quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Dois eventos em agosto

- Publicidade -
Antonio Roberto Rocha 
Reunir lideranças do setor público e empresarial para discutir os caminhos da reconstrução do turismo brasileiro. É com este propósito que o Festuris Connection – evento online exclusivo – vai provocar conexões entre Brasil, Portugal, Uruguai e Estados Unidos de 4 a 6 de agosto (terça a quinta da próxima semana). As transmissões serão realizadas diretamente do Castelo Saint Andrews, em Gramado/RS.
O evento será palco de debates sobre as soluções e boas práticas para a reinvenção dos destinos e a retomada da cadeia turística no pós-pandemia. Grandes empresários da hotelaria, do entretenimento e do mercado de eventos estão confirmados entre os palestrantes, assim como lideranças do setor público. O painel de abertura será ministrado por Alejandro Varella (diretor da OMT para as Américas).
Do lado empresarial, destaque para as presenças de Guilherme Paulus (Fundador do Grupo CVC e da Rede GJP), Alexandre Gehlen (Diretor da Rede Intercity de  Hotéis), Murilo Pascoal (Presidente do Beach Park e do Sindepat), Carlos Konrath (Presidente da Opus Entretenimento), Tarcísio Michelon (Diretor da Rede de Hotéis Dall’Onder) e Claiton Armelin (Diretor de Produtos Terrestres da CVC Corp), além de outros empresários/executivos.
Do setor público, o Festuris Connection vai receber figuras como Luís Araújo (Presidente do Turismo de Portugal), Germán Cardoso (Ministro do Turismo do Uruguai), Vinícius Lummertz (Secretário de Turismo de São Paulo), Gilmar Piolla (Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu), Rafael Carniel (Presidente da Gramadotur), além de dirigentes do turismo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e de outros destinos nacionais e internacionais.  
“Cenários do Turismo”  Já o BTM – Brazil Travel Market, evento previsto para maio de 2021, em Fortaleza, com foco no turismo internacional, realizará uma série de webinars intitulada “Cenários do Turismo”. Com apoio do Sebrae, os debates serão transmitidos no canal do youtube do BTM de 10 a 14 de agosto e nos dias 17 e 18 de agosto, sempre a partir das 19h. Os mediadores serão os jornalistas Fábio Cardoso e Antonio Roberto Rocha (este colunista).
Os organizadores do BTM – Cláudio Jr e os irmãos Bruno e Breno Mesquita – confirmam a grade de palestrantes. No debate que abrirá a série – 10 de agosto – estarão os secretários de Turismo do Ceará e anfitrião do BTM, Arialdo Pinho; e do Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla. As discussões serão em torno do tema “Estratégias e desafios dos destinos nacionais na retomada”.
Em 11 de agosto a série de webinars vai reunir Fernanda Longobardo, responsável pela sede Brasil da ENIT – Agência Nacional Italiana de Turismo, e Jeff Santos, representante para a América do Sul do Turismo da Tailândia. O debate vai abordar o que podemos aprender com ações e protocolos de destinos mundiais. 
Já no dia 12 o tema será aviação. O painel contará com Gonzalo Romero, executivo da Air Europa, e Renata Pedretti Pestana, gerente nacional de Vendas da Gol Linhas Aéreas. O “Novo normal” será abordado no dia 13 de agosto, com a participação de Celso Guelfi, presidente da GTA – Global Travel Assistance, e Luiz Gustavo Costa, CEO da April Brasil Seguro Viagem. No dia seguinte, Maurício Vianna, da Turks e Caicos, e Renata Vuono, gerente de marketing do Ministério do Turismo de Israel, vão debater o marketing internacional.
No dia 17 de agosto o evento vai reunir a representante da Secretaria de Turismo de Ushuaia/Argentina, Cristiane Cavalli, e o vice-presidente da Aviareps para a América Latina, Marcelo Kaiser. Fechando a série, no dia 18, Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp, e Rebeca Ferreira, gerente Norte/Nordeste da Trend Operadora, vão discutir o tema “Qual seu próximo destino? Ele está seguro?”.
Pesquisa digital no Turismo
Para abastecer empresas que atuam na área de turismo com informações atualizadas e seguras, a ZAHG, empresa de estratégia e inteligência digital, lança dois estudos que reúnem e analisam uma série de informações para o setor sobre tendências e inspirações nesse momento em que a pandemia do novo coronavírus ainda não demonstra enfraquecimento. 
Ciente de que o turismo é uma das áreas mais afetadas pela crise e que muitos players ainda não arriscam previsões de retomada, a empresa fez um mergulho no ambiente digital e compilou dados para entender o que pensam os consumidores para um futuro próximo.
O primeiro estudo, “Turismo – Coronavírus e os impactos no setor”, utiliza dados de entidades, associações e empresas do segmento para tentar traçar e antecipar cenários. As notícias são positivas para o mercado, pois o movimento das agências sugere uma retomada, principalmente nas férias de final de ano, com foco em viagens pelo Brasil. 
Nordeste é bola da vez As notícias sobre cancelamento de voos, remarcações de pacotes e fechamento das fronteiras de outros países e outras movimentações fizeram com que o turismo no mundo estacionasse completamente. Porém, novos dados compilados pela ZAHG reforçam a forte preferência dos consumidores por viagens nacionais, rumo a locais com belas paisagens, pouca aglomeração, segurança e higiene. Com isso, a região Nordeste tem realmente se mostrado como o destino número um para viagens no pós-covid-19.
A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – Anptur confirma esse dado ao destacar que o Nordeste será um dos destinos mais procurados. “Nós consideramos que a explicação está no fato de as pessoas se sentirem mais seguras viajando dentro do país e, também, por conta da crise atual, que comprometeu repentinamente a renda dos trabalhadores e o calendário de férias das famílias”, explica Márcio Jorge, diretor de Inteligência da ZAHG.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas