quarta-feira, 17 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 17 de abril, 2024

Domínio das atualidades faz diferença no vestibular

- Publicidade -

O desastre natural e nuclear do Japão e a guerra civil que assola a Líbia são temas atuais retratados diariamente nos mais diversos meios de comunicação, sobre os quais, os estudantes precisam estar inteirados. Os alunos que se preparam para o vestibular, no entanto, muitas vezes não acompanham os noticiários como deveriam, em geral, por causa do ritmo pesado de estudos e, assim, sentem dificuldades no domínio de assuntos que não se encontram nos livros de História e Geografia. O professor de Geopolítica da escola Ciências Aplicadas, Júlio Bezerril, alerta que essa pode ser uma grande falha dos vestibulandos, pois existem questões importantes abordadas no vestibular que exigem o domínio de temas atuais.

“Diversas disciplinas podem cobrar o conhecimento sobre atualidades, com questões que englobam uma bagagem de informações além daquela adquirida nos livros didáticos. O aluno precisa estar antenado com os acontecimentos que ocorreram nos últimos anos e que tiveram impacto na economia e na política mundial”, aconselha o professor. Para ajudar os estudantes nessa tarefa, o Colégio Ciências Aplicadas promove hoje, a partir das 14h30, uma palestra sobre a crise árabe, ministrada por Júlio Bezerril, aberta também ao público geral. Na ocasião, será mostrada a importância do território, que detém 60% das reservas de petróleo e de onde saem 30% da produção deste recurso natural.

De acordo com o professor, por causa da dependência mundial da região, as crises árabes têm capacidade de gerar instabilidade econômica e política em todos os países do globo e, por isso, é importante entender o que acontece na área de conflitos. Além disso, o território está em evidência atualmente por causa da onda de rebeliões que eclodiram em alguns países, em especial a Líbia, onde começou recentemente uma guerra civil com intervenção de outras nações. Esse panorama também será abordado durante a palestra, que tem por objetivo transmitir conhecimentos relevantes à comunidade escolar.

Júlio Bezerril defende que os alunos devem obter uma compreensão além da exigida para o vestibular, pois os temas que interferem na economia e na política mundial chegam ao dia-a-dia de todos e, com isso, é importante existir uma consciência sobre o porquê das mudanças ocorridas. “A guerra árabe-israelense de 1973, o ataque às torres gêmeas dos Estados Unidos em 2001 e a crise imobiliária americana de 2008 são exemplos de fatos que afetaram diretamente os outros países do globo, inclusive o Brasil. Entender esses acontecimentos significa ter vasta compreensão da construção da realidade, e o evento que promovemos serve exatamente para estimular o aprendizado sobre temas importantes que têm interferência mundial, sobre os quais, todos nós precisamos estar atentos”, afirma.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas