quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Divórcio e separação já podem ser realizados sem juiz

- Publicidade -

Publicada às 17h28

Divórcios, separações, inventários e partilhas podem ser  registrados a partir de hoje (5) em cartórios, sem a necessidade de passar pelo  Poder Judiciário. O Projeto de Lei 155/04 (PL 6416/05), que altera as regras,  foi sancionado nesta quinta-feira pela Presidência da República.

Segundo informações  do Ministério da Justiça, estes procedimentos poderão ser feitos por meio de  escritura pública, desde que não haja conflito entre as partes, que deverão  estar acompanhadas de seus advogados. A lei prevê que as novas regras valerão  apenas para os casos que não envolvam interesses de menores e incapazes. 

Para o secretário de Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini, o projeto contribuirá  para a redução de processos enviados ao Poder Judiciário e possibilitará que  a estrutura desse órgão se concentre na resolução de processos que realmente  envolvam conflitos. "Ao mesmo tempo em que contribui para desafogar os fóruns,  o projeto disponibiliza aos cidadãos um mecanismo extrajudicial rápido, seguro  e eficiente para a regularização de situações em que não existe conflito entre  as partes", explica. 

A nova legislação faz parte do conjunto de propostas enviadas ao Congresso com  o objetivo de agilizar a tramitação de processos, racionalizar a sistemática  de recursos judiciais e inibir a utilização da Justiça com fins meramente protelatórios. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas