Divagações sobre a videira, a vida e o vinho

Publicação: 2017-09-22 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Sobre a videria ou vinha: Quanto mais uma videira luta para sobreviver, mais forte ela se torna, mais doces são seus frutos, e melhor será o seu vinho. Não por acaso o seu nome é videira, e tal como na vida, os valores são forjados pelos nossos dissabores. A videira ou vinha, é uma planta arbustiva trepadeira, natural da região Boreal (hemisfério norte), e existente no planeta há cerca de 2 milhões de anos (período terciário da era cenozóica), e, portanto anterior a presença do homem no planeta.

Os vinhos mais frutados suportam maiores teores de álcool e estágios prolongados no carvalho

Sobre o preço do vinho: Não é a excepcional qualidade da safra, marcada por fenômenos climáticos pontualmente favoráveis, que eleva os preços dos grandes vinhos como pensa a maioria dos consumidores, Mas as leis do mercado, reguladas por demandas de oferta x procura, e a persuasiva influência da crítica especializada internacional, que transforma qualidade (algo imensurável) em pontos (algo quantificável), induzindo o consumo a acreditar que algo intangível como valor sensorial (gosto), poderá ser numericamente traduzido. O tão falado custo-benefício de um vinho é quando a qualidade hedônica, que diz respeito ao mérito da bebida na ótica do apreciador, é inversamente proporcional ao preço.

Sobre a complexidade do vinho: Os vinhos mais frutados suportam, sem perder o equilíbrio, maiores teores de álcool, e estágios mais prolongados em barricas de carvalho. E se estes vinhos forem ricos em extrato (componentes não voláteis), terão uma grande chance de se tornarem desafiadoramente complexos com um aporte bem dosado da madeira. Sobre o tempo de vida dos vinhos: A grande maioria dos vinhos disponíveis no mercado, não passa de uma mercadoria efêmera. O tempo de vida de um vinho varia consoante sua matéria prima (variedade(s) da(s) uva(s), terroir e safra), manejo do vinhedo (que depende entre outras coisas do seu rendimento), técnicas de vinificação (com mais ou menos extração e maturação), e por fim da sua estocagem (acondicionamento e até tamanho da garrafa). É a conjunção destes vários fatores que tornarão um determinado vinho longevo ou ligeiro.


Viagem ao Universo do Vinho nas Principais Lojas da Cidade
O DVD Viagem ao Universo do Vinho, poderá ser encontrado nas principais lojas de vinhos da cidade: Perlage, Vinhedos, Grand Cru, Adega São Cristóvão, Videira, Adega Natal e Wine Store, ao preço de R$ 25,00. Viagem ao Universo do Vinho esclarece em seus 04 blocos, através de uma abordagem clara, prática e descomplicada, as principais dúvidas do dia a dia dos apreciadores, revelando uma nova perspectiva na apreciação do vinho.

Grande Evento do Vinho com o enólogo Alejandro Galaz
Anote na sua agenda. No dia 28/09, última quinta-feira deste mês, às 19:30 horas, o Restaurante Tábua de Carne da Roberto Freire estará sediando um grande encontro do vinho, com apresentação compartilhada entre este consultor e o enólogo chileno dos vinhos Ramirana, marca pertencente a Viña Ventisquero. Alejandro Galaz é um grande alquimista do vinho chileno, e estará conduzindo a degustação dos seus próprios vinhos. O evento contará com a degustação de três vinhos da linha Premium Ramirana, apresentados e abrilhantados pelo pai da criança, e será coroado por um delicioso jantar do Tábua de Carne com os vinhos Ramirana Sauvignon Blanc e Ramirana Reserva Cabernet Sauvignon. Os interessados deverão fazer suas inscrições no Restaurante Tábua de Carne da Roberto Freire. Fone (84) 3642-1236. Vagas limitadas.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários