sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Domingos da Guia, 109 anos

- Publicidade -
Alex medeiros
Nasceu num dia como hoje, em 1912. Nenhum princípio os deuses do futebol criaram os céus e a Terra. Mas a Terra era sem forma e vazia, com trevas sobre os abismos. Movendo-se sobre as águas, os espíritos dos deuses disseram que houvesse luz e grama. E viram que a luz e o verde eram bons. Foi na tarde e na manhã do primeiro dia que os deuses imaginaram os domingos de luz e verde como representação do paraíso sobre a Terra. 
Para marcar aquele dia de glórias e alegrias, conceberam nas esferas do Cosmo um semideus chamado Domingos. Quando a bola conheceu o craque, houve um alinhamento de planetas e a natureza lúdica germinou o fator elegância nos gramados. Ninguém foi mais gentil e cavalheiro no trato com a bola do que aquele negro brasileiro eternizado como o beque dos deuses.
E quem é filho de deuses, divino é. O divino mestre das jogadas imortais, da marcação pacífica, do toque estilizado, sem a estabanação dos zagueiros cabeças de bagre. Referência, Domingos foi um Guia para todas as gerações.
Enquanto reinou nos gramados da América – ídolo de três nações, atração dos estádios no Brasil, no Uruguai e na Argentina – não existia a máxima “bola pro mato”. Roubava o mimo como um cirurgião resgatando uma artéria coronária.
Diz a lenda que apenas uma vez o divino deu um chutão para fora da área, sendo vaiado pelas arquibancadas da elite Fluminense que via um Flamengo x Botafogo. Reagiu driblando meia dúzia de alvinegros e chamando para a briga.
Ao final do show, os botafoguenses batidos, lançou a bola no infinito do campo adversário para a conclusão a gol de um colega. Diz, novamente, a lenda – com ares de fato real – que a burguesia com pó de arroz o aplaudiu de pé.
Foi no Uruguai, em 1933, que surgiu o apelido “Divino Mestre”, onde suas façanhas enlouqueciam os torcedores do Nacional e a própria imprensa de Montedivéu. Na Argentina, Boca Juniors e San Lorenzo brigaram para tê-lo.
Não há nenhum caso semelhante no triunvirato latino como o de Domingos da Guia, consagrado como o melhor zagueiro de todos os tempos no Brasil, no Uruguai e na Argentina. Melhor no Bangu, Flamengo, Vasco, Nacional e Boca.
Jogava com maestria nos dois lados, como beque direito ou esquerdo. Tinha o domínio completo na posse da bola, que era impossível perdê-la. Até os adversários se impressionavam com seus passos tranquilos como de valsa.
Nos jogos do Nacional ou do Boca, multidões de mais de 60 mil pessoas se reuniam para ver o talento de Domingos. Um público estupendo para uma época em que o futebol engatinhava na América no plano profissional.
“Milhares de olhos acompanhavam aquele gorro branco sobre um corpo de ébano que deslizava no gramado como se dançasse em salões de Viena”. Disse o jornalista Marcelino Pérez, ex-jogador e técnico, sobre o gênio negro.
“Foi o maior que eu vi jogar, atuava com ciência, talento e sabedoria, sempre saindo da área com tranquilidade, com a bola dominada. Era de poucas palavras, lento ao caminhar, mas de movimentos plásticos e charmosos”.
Sempre que se escrever ou se falar de Domingos, é obrigatório citar o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que definiu a solidez do craque no livro Futebol ao Sol e à Sombra: “A Leste, as muralhas da China; a Oeste, Domingos da Guia”.
Domingos marcava seus oponentes sem pestanejar, lívido e em constante cálculo da hora do bote, uma artimanha ofídica. Nos anos em que reinou nos gramados da América – e do mundo em duas copas, o futebol era um espetáculo com suas jogadas maravilhosas chamadas de “domingadas”.
Legisladora 
Como não bastasse a promotora Gilka da Mata tentar interferir no Plano Diretor com um projeto da sua lavra, é um absurdo a Câmara Municipal abrir uma sessão para a doutora expor sua compreensão e doutrina, como se legislasse.
Censura 
Inacreditável que um componente do MPF convoque emissoras de TV para um ajuste de conduta e que mostrem os tipos de programas policiais. O motivo é simplesmente censurar imagens de violência, como as reações da Polícia.
Gay power 
Os doutores do MPF também querem determinar como deve ser conduzida a pesquisa do Censo de 2022. Ameaçam com inquérito se não houver perguntas relacionadas com as pessoas que não se identificam com os dois gêneros.
Tucanos 
O trio pré-candidato a presidente da República participou de um novo debate, transmitido por um canal de TV. João Doria mentiu ao dizer que só o PSDB faz prévias; e justiça seja feita, o PT inventou a frescura ainda nos anos 1980.
1982 
Aqui no RN, há quatro décadas, o PT, ainda um nanico, realizou prévias nos núcleos de bairros e de trabalhadores onde se debateu as pré-candidaturas ao governo. Rubens Lemos venceu Eliziel Barbosa, que foi candidato ao Senado.
Violência 
Quanto mais os bandidos sabem que o povo está desarmado, mais ficam destemidos para o crime, até porque há os patrulheiros oficiais das ações da Polícia. O assassinato do gerente de uma farmácia foi tragédia anunciada.
Medo 
Não foi coincidência que dias antes do assassinato na Jaguarari algumas farmácias em Natal retiraram do seu interior as máquinas de saque rápido do Banco 24 Horas. Funcionários e clientes de farmácia vivem em total alerta.
Arteceria 
É o nome do ateliê de brindes corporativos criados e ofertados pelo publicitário Luiz Fontenele, que trabalha com estilos vastos, do metal à madeira, do plástico ao tecido, do papel ao sintético. Reservas pelo fone/zap 98132-0199. 
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas