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Dnit começa a receber propostas

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Empreiteiras interessadas na execução das obras de duplicação da BR-304, no trecho de 27 quilômetros entre a Reta Tabajara e  a rótula no encontro com a BR-226, em Macaíba, já podem entregar as propostas para a licitação pública a cargo do Departamento Nacional de Infraestrura de Transportes (Dnit) no site www.comprasnet.gov.br. A licitação está sendo feita pelo chamado Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e vai trazer mais segurança ao trânsito de veículos no trecho mais perigoso da BR-304, que na Reta Tabajara passa a receber, ainda, o fluxo de veículos que vêm das regiões do Seridó, Trairi e até do Agreste, através da BR-226.
Pelo projeto, 27 quilômetros da BR-304 serão duplicados
Dados da própria Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que entre 2011 e 2012 o número de acidentes na Reta Tabajara evoluiu de 734 para 850, um crescimento de 12,0% entre um ano e outro. O motorista Julio Antonio de Oliveira Neto passa diariamente na Reta Tabajara, porque trabalha de lotação entre Pedro Avelino e Natal, e acha que a ampliação da rodovia trará mais tranquilidade para quem trafega naquele trecho da BR-304.

Já o  caminhoneiro Amilton Gomes Barbosa trabalha numa transportadora e reclama que já teve de puxar várias vezes para o acostamento, pois “o pessoal novo que transporta cimento, não respeita os outros”, porque ganham mais dinheiro encurtando o tempo da viagem. Barbosa acredita que a duplicação da Reta Tabajara e do restante do trecho até o contorno na entrada de Macaíba, vai diminuir as colisões de frente entre os veículos. “Mas vai ter muita capotagem e virada, porque os motoristas vão correr mais”, acredita ele, que há cinco anos faz transporte de cargas entre Mossoró e Natal.

Segundo o aviso de licitação publicado no “Diário Oficial da União” da sexta-feira (6), as propostas serão abertas às 10 horas da manhã do dia 30 de setembro. O edital está disponível na Seção de Cadastro e Licitação da Superintendência Regional do Dnit, na avenida Bernardo Vieira, 3656, em Lagoa Nova, ou no site www.dnit.gov.br

De acordo com o aviso assinado pelo superintendente regional do Dnit, engenheiro Walter Fernandes de Miranda Júnior, a construtora que for contratada realizará obras de adequação da capacidade, restauração e segurança de tráfego e ainda a eliminação de pontos críticos e implantação de vias marginais e construção de obras de artes especiais na Reta Tabajara.

Com 409 quilômetros de extensão, a rodovia BR 304 foi implantada em 1960 para ligar Natal aos municípios da região Oeste e do Ceará. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para análise das condições operacionais da BR-304, Contrato PP-249/2008-00, foi conclusivo pela necessidade de duplicação desta rodovia no segmento entre o km 281,0 ao km 297,7, considerado crítico pelo estudo.

O Projeto Executivo de Engenharia de Adequação de Capacidade, Restauração, Segurança de Tráfego e Eliminação de Pontos Críticos na Rodovia BR-304/RN (Contrato 14.0823/11), através do Estudo de Tráfego também concluiu pela necessidade urgente da duplicação da rodovia, assim como pela necessidade de implantação de vias laterais entre o segmento 297,7 ao 308,0.

Enquanto não se conclui a licitação para a duplicação da Reta Tabajara, a empreiteira Esse Engenharia já trabalhada nesta segunda-feira (9), na retomada das obras de recapeamento da BR-304 desde o município de Angicos. No momento, vem fazendo o recapeamento da pista de rolamento direita entre a cidade de Santa Maria e o entroncamento com a BR-226.

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