quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Disputa-se um acervo

- Publicidade -
Antonio Roberto Rocha
[email protected]
Afinal, para onde deverá ir o acervo da Segunda Guerra no Rio Grande do Norte? Museu da Rampa, em Natal? Ou Museu da Segunda Guerra (ou seria o Museu da Aviação), em Parnamirim?

A pesquisa, preservação e educação em torno da história da aviação do Rio Grande do Norte foram o alicerce – e são a motivação – da Fundação Rampa, criada em 2001 por um grupo de historiadores e pesquisadores interessados no tema. Após quase 18 anos, a entidade passa por processo de mudança e será transformada em associação.

Neste ano, o grupo de entusiastas conseguiu reunir um acervo de qualidade em espaço único, com exposição permanente no bairro de Lagoa Nova. Na verdade, trata-se de um aperitivo para um projeto mais abrangente e detalhado, que poderá vir a ser um museu, de fato, administrado por profissionais do setor.

O projeto atual foi possível graças à cessão do espaço em uma casa que pertence a um dos colaboradores da nova Associação Rampa de Pesquisa da História Aeronáutica. O conceito da exposição foi todo elaborado e executado pelos colaboradores, bem como o rateio dos custos com o mobiliário, impressões e demais peças necessárias para expor o material.

Coleção
No acervo há mais de 600 itens. São peças relacionadas à aviação no Rio Grande do Norte nas décadas de 1920, 1930 e 1940. Ou seja: antes e durante a Segunda Guerra. Há algumas citações a Augusto Severo, potiguar que foi mártir da aviação. O documento mais antigo data de 1927 e é referente à expansão das empresas aéreas na América do Sul. Foi resgatado recentemente na França.

Algumas peças merecem destaque, como as fotografias originais do encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt, que eternizaram o prédio da Rampa em 28 de janeiro de 1943. Há outras “pérolas”, como as correspondências resgatadas dos campos de batalha, entre elas duas com o mesmo destinatário e remetentes distintos, sendo um deles a base de Parnamirim Field, na Grande Natal.

Entres os artigos militares, vale a pena observar peças como motores de avião e restos de metralhadora, assim como insígnias e patentes, todas originais e remanescentes do período de beligerância mundial. A reunião dessas peças foi concretizada graças ao esforço de colecionadores locais, que emprestaram parte de sua coleção para contribuírem com o projeto.

Acesso Para ter acesso à exposição, os interessados devem agendar visitação em grupo de no mínimo cinco pessoas e no máximo 30. É cobrada uma taxa de manutenção do acervo, a ser negociada no momento do agendamento, pelos emails [email protected] ou [email protected].
Voo panorâmico ou paraquedas?
Já imaginou ter a oportunidade de fazer um voo panorâmico pela Grande Natal? E se você é dos mais aventureiros, que tal o salto de paraquedas? Ambas as opções de atividades cheias de adrenalina estarão disponíveis para o público de hoje a domingo durante o 1º Encontro de Aeronaves Costa Esmeralda Natal. Os voos panorâmicos serão oferecidos pelas escolas de aviação Fly Natal e Minha Aeronave e serão realizados por pilotos certificados e experientes. Já os saltos de paraquedas estarão por conta da Vertical Jump de Fortaleza.

A programação do evento é diversificada e voltada para todas as idades. Haverá Acrobacias aéreas com Waldonys e Beto Fortes, paraquedismo com a Vertical Jump de Fortaleza, exposição de aeronaves e aeroespacial, palestras da Força Aérea Brasileira, exposição e apresentação de drones com a Drone Trekking Brasil, exposição e apresentação de aeromodelismo com o Clube Aeromodelo Potiguar, Rapel e Tirolesa no Aero Adventure com a Tecendo Trilhas, Haut Adventure e Aventura de Rocha, corrida com o Aero Run 5k e Start Corridas com um percurso de 5 km, espaço kids, palestra show com Waldonys e shows musicais com Waldonys, Luizinho Nobre, Pedro Luccas e Dani Negro.

O evento será realizado no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, localizado nas imediações da Lagoa do Bonfim, em São José de Mipibu. Os ingressos estão sendo vendidos a preços populares (R$ 10 inteira e R$ 5 meia) nas unidades da Lampadinha, em Natal, e também pelo Ingresso Rápido.

PB visita 112 lojas da CVC em SP
Uma comitiva de hoteleiros de João Pessoa acaba de concluir um cronograma de visita a 112 lojas da CVC, em São Paulo (capital) e Campinas. Cerca de 300 agentes de viagens participaram das capacitações e treinamentos, oportunidade em que conheceram detalhes dos principais pontos turísticos e da infraestrutura da rede hoteleira da capital paraibana. Promovida pela ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), a ação contou com a parceria da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo).

Durante a ação realizada em São Paulo, a presidente da ABIH-PB, Manuelina Hardmann, se reuniu com o diretor de Planejamento da Azul Viagens e Azul Linhas Aéreas, Marcelo Bento, que anunciou o início das vendas de passagens do voo direto e diário entre Campinas e João Pessoa a partir do dia 20 de dezembro. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, esteve presente ao encontro na sede da Azul, em São Paulo.

Tecnologia em favor do Turismo
A  Abav Tech – Grupo de Trabalho de Tecnologia da Abav Nacional –, que reúne, voluntariamente, em apoio à entidade, grandes nomes do setor do turismo na busca das melhores soluções tecnológicas para agências de viagens, terá papel de destaque na Vila do Saber da Abav Expo 2019, que se realizará de 25 a 27 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. 

Entre os temas debatidos estão as fraudes e a segurança da informação, que serão abordados em palestra de Alex Kawagoi, gerente de IT da Latam Airlines; Fernanda Assunção, Service Account Manager da Amadeus, líder mundial em tecnologia para o setor de turismo; e Ricardo Lidington, diretor-executivo da E-Fácil Plus Tecnologia.

Outro conteúdo de destaque será o workshop para convidados focado em soluções para uma melhor gestão das agências de viagem, usando ferramentas tecnológicas como sistemas de reservas online, back-office, softwares e redes sociais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas