sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Diversidade sonora marca primeira noite do MADA 20 Anos

- Publicidade -
A primeira noite da edição de 20 anos do Festival MADA nesta sexta-feira, 12, foi um baile de novidades musicais onde couberam vários ritmos e misturas do pop eletrônico à suingueira indie, passando pela MPB vanguarda, a poesia, o jazz e o pop rock “raiz”. Com mais espaço no gramado e ocupação de diversas áreas da Arena das Dunas, incluindo um terceiro palco e a Feira Mix melhor acomodada nos corredores do podium, o MADA abriu sua festa promovendo uma experiência grande festival. Luminosos espalhados por vários setores do estádio foram um convite às  selfies com a galera. Parceiros e patrocinadores do festival capricharam em suas estruturas e ativações.  
Pitty encerrou as atividades no primeiro dia do Festival MADA
Pitty encerrou as atividades no primeiro dia do Festival MADA
Sem atrasos, a sexta-feira começou cedo com o show da banda potiguar Demonia, às 18h, e findou às 4 horas da manhã, quando a cantora Pitty convidou ao palco a banda potiguar Far From Alaska para cantar junto. Quem abriu a noite foi a pernambucana Duda Beat, uma das atrações mais aguardadas pelos ‘novidadeiros’ de plantão. Com a mudança do horário de sua apresentação, o publicou até chegou mais cedo para vê-la. Mistura de pop, eletrônica, reggae e brega pernambucano, Duda encantou com seu balanço com letras que falam de dores de amor. A artista já foi chamada de rainha da sofrência pop. No repertório, músicas como “Bédi Beat” e “Sinto Muito” de seu elogiado disco de estreia. Mas “Bixinho” fez todo mundo dançar e teve até bis no final. “Eu conheci o MADA em 2007, e na época pensei: ‘ainda vou tocar nesse festival’ e agora consegui. Incentivar os artistas locais é um diferencial”, comentou Duda, após o show.
Logo em seguida foi a vez de Jade Baraldo. A cantora de Santa Catarina encantou a todos com sua estética pop e dançante. “Brasa”, sua música mais conhecida, também teve bis. Além de “Vou Passar” e “Eco”, a jovem apresentou covers de “G.U.Y.”, da Lady Gaga e “I Follow Rivers”, da Lykke Li. Diretamente do Uruguai para o MADA, Alfonsina encantou até quem não a conhecia. A voz delicada, mas forte, seduziu e hipnotizou o público. “Eu só fiquei sabendo quem era a Alfonsina quando foi anunciado no line-up do festival, então me interessei e pesquisei mais sobre. Me apaixonei pelas letras das canções”, enfatizou o estudante Isaac Campos. 
Aos 20 anos, Jada Baraldo faz parte da nova geração do pop
Aos 20 anos, Jade Baraldo faz parte da nova geração do pop
Após o rock cabeça, veio o grupo baiano ÀTOOXXÁ e colocou fogo no palco. O pagodão baiano eletrônico presente em músicas como “Blvckbvng”, “Popa da Bunda” e a mais nova “Caixa Postal” fez com que os fãs dançassem as coreografias, até aqueles mais tímidos. Trazendo o rock potiguar no DNA, a banda Far From Alaska voltou como “headliner” e estremeceu a Arena com os riffs pesados e a voz poderosa de Emmily Barreto nas músicas do último CD do grupo, “Unlikely”.
Catarse
Em seguida, uma catarse de música, poesia e nordestinidade. Cordel do Fogo Encantado assumiu o comando do MADA. Os pernambucanos apresentaram as músicas do último CD, assim como algumas mais antigas, como “Pedrinha” e “Chover”. Na sequência, Nação Zumbi tomou conta. As clássicas “Quando a Maré Encher” e “Um Sonho”, por exemplo, foram cantadas no volume mais alto, de tanta empolgação.
No encerramento, Pitty fez questão de emocionar os fãs – alguns até choraram. Foram muitas músicas consagradas, começando com “Admirável Chip Novo”. Depois vieram “Anacrônico”, “Setevidas”, “I Wanna Be”, “Na Sua Estante, “Teto de Vidro”, entre outras. A cantora também apresentou a nova “Te Conecta”, que tem a vibe e as influências sonoras do dub e reggae. Lá para o meio do show, convidou Emmily Barreto, vocalista da Far From Alaska, para que cantassem juntas a nova música das duas, “Contramão”. No palco, Pitty disse que toca no MADA desde o começo e que a história do festival quase se confunde com a própria trajetória.
Nação Zumbi também foi uma das atrações do MADA
Nação Zumbi também foi uma das atrações do MADA
Alternativo e Intimista
O terceiro palco foi uma grata surpresa nesta edição, com uma plateia animada e regular entre das 18h até 23h. Quem aprecia shows mais intimistas, em que o público interage mais próximo do artista, pôde apreciar a qualidade das bandas escaladas na noite: o quarteto gaúcho Dingo Bells, a banda cearense Rieg, os austríacos Saint Chameleon, além das potiguares Talma & Gadelha e Demonia. Nascido no outro Rio Grande, o gaúcho Felipe Kautz, baixo e voz da banda Dingo Bells, ficou surpreso ao ver o público cantar todas as músicas. 
“A gente fica muito feliz em saber que nossa música chegou primeiro, muito antes de nós”, disse.  Diretamente da Áustria, o jazz festivo com pitadas de ska de Saint Chameleon botou o público para dançar. A banda surpreendeu os natalenses ao abrir com os refrões de uma música muito conhecida dos potiguares: “Aonde está meu outro par da sandália havaiana/Aonde está, meu outro par, meu outro par…” da banda DuSouto. Além da música, a noite também foi marcada por discussões políticas sobre o atual cenário do país, antes do segundo turno das eleições.
#ALBUM-6136#
Praticamente todos os artistas expressaram opiniões sobre os candidatos à presidência, e muitos gritos de “Ele Não” foram ouvidos na plateia.  “Agora fica a expectativa para a segunda noite, aposto que vai ser tão mágica quanto essa. Muito ansiosa para ver Franz Ferdinand ao vivo, bem pertinho”, comemorou a publicitária Letícia Dantas.
O Festival conta com patrocínios do TNT Energy Drink, Itaipava, Coca-Cola, Café Santa Clara, Comjol e Governo do Estado através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. Apoio Prefeitura de Natal, Rede InterTv Cabugi, Sunline Turismo, De passaporte.com, Ballantines e FBA – Festivais Brasileiros Associados e Player Oficial Spotify. Promoção Jovem Pan Natal e realização MADA.
Neste sábado, 13,  nos Palcos TNT Energy Drink Stage e Coca-Cola será de diferentes ritmos e encontros. Do rock alternativo, pulsante e dançante do Franz Ferdinand (Escócia) à eletrizante mistura de guitarras baianas e sound system jamaicanos, do grupo Baiana System. Será a primeira vez do rapper Rincon Sapiência em Natal e da ex-Araketu, Larissa Luz, com seu trabalho solo. E ainda a fusão de sons latino-americanos de Francisco El Hombre e o rock minimalista do Oto Gris e as misturas modernas dos potiguares Ângela Castro, Alphorria e Luísa e Os Alquimistas. No palco MADA Arena estão apostas talentosas como Potyguara Bardo, Ciro e a Cidade e Ardu, mostrando seus novos trabalhos.
FEIRA MIX
Palco TNT Energy Stage
19h40 – Angela Castro
21h10 – Luísa e Os Alquimistas
22h50 – Rincon Sapiência
00h30 – Franz Ferdinand (UK)
Palco Coca-Cola
19h – Oto Gris
20h20 – Alphorria
22h – Larissa Luz
23h40 – Francisco El Hombre
02h – Baiana System
Palco MADA Arena
19h – Ciro e a Cidade
20h – Ardu
21h – Potiguara Bardo
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas