quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Do pecado original

- Publicidade -

Vi horas inteiras de transmissão das tevês Senado e Câmara,  vi – va lá – coisas do arco da velha. Li jornais, acessei não sei quantos blogues, ouvi o noticiário do rádio, a Voz do Brasil inclusive, amanheci dependurado no noticiário de Brasília. A ópera da política brasileira é um espetáculo único, incomparável. Daqui  a mil anos – se houver mil anos ainda – quando  aqueles caras desencavarem os desertos que cobrirão a civilização tropical, vão ficar confusos tentando entender a raça brasileira. Bom todo esse nariz de cera (sim, sou do tempo de nariz de cera) é para afirmar, alto e bom som, que o   texto que  melhor sintetizou esse primeiro de fevereiro de Brasília foi o escrito por Josias de Souza. Está no seu blogue da Folha de S. Paulo. Confira:

– No mundo da política, como se sabe, já não existem pecados originais. Ali, as transgressões são anteriores à memória. E o perdão das urnas por vezes transcende todas as culpas. Antigos pecadores convertem-se em santos. E, por santos, recebem autorização para continuar tentando.

– Nesta quinta-feira (1), o Congresso recebeu dois santificados pecadores. Destacaram-se em meio a  uma legião de almas imaculadas. No Senado, Fernando Collor de Mello. Na Câmara, Paulo Maluf. Retornaram a Brasília envergando o título de campeões de votos em seus respectivos Estados.

– Maluf julga-se portador de uma biografia irretocável, uma vida pública “cristalina e transparente”. Acha-se em condições inclusive de enrolar-se na bandeira da ética. Collor crê que amargou uma “humilhação” injustificável. Apresenta-se como um “cristão novo” no Legislativo, disposto a oferecer a sua experiência ao bem da coletividade.

– Afora a benção do eleitorado, Maluf e Collor têm recebido um tratamento privilegiado do Padre Eterno. Acossado por ações judiciais, o ex-prefeito paulistano ganhou a imunidade parlamentar. Condenado a um convívio perpétuo com Rosane Collor, detentora de segredos insondáveis, o ex-presidente obteve liberdade condicional.

– Collor desfilou pelo plenáio do Senado – o mesmo cenário em que sua cabeça foi passada na lâmina há 14 anos – de mãos dadas com a nova mulher, Caroline Medeiros, 29 anos. Abraçou-a. Beijou-a. Fez pose diante das câmeras. Quem viu o casal teve ganas de odiar a virtude. O pecado, não resta dúvida, é redentor.

– Nem Collor nem Maluf terão dificuldades para se reambientar no Legislativo. O PT, que, no passado, lhe atirava pedras, hoje provê ótima companhia. Gente como Palocci e Genoino, por exemplo, já não anda de atiradeira em punho. Tornaram-se, eles também, alvos.”

Chegam as chuvas

No boletim de ontem da Emparn estão registradas as primeiras chuvas de fevereiro no Rio Grande do Norte. Isso foi de quinta-feira, dia primeiro, para o amanhecer de ontem, sexta. Elas estão mais concentradas no Agreste e no Litoral. São bem-vindas, até porque anunciadoras de esperanças.

A chuva maior foi em Arês, 44 milímetros; Lagoa Salgada, 21,7, Taipu, 20, Eloi de Souza e São Gonçalo, 12, Bento Fernandes, 9, Bom Jesus, 7, Vera Cruz e Ceará- Mirim, 6, Poço Branco e Monte Alegre, 4, São Tomé, 3

No Ceará, segundo a Funceme, as chuvas caem em todas as regiões. As de ontem foram mas intensas na região do Ibiapaba, parede meia com o Piauí: Ubajara, 77 mm, Mucambo, 60, Reriutaba, 55, Pacujá, 39, Cariré, 37, Pires Ferreira, 34, Hidrolândia, 32, Ibiapina, 20. Na região Jaguaribana, encostada ao Rio Grande do Norte, tem Ibicutinga com 38 mm e Aracati, 29.

No Sertão Central e Inhamuns, Tamboril, 23, Crateús e Santa Quitéria, 22 e Catunda, 9. No Cariri, Várzea Alegre, 9,8 e Farias Brito, 5. No Litoral Norte, Granja, 20.

As previsões para hoje e amanhã são de mais chuvas.

Careca na USP

Ricardo Careca Lemos prova que é mesmo um craque. Entre 1.128 candidatos, vários do exterior, gringos de mesmo, ficou entre os 12 aprovados para o Curso de Gestão e Tecnologia Ambiental da Escola Politécnica da USP. É mole?  O curso oferece somente 30 vagas. Tem a duração de dois anos.

Careca andava pelas matas do Maranhão quando teve a notícia de sua aprovação. Era noite alta e de lá mesmo telefonou para a Bela Napoli. Advinhe quem atendeu? Pois é, o poeta Alex Nascimento.Bom, agora o nosso meio ambiente estará salvo. Graças a Deus.

Henrique Eduardo

Vejo o deputado Henrique Eduardo Alves presidindo a sessão da Câmara que vai eleger os novos dirigentes da Casa. Presidiu com firmeza, competência e até descontração, em alguns instantes. Não deixou que a tensão pudesse tirar a carruagem da trilha. Senhor das coisas, de quem conhece muito bem  a Casa há mais de três décadas. Henrique deveria descer mais algumas vezes à Ribeira.

Das manchetes

Manchete de o Globo: “Acordo com o PSDB garante vitória de petista na Câmara”.  Na Folha de S. Paulo: “Com vitória de Chinaglia, Zé Dirceu fará campanha de anistia”. Correio Braziliense: “A supremacia do PT: Acordo com os tucanos asseguam vitória de Chinaglia”.

Nessa altura do campeonato como estará o nariz de FHC?

Gente fina

Estou tirando da coluna do Ancelmo Gois, de O Globo, onde aparece com o título de “Tutti buona gente”:

– O “JN” mostrou, ao vivo, o deputado Arlindo Chinaglia logo após a sua vitória na Câmara. Naquele momento, o novo presidente da Casa era abraçado pelos colegas Paulo Maluf, Geddel Veira, Eliseu Padilha e pelo ex-deputado professor Luizinho.

Secretariado

As folhas locais publicam que segunda-feira que vem a governadora Wilma de Faria anunciará o seu “novo” secretariado.

Olho no rumo do poente e vejo a montanha. Ouço gemidos distantes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas