quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Dois gumes

- Publicidade -
Rosalie Arruda
O presidente do TRT/RN, desembargador Bento Herculano, poderá entrar na história da Justiça do Trabalho como algoz, ou como grande contribuidor do fortalecimento institucional.  Tudo vai depender das posições que ele tomar no Grupo de Autos estudos do Trabalho, especificamente no subgrupo com a temática de Direito do Trabalho e Segurança Jurídica, criado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
O desembargador potiguar foi indicado para o grupo pelo atual secretário da Previdência, Rogério Marinho, responsável por parte da Reforma Trabalhista e, antipatizado pela classe dos trabalhadores.
 

O colegiado já foi instalado e as reuniões, em Brasília, serão quinzenais com prazo de conclusão de 90 dias.

Para o futuro
Um dos mais representativos setores da fruticultura do Rio Grande do Norte, a cajucultura, que registrou nos últimos anos seguidas perdas devido à estiagem e ao envelhecimento dos pomares, começa a dar sinais de recuperação. A expectativa é de que a produção atual, de 140 mil toneladas de castanha, alcance em cinco anos o total anual de 400 mil toneladas do produto, segundo noticia a Agencia Sebrae/RN.

Liderança Nova Currais Novos

A onda de renovação política que gerou resultados surpreendentes na eleição do ano passado continua e se propaga também para o interior do estado.

Em Currais Novos, está subindo a cotação do tenente da Polícia Militar,  Millend Garcia, para disputar a Prefeitura local em 2020. Mesmo sem nunca ter tido vínculos partidários ou envolvimento político, o “Tenente Garcia”, como é chamado na cidade, vem sendo assediado e estimulado a lançar seu nome na disputa, por conta do bom trabalho policial que desenvolve. Seu nome já entrou no radar de líderes partidários do estado.

Futuro de Natal
A Federação do Comércio entra para valer na discussão sobre o  Plano Diretor de Natal e o assunto será tema do Seminário e Workshop “DesEnvolve Natal: Por um Plano Diretor mais justo e sustentável social, ambiental e economicamente”. O evento é promovido pela Fecomércio e o IAB RN, com apoio do Crea RN e acontece na segunda (09), a partir das 8h30, no Centro de Eventos João Dinarte Patriota, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.

Avaliação Funcional
Com dois anos de atraso, ato da Mesa Diretora da Assembleia regulamenta a avaliação de desempenho e evolução funcional dos servidores efetivos do parlamento, criada por resolução desde 2017.

Cinco servidores designados pelo Diretor Geral, com mandato de 02 (dois) anos, coordenarão o processo que avaliará: cooperação, iniciativa, assiduidade, pontualidade, eficiência e responsabilidade.

Exploração sexual  infanto-juvenil
Até agosto a Delegacia Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente-DCA registrou 310 boletins de ocorrência e recebeu 384 denúncias de crimes sexuais contra o público infantil.

Na mira do MPRN
O Ministério Público do RN direcionou suas lupas para a Prefeitura de Parnamirim. A Promotoria de Justiça da Comarca vai apurar “se os Procuradores, advogados ou assessores jurídicos do município de Parnamirim recebem honorários”.
Também será investigado o cumprimento da sentença proferida pelo Tribunal de Justiça do RN que declarou inconstitucionais várias leis e cargos existentes na estrutura de pessoal da prefeitura. Em agosto passado, os desembargadores decidiram pela inconstitucionalidade material de três leis do Município de Parnamirim por violação da regra do concurso público.

Por falar em funcionários…
Pode acreditar, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte tem um déficit de 14 mil servidores, declarou a governadora em entrevista.

Fake News
O deputado federal Walter Alves (MDB-RN) vai compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News como membro titular. A CPMI foi Instalada na última quarta-feira (4) no Congresso Nacional, e  tem como presidente o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), e a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) foi indicada como relatora.

Meu Talismã
Os fãs da IZA terão uma novidade: a cantora vai vender figurinos do seu novo clipe por meio da OLX e o valor será revertido em moradias para famílias em situação de vulnerabilidade. Ela terá uma lojinha especial na plataforma com diversos itens usados no cinematográfico “Meu Talismã”.  A OLX criou um evento no Facebook para aguardar a abertura da loja no dia 10 de setembro.

Fonte da Juventude …
Muitos alquimistas já prometeram a “pílula da juventude’, porém, ninguém chegou tão perto quanto um estudo clínico realizado na Califórnia e publicado na Revista Nature.

O ensaio
… sugeriu pela primeira vez que seria possível reverter o relógio epigenético do corpo, que mede a idade biológica de uma pessoa com um coquetel de três medicamentos comuns – hormônio do crescimento e dois medicamentos para diabetes. Os voluntários perderam em média 2,5 anos de suas idades biológicas. O sistema imunológico dos participantes também mostrou sinais de rejuvenescimento.

Como tudo tem um porém… os pesquisadores alertam que os resultados são preliminares porque o estudo foi pequeno e não incluiu um braço de controle.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas