quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Dirigindo em uma Autobahn

- Publicidade -

André Paixão
Jornalista automotivo

Quem gosta de carros e, principalmente de dirigir, provavelmente ouviu falar em “autobahn”. A palavra em alemão, que significa rodovia e que instiga muitos motoristas brasileiros. Afinal, é um dos poucos lugares no mundo (fora os autódromos) onde motoristas podem acelerar um carro sem limites de velocidade.
As Autobahn possibilitam aos motoristas o privilégio de horas de prazer e satisfação ao volante de qualquer tipo de carro
As Autobahn possibilitam aos motoristas o privilégio de horas de prazer e satisfação ao volante de qualquer tipo de carro
Mas, as coisas não são tão simples, e as autoestradas alemãs não são uma terra sem lei. Ao contrário do que muita gente pensa, há uma série de regras que os motoristas devem cumprir.

Como funciona
Ao todo, a Alemanha tem pouco mais de 13.000 quilômetros  de rodovias. Desses, aproximadamente   30%, ou 4.000 quilômetros, possuem um limite de velocidade fixo. O restante, ou não tem limite, ou possui uma velocidade temporária, por conta de obras, por exemplo.

Mesmo onde os motoristas podem acelerar o quanto quiser, a velocidade recomendada é de 130 km/h. O “G1” esteve na Alemanha e percorreu aproximadamente 800 quilômetros nas “autobahnen” (como se escreve no plural).
Durante o percurso, entre as cidades de Stuttgart, Munique e Frankfurt (Alemanha), foi possível acelerar livremente e alcançar velocidades de até 255 km/h. Tudo com muita segurança, é claro.
Essa percepção existe porque, além do asfalto liso, percursos bem pensados e executados e faixas largas, os motoristas alemães parecem respeitar mais as regras de trânsito do que os brasileiros.
Um exemplo disso é a facilidade de realizar uma ultrapassagem.
Ao contrário do que acontece muitas vezes no Brasil, onde a manobra nem sempre é bem vista por quem está mais devagar, quando um veículo mais lento da faixa da esquerda percebe a chegada do carro mais rápido, ele imediatamente dá passagem.
Isso foi visto inúmeras vezes durante a viagem.

Quando pode acelerar

É bem simples saber quando o motorista pode – ou não – acelerar. Placas redondas, com borda vermelha e um número dentro, são universais, e indicam o limite naquele trecho.
Porém, quando surge uma sinalização redonda, com borda preta, cortada por cinco faixas, também pretas, o motorista pode acelerar tranquilo, que aquele trecho não possui limite de velocidade.
Isso normalmente acontece quando as condições de trânsito e de estrutura são melhores.
Para poder acelerar à vontade, e com segurança, é preciso ter uma redução drástica no número de variáveis no trânsito.
Entre elas, saber que nenhum motorista vai fazer ultrapassagens pela direita, ou então ninguém vai ficar eternamente na faixa da esquerda, mesmo quando não há trânsito. Por isso, mesmo que indiretamente, respeitar as leis de trânsito é algo essencial para o bom funcionamento das “autobahnen”.

Muitas regras

Comuns no Brasil, as ultrapassagens pela direita são raríssimas na Alemanha. Vale lembrar que o ato é considerado infração de trânsito – tanto lá, quanto aqui no nosso País.

Mas o cumprimento da lei na Alemanha, além da razão moral, também ocorre por uma causa bem mais simples: a faixa da esquerda está, quase sempre, livre. Ela é usada apenas para ultrapassagens.

Quando um motorista acaba de realizar a manobra, ele imediatamente dá a seta e se dirige para a faixa da direita.
Mesmo estando a velocidades consideráveis altas, acima de 150 km/h, os motoristas costumam trafegar na faixa do meio. Enquanto isso, os veículos mais pesados, como caminhões e ônibus, dificilmente saem do canto direito da via.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas