.






Deixe seu comentário!

Comentários