quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Do Irã a Papuda

- Publicidade -

O acordo do Irã com os Estados Unidos e mais cinco outras potências mundiais (Rússia, China, Grã-Bretanha, Alemanha e França) tirou o mensalão das manchetes brasileiras. Confiro três dos principais jornais do país. Globo: “Diplomacia atômica – Acordo freia programa do Irã mas gera desconfianças.” Na Folha de S. Paulo: “Irã e potências chegam a acordo  nuclear histórico”. Estadão: “Pacto com Irã dá a Obama maior trunfo diplomático”. Os judeus discordam. Bom, mas isto é uma outra e longa história. Em Portugal não se diz Irã. Lá, vale  Irão. Leio no Diário de Notícias, de Lisboa: “O presidente Barack Obama defendeu, hoje, que Israel e os seus aliados do Golfo ‘têm boas razões para serem céticos sobre as  intenções do Irão’, apesar do acordo nuclear alcançado esta noite com o Teerão.”

Os jornais da aldeia daqui em suas edições onlaine da segunda-feira não deram muita bola para o que aconteceu na reunião de domingo em Genebra. Mas foram generosos – tinham que ser – com a confirmação do ABC e do América na “segundona” no ano que vem, ano da Copa. Em Queimadas não houve buzinaço, mas se ouviu alguns foguetes. Li, também, em meia dúzia de blogues que a governadora Rosalba Ciarlini foi vaiada pelos alunos do Atheneu durante um ato realizado ontem no velho, querido, mas abandonado colégio. A vaia tem sido uma constante na agenda da governadora. Ela não se afoba. Democraticamente vai cumprindo a sua sina.

Nas páginas federais leio na coluna de Elio Gaspari: “A Biblioteca Nacional cuida de tudo, menos de livros”. Seu comentário começa assim: “Na teoria, biblioteca cuida de livros. Na prática, a Biblioteca Nacional virou uma feira de egos e convênios. Financia traduções para o macedônio, mas não tem tomadas de recarga para laptops. Ajuda a cacifar a farra na feira comercial de Frankfurt (R$ 18.46 milhões na conta da Viúva), mas está caindo aos pedaços. Há alguns meses resolveu fechar aos domingos, mas anuncia que vai gastar R$ 466 mil coeditando uma coleção de quatro volumes dos “Grandes Pensadores Brasileiros”. Parece boa ideia, mas o Brasil tem um vigoroso mercado editorial privado. O dinheiro poderia ser gasto na própria Biblioteca Nacional”.

Por aqui, a Biblioteca Pública  Câmara Cascudo, está fechada há três anos.  Já vinha sofrendo com as traças e troças do governo anterior. Não se sabe quando ela será reaberta e muito menos sobre o estado de conservação de seus milhares de livros. A propósito, você viu na Globo a reportagem sobre a Universidade de Coimbra, destaque para a sua monumental  biblioteca? Dá uma vontade danada de ser português. Maia ainda quando se ouve a fadista Carminho, nome artístico  de Maria de Carvalho Rebelo de Andrade, cantando Carolina, de Chico Buarque de Holanda. Grande cantora, bela mulher. Saudades de Alfama.

Manoca

Uma segunda-feira de tristes notícias. Em Natal morreu o músico, compositor, guitarrista Manoca Barreto, professor da Escola de Música da UFRN. Dos grandes músicos desta terra. Tinha apenas 49 anos.

Em Recife morreu o artista plástico Gilvan Samico, apontado como um dos maiores gravuristas brasileiros. Ao lado de Ariano Suassuna, foi um dos pioneiros do movimento Armorial. Tinha 85 anos.

Chuva

Vaquejando notícias de chuvas pelos sertões secos do Nordeste me deparo com algumas delas na região do Cariri, sul do Ceará. Confiro no boletim da Funceme: Brejo Santo, 17, Missão Velha, 12, Porteiras, 11, Altaneira, 9, Crato e Milagres, 8. Foi de domingo para o amanhecer de ontem, segunda.

Academia

Amanhã tem a posse do jornalista e escritor João Batista Machado na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Vai ocupar a cadeira de n. 32, sucedendo a João Batista Cascudo Rodrigues. O patrono é o historiador Francisco Fausto. O novo imortal, nascido nas terras férteis do Assu, será saudado pelo acadêmico Ticiano Duarte.

Livro O livro de Pery Lamartine, História de uma Photographia, será lançado quinta-feira, 28, a partir das 18 horas na sede do Aeroclube do Rio Grande do Norte.

Emergência

No começo do ano, no andar da seca, 80% dos municípios do Estado decretaram “estado de emergência”. Mais tarde, outros municípios, incluindo os do Agreste, também tomaram a mesma medida. Com isso pequenos e médios agricultores, daqui e de lá,  principalmente o pessoal do Pronaf (agricultura familiar),  foram beneficiados na redução de suas dívidas em até 85%.

É estranho que somente três municípios, Rio do Fogo, Maxaranguape e Extremoz insistem em não decretar “estado de emergência”, abandonando seus pequenos e médios agricultores.

Medalha

A Assembleia Legislativa do Rio Grade do Norte marcou para o dia 28, quinta-feira, a sessão especial para a entrega das Medalhas do Mérito Legislativo, do Mérito Social e do Mérito Cultural. Nesta última categoria serão agraciadas, entre outros aristas, as cantoras Glorinha Oliveira e Kristal e a atriz Titina Medeiros.

Caicó

O I Festival Literário do Seridó começa dia 29, sexta-feira, na cidade de Caicó, juntando escritores, professores, artistas. Vai ter um  bate-papo sobre “Cordel, versos e cantoria”, seguido da apresentação de violeiros da região

Mais letras

O projeto “Me explica, me ensina”, da Pró Reitoria de Extensão da UFRN, promove sexta-feira, 29, no auditório B do CCHLA, coisa das 19 horas, um debate sobre o tema “Letras: literatura e linguística”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas