Dom Jaime nomeia novo Vigário Geral da Igreja

Publicação: 2012-03-28 00:00:00 | Comentários: 5
A+ A-
Roberto Lucena - Repórter

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, começou a fazer as modificações administrativas na Arquidiocese. Ontem, foi anunciada a primeira mudança. O pároco do município de Nova Cruz, padre Edilson Soares Nobre, assumiu a função de Vigário Geral. Outras mudanças irão acontecer e o anúncio dos nomes dos novos auxiliares do arcebispo será feito durante a celebração da Missa dos Santos Óleos, na quinta-feira da Semana Santa.
Roberto LucenaDom Jaime apresenta o novo Vigário Geral da igreja, padre Edilson Soares, ex-pároco de Nova CruzDom Jaime apresenta o novo Vigário Geral da igreja, padre Edilson Soares, ex-pároco de Nova Cruz

Padre Edilson Soares tem 46 anos de idade e no próximo dia seis de abril completa 21 anos de ordenação sacerdotal. “É um presente antecipado que traz consigo muita responsabilidade. Fui escolhido e recebi esse convite com muita humildade e alegria. Nossa missão é ajudar a Igreja. Estou disposto a servir”, disse. Além de ser o responsável pela Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, o religioso é o Assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação. Em breve, ele deixará ambas funções para se dedicar exclusivamente ao novo cargo.

O novo Vigário Geral é um antigo amigo de Dom Jaime. Se conheceram na época em que Edilson Soares ingresso no Seminário de São Pedro. À época, Dom Jaime era o reitor da instituição. “E mesmo depois que saí do seminário, não perdemos o contato. Sempre mantivemos a amizade”, disse o padre.

Ao ser ordenado, a primeira função assumida por padre Edilson foi a de Vigário Paroquial em São Paulo do Potengi. Em seguida, foi pároco em Lajes, passou sete anos em Macau, na mesma função e, por dois anos, morou em Roma onde estudou Comunicação Social. No retorno ao Rio Grande do Norte, foi nomeado pároco em Nova Cruz. “Agora, sendo o Vigário Geral o colaborador direto do bispo, pretendo contribuir em tudo o que for necessário para o melhor andamento dos trabalhos, sejam pastorais ou administrativos. Pretendo servir como elo entre o bispo e os diversos setores da Igreja e segmentos da sociedade”, afirmou.

A mudança administrativa na Arquidiocese de Natal não foi encerrada. Ao contrário, apenas começou. Dom Jaime fará mudanças nas coordenadoria pastorais, comissões de setores e vigários episcopais. O atual Chanceler da Cúria Arquidiocesana, padre Júlio César Cavalcante, deixará o cargo. Os nomes dos novos auxiliares serão anunciados na manhã da próxima quinta-feira, durante a celebração da Missa dos Santos Óleos.

De acordo com Dom Jaime, as mudanças foram definidas após várias reuniões com o clero. “Consultei todo o clero, ouvi as sugestões das pessoas. É sempre bom ouvir os demais quando vamos definir os nomes dos assessores. Na próxima semana, em um momento que considero muito propício, vamos anunciar o nome dos outros assessores”, informou. Não foi definido ainda quem assumirá o lugar de padre Edilson na Paróquia de Nova Cruz.

UFRN reforça parceria no Estado

Na tarde da última segunda-feira, Dom Jaime fez visita de cortesia à reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, que estava acompanhada da vice-Reitora, Maria de Fátima Freire Melo Ximenes, professores e outros assessores.

A reitora agradeceu a visita do arcebispo e relatou que a universidade mantém parcerias com a Arquidiocese e que pretendem continuar com essa visão. Dom Jaime agradeceu e disse ser uma honra ser recebido pela reitora e todos os assessores. “Não podemos prescindir das parcerias com a UFRN para muitos trabalhos. Podemos levar adiante todo o aprendizado. Estou muito feliz”, disse.

O arcebispo também propôs a possibilidade de retomada de parcerias no campo dos Planos de Desenvolvimento das regiões do Estado. Lembrou o trabalho que a ASA Potiguar desenvolveu no Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo do Estado, na construção de cisternas, e lamentou que este trabalho tenha sido interrompido.

Ângela Paiva lembrou os contatos que a Arquidiocese fez com a Universidade visando o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. “Já temos professores envolvidos neste trabalho e vamos fazer um projeto para o âmbito acadêmico do Mutirão”, disse a Reitora. Os professores Juciano Lacerda e Zilmar Andrade relataram que já mantiveram contato com os departamentos e ficou assegurada a participação de alunos, através de projeto que está sendo elaborado.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários

  • manoelalvescn

    Fui contemporâneo de Padre Edilson no colégio Agrícola de Ceará Mirin, só hoje é que fiquei sabendo que e o mesmo. Fique muito feliz e espero que esteja no grande encontro dos ex alunos dessa época que ira acontecer em natal rn. Manoel Alves de Araujo - Currais Novos rn

  • herisberto

    Esse Ricardo Wagner Constantino é super preconceituoso, vive fazendo comentários preconceituosos contra nós católicos, não sabe respeitar a religião dos outros, já disse aqui uma vez e vou repetir, amigo quem não tiver pecado q atire a primeira pedra, antes de tirar o cisco do olho do outro vá tirar a trave do seu olho, e lembre-se de q os últimos serão os primeiros e q nem todo aquele q diz senhor senhor será salvo, vc se comporta como um fariseu, se achando o dono da verdade, seguidor de todas as leis e único a ser salvo, mas a estes Jesus os chamou de hipócritas, raça de víboras e sepulcro caiado, esses mesmos q criticavam Jesus pq andava com uma prostituta convertida, Maria Madalena, pq andava, conversava, comia junto com os pecadores, Mateus, Zaqeu e muitos outros, pq não lavava as mãos antes das refeições, pq fazia milagre em dia de sábado, etc

  • marciaberardinelli

    Parabéns ao Dom Jaime pelo escolha que fez ao nomear o Padre Edilson Nobre para ser nosso Vigário geral. Há 22 anos atraz fui apresentada a ele pelo meu saUdoso Tio Padre, Monsenhor Vicente de Paula da Costa Vasconcelos, ex pároco da Cidade de Lages do Cabugi, como sendo " UM MENINO DE OURO". Que Deus o abençoe, o proteja, o guie e o ilumine nesta sua nova caminhada. Márcia Guedes Vasconcelos.

  • RWCONSTANTINO

    COITADO DESTES BONS SENHORES, PENSA QUE É SACERDOTE, SE ELE É TODOS PADRES DO MUNDO LESSEM A BÍBLIA JAMAIS DIRIA TAL HERESIA. SENHORES LEITORES, NO CRISTIANISMO NÃO EXISTE MAIS A FIGURA DO SACERDOTE, SEGUNDO A BÍBLIA TODO CRISTÃO É SACERDOTE, O CRISTÃO NÃO NECESSITA DE MEDIADORES HUMANOS, POR QUE ATRAVES DE UNICAMENTE DA PESSOA BENDITA DE JESUS TEMOS ACESSO A DEUS PAI. OS PADRES SÃO VITÍMA TAMBÉM DE UM SISTEMA RELIGIOSO PODEROSO QUE MANTÉM CENTENAS MILHÕES LONGEM DAS VERDADES SANTAS CONTIDA NA BÍBLIA. SENHORES LEITORES LEIA O LIVRO DE HEBREUS É VOCês IRÃO DESCOBRIR POR SI MESMO QUE PADRE NEMHUM É SACERDOTE. NO DIA QUE O POVO QUE ESTÃO PRESO A ESTA MENTIRA DESCOBRIR ATRÁVES DA SIMPLE LEITURA DA BÍBLIA QUE ELE ACESSO DIRETO A DEUS, O PODER DOS PADRES ACABAM . A BÍBLIA É CRISTALINA AO AFIRMAR QUE SOMENTE JESUS É NOSSO SACERDOTE E ÚNICO MEDIADOR. QUALQUER DÚVIDA MANDE SEU EMAIL PARA rwconstantino@yahoo.com.br

  • RWCONSTANTINO

    AMIGOS LEITORES PESQUISEM OU PERGUNTEM A UM PADRE O QUE SIGNIFICA VIGÁRIO, E DEPOIS LEIA O NOVO TESTAMENTO QUE VOCÊ DESCOBRIRÁ QUE PADRE NENHUM É VIGÁRIO COISA ALGUMAS, ISTO NÃO PASSA DE UMA MENTIRA DESTE PODEROSO SISTEMA RELIGIOSO CONHECIMENTO POR ROMANISNO! A PRÓPRIA BÍBLIA EDIÇÃO PASTORAL DA EDIÇÕES PAULINA , EDIÇÃO 1993 EM SEUS COMENTÁRIOS DESMENTE O ROMANISMO. VEJAMOS : PÁG. 1454 "cada cristão oferecer a si memso sendo ele próprio o sacerdote e o sacrifício vivo'" PÁG. 125 " A CARTA AOS HEBREUS MOSTRA QUE TODO O SACERDÓCIO ANTIGO FOI SUPERADO: DORAVANTE,JESUS É O ÚNICO SACERDOTE-MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS" ainda na pág. 1279 " DORAVANTE , JESUS É A ÚNICA AUTORIDADE ENTRE DEUS E OS HOMENS" novamente na pág. 1515 " PAULO SERVE DESSE HINO PARA CRÍTICAR QUALQUER DOUTRINA QUE APRESENTE COMO NECESSÁRIA OUTRAS MEDIAÇÕES SALVÍFICAS, ALÉM DA DE CRISTO. CRISTO, E SÓ ELE, ATRAVÉS DA CRUZ, É CAPÁZ DE RECONCILIAR DEUS COM AS CRIATURAS SUBMETIDAS AO PECADO. Se você não crer nesta verdade fundamento você encontra-se em grandes trevas espirituais amigo!