terça-feira, 23 de abril, 2024
28.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Domingo à tarde

- Publicidade -
Rubens Lemos Filho
Aos escravos da saudade, o domingo à tarde representa uma cutilada no peito. Quando passa das três e meia, o sol ganha o cinza de agasalho e o vazio contemplativo.  Sinto  meus mortos por perto.  Todos em silêncio, expressão impassível, todos me olhando. Eu no centro de uma mesa. 
Um dos três melhores cronistas de minha vida, Antônio Maria – não confundir com o padre sem graça, era um melancólico e encontrava na bebida, o antídoto das saudades multiplicadas pela tristeza que vem sem avisar. Chamava o domingo de Dia dos Suicidas. Antônio Maria, Carlos Heitor Cony e Paulo Mendes Campos, o que pisava macio, formam um trio de inspirações acima da percepção humana. 
Refugio-me do vesperal de domingo. Trancado  no meu quarto, mergulho em filmes e livros, evito as janelas, elo para abater o a autoestima. Houve domingos simples e melhores. De descoberta existencial durante os jogos no antigo Castelão(Machadão). Evito passar pelo vazio onde craques alegravam a dicotomia ABC x América, detesto reviver a descida no ônibus perto da Igreja Universal e sair em procissão até a parte alvinegra do estádio. 
 O clarão onde erguia-se o Poema de Concreto é um crime. A Arena das Dunas é o que há de mais danoso ao esporte e à vida do povo. Um castelo soberbo no meio da cidade simples. Nunca fui nem pretendo à Tróia empurrada goela abaixo de Natal. Quando é inevitável passar por onde o Machadão, choro. Quando é pela Arena das Dunas, deploro. Bom domingo. 
Almas doídas
Queria saber o que pensariam, hoje, do ABC, nomes históricos que estão mortos fisicamente. Queria saber de Agnelo Alves, José Carlos Passos, Aluízio Bezerra, Jácio Fiúza, José Prudêncio Sobrinho(o maior entre os maiores), Ernani Alves da Silveira. Queria saber. O que eles diriam do ABC de agora. 
No América também 
No América, Henrique Gaspar, Dilermando Machado, Rui Barreto, também de lupa celeste às mãos esperando pelo que virá no ano da queda geral. Eles foram vencedores. E amavam o clube arriscando o patrimônio pessoal. 
Arouca quer jogar 
Aos 33 anos, o volante Arouca está disponível para disputar qualquer campeonato estadual. Não quer é ficar parado. Passou por Fluminense, São Paulo, Santos, Palmeiras e Vitória. Um volante que – em forma -, traz qualidade a qualquer time. 
Sub-23 
Vitória e Bahia disputarão seu Estadual com equipes sub-23. Eis a importância do Estadual que só o Rio Grande do Norte, caótico, reluta em enxergar.
Abutres  
Só podem ser abutres os que resgatam os meninos mortos do Flamengo no incêndio do Ninho do Urubu cobrando o dinheiro da premiação da Libertadores para as famílias. O Flamengo deixou encaminhado acordo com sete parentes. E os campeões da Libertadores não podem ser penalizados. O Brasil é um país invejoso. 
Tudo igual 
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3637/19, que proíbe a distinção de valores dos prêmios pagos a atletas homens e mulheres se efetuados com dinheiro público ou quando for pago por entidades que se beneficiem desses recursos.
Parecer
O parecer do relator, deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), foi favorável ao projeto. Para ele, a medida pode ajudar corrigir uma injustiça em relação à atuação das atletas mulheres nas competições esportivas do País.
 
Premiação
Ao apresentar a proposta, a autora, senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), citou a diferença de premiação nas principais competições de vôlei no País. Em 2016, por exemplo, a seleção masculina ganhou cinco vezes mais em premiação do que a feminina. O texto, já aprovado pelo Senado, altera a Lei Pelé.

Se arrependimento mata 
 O deputado Luiz Lima(PSL/RJ) já estaria na cidade dos pés juntos. Na última audiência pública da Comissão de Esporte da Câmara com atletas e dirigentes de confederações esportivas sobre a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, realizada nesta terça-feira (26) na Câmara, o deputado, autor do requerimento para a realização dos encontros, revelou arrependimento por ter concordado com o fim do Ministério do Esporte.
Luiz Eduardo 
Eis uma pedra preciosa do América. Atacante de área, alto e bom pivô. Não deve demorar por aqui. É do Sub-17. 
ABC  
O volante do ABC e o meia China, tem qualidades que devem ser trabalhadas por quem conhece futebol.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas