sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Disputa pela DRU

- Publicidade -

A tentativa do governo estadual de obter receita extra com transferências da DRU (Desvinculação de Receitas da União) encontra resistência no Ministério do Planejamento, que considera não ser um direito dos Estados obter uma parcela desta fonte de recursos. O governo do Rio Grande do Estado poderia receber mais de R$ 700 milhões, se os Estados conseguissem  acesso à DRU. A decisão caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF), em um processo que tem como relatora a ministra Rosa Weber.

Derrubada de veto
A Câmara Municipal rejeitou o veto ao projeto de lei que destina recursos públicos às quadrilhas juninas. A Prefeitura alegou, nas razões de veto, vício de iniciativa uma vez que projetos que envolvem destinação de verbas não podem ser de iniciativa do Legislativo. Mesmo assim, o veto foi derrubado. A expectativa é de que serão destinados R$ 200 mil para as quadrilhas juninas da cidade no orçamento da Secretaria de Cultura.

Mapa da insegurança
Um mapeamento das mortes violentas nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes será divulgado hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A pesquisa, realizada com base nos dados de 2016 do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), ilustra a relação entre desenvolvimento humano e mortes violentas a partir da análise de indicadores de educação infanto-juvenil, pobreza, gravidez na adolescência, habitação, mercado de trabalho, e vulnerabilidade juvenil.

Em busca de voluntários
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) está com inscrição aberta para mesários voluntários. O período de inscrições começou no dia 28 de maio e vai até o2 de agosto de 2018. Em seguida, os responsáveis pelas Zonas Eleitorais entrarão em contato com os selecionados até o prazo de 15 de agosto. Os voluntários selecionados atuarão nas mesas receptoras de votos e justificativas das eleições do dia 07 de outubro de 2018. Eles serão responsáveis por organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores e autorizá-los a votar, bem como operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação.

Inscrições
As inscrições para mesários voluntários podem ser feitas no portal do TRE-RN

Protesto da segurança
Policiais e bombeiros militares participaram, nesta quinta-feira, de um protesto contra o que apontaram como “omissão das autoridades do Estado frente ao crescente índice de violência no Rio Grande do Norte”. Com as fotos dos 15 policiais assassinados nas mãos, o grupo seguiu em caminhada e carreata do cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira até a Governadoria, no Centro Administrativo do Estado. Além dos militares, estavam presentes familiares das vítimas e trabalhadores da segurança privada. “Os policiais e bombeiros, responsáveis diretos pela segurança da população, se dedicam para oferecer segurança aos potiguares”, disse o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do RN.

Mudança na equipe
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin decidiu fazer mudança na equipe da campanha presidencial. Agora, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo vai assumir a coordenação política da campanha tucana, tendo como primeira tarefa tentar articular um bloco de centro em favor de Alckmin. “A boa política é que vai ajudar. É importante ter parceiros e eu convidei o Marconi para coordenar a área política de nossa equipe”, disse Alckmin, ao anunciar a alteração.

“Mão no fogo”
O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou que “coloca a mão na fogo” pelo presidente de seu partido, Carlos Lupi. O dirigente teria sido citado na delação de Carlos Miranda, apontado como operador do ex-governador do Rio Sergio Cabral (MDB). “Sobre o Lupi, eu boto a mão no fogo. É meu amigo de longa data e nunca foi processado por nenhum mal feito. Tem sido agredido porque era ligado a (Leonel) Brizola e agora é ligado a mim”, afirmou.

Contra a cassação
A defesa do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) entrou com um recurso na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em que pede o arquivamento do processo que pode cassar o mandato do parlamentar, sob a justificativa de que os fatos em julgamento ocorreram antes de Maluf ser eleito. A Câmara não tomou uma decisão sobre a cassação do deputado.

Memória
A missa de um ano do falecimento da ex-governadora Wilma de Faria será nesta sexta-feira (15), em Natal, na Igreja de Santa Teresinha, às 18h30. Wilma de Faria faleceu em 15 de junho de 2017, aos 72 anos, em decorrência de um câncer.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas