Divisão da Arena vira polêmica

Publicação: 2019-02-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), devido aos compromissos do ABC pela Copa do Brasil e pela Copa do Nordeste, amanhã e sábado, respetivamente, marcou a final da Copa Cidade do Natal para quarta-feira, dia 20, na Arena das Dunas. Até lá os dias de preparação para realização de mais um América x ABC devem contar com muito debate. A FNF, organizadora do Campeonato Estadual, é favorável a Arena dividida para as duas torcidas. Já a diretoria americana, antecipou que, como mandante, vai disponibilizar apenas a carga de 10% dos ingressos para equipe visitante.

Com a goleada sobre o ASSU, o América empatou em todos os critérios com o ABC, mas levou vantagem por ter um cartão a menos
Com a goleada sobre o ASSU, o América empatou em todos os critérios com o ABC, mas levou vantagem por ter um cartão a menos

Esse promete ser o tema da celeuma que deve alimentar as discussões nessa semana que antecede o segundo encontro da temporada entre os dois maiores rivais do futebol potiguar. O presidente do América, Eduardo Rocha, foi mais além nas suas declarações, para mostrar que não está disposto a mudar o seu entendimento.

“O América não precisa da torcida do ABC! Tem dirigente do lado deles que defende a realização dos clássicos com torcida única, então acredito que essa será uma boa oportunidade para colocar isso em prática. Se a torcida deles não quiser ir, a nossa enche o estádio sozinha. Já fizemos isso em outras ocasiões”, destacou Rocha.

Com a língua afiada, o presidente alvirrubro acredita que 10% é mais que suficiente para atender a torcida alvinegra, cujo histórico dos últimos anos vem mostrando que a mesma não comparece em massa ao estádio. “Aqui só quem tem torcida para lotar a Arena das Dunas é o América. Tenho certeza que iremos fazer isso no dia da decisão”, conclamou o dirigente.

O entendimento do presidente da FNF, José Vanildo, é que a vantagem obtida pelo América, como líder da fase de classificação da Copa Cidade do Natal, é apenas técnica.

“Nós temos um bom tempo para preparar essa decisão, então vamos realizar algumas composições que é para atrair o maior número de torcedores possível para Arena das Dunas. Essa questão de percentual de número de ingressos para o visitante está descartado, a divisão do bolo de arrecadação será de 60% para o vencedor e 40% para o derrotado. Ocorrendo empate, a renda será repartida pela metade entre os clubes”, disse José Vanildo.

Contrapondo o entendimento da Federação de Futebol, Eduardo Rocha, disse que leu o regulamento do Campeonato Estadual e, em nenhum instante, viu qualquer artigo garantindo esses “direitos ao clube visitante na final dos turnos”.

“A letra fria do regulamento não contempla essa divisão de 60% da arrecadação para o vencedor e 40% para o perdedor, muito menos a divisão do bolo em caso de ocorrer empate entre as equipes. Também não me lembro de ter assinado ou dado autorização para algum representante do nosso clube assinar qualquer documento nesse sentido. O América, como detentor do mando de campo, terá seus direitos e deveres, aqueles expressos em lei. Garanto que iremos cumprir com todos os nossos deveres, nada além disso”, ressaltou Eduardo Rocha.

A intenção do América é colocar um lote de 20 mil ingressos à disposição dos torcedores.  Logo a carga de ingressos que terá de repassar ao ABC vai levar em consideração esse número. No entanto Eduardo Rocha salientou que como a Arena das Dunas dispõe de um sistema moderno de confecção de ingressos, se o número de torcedores bater a expectativa inicial, um novo lote será exposto a venda de forma imediata.

“Não adianta reclamar, eu costumo adotar o princípio da reciprocidade. No primeiro clássico eles destinaram a nossa torcida apenas 10% da carga de ingressos, logo, agora terão o mesmo direito. Eu pergunto: se essa final fosse no Frasqueirão eles aceitariam dividir as arquibancadas meio a meio? Portanto essa questão para o América é inegociável”, insistiu Eduardo Rocha.






continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários