quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Don Matias traz os segredos da Parrilla

- Publicidade -

O jeito uruguaio e argentino de assar carne é mais saudável e até mais saboroso. Aberto esta semana, em Ponta Negra, o restaurante Don Matias trouxe a tradicional parrilla para ser mais uma opção para os apreciadores de um bom churrasco. Tudo sob os cuidados do experiente chef José Matias de Medeiros, um potiguar que aprendeu com os ‘hermanos’ todas as técnicas de se fazer uma bela carne assada.

Matias: Resolvi investir em algo que aprendi com os melhores

Matias: ”Resolvi investir em algo que aprendi com os melhores”

Matias trabalhou durante 14 anos no restaurante Cabaña Las Lilas, na badalada região argentina de Puerto Madero. “Resolvi investir em algo que aprendi a fazer com os melhores. A parrilla tem uma grande presença nos principais centros brasileiros, mas estava faltando em Natal. Quem já conhece, sabe como é bom”, explica. Na parrilla, a carne é feita na grelha em vez de no espeto, usando apenas a brasa para assar. Nesse sistema de brasas, assim que a madeira vai se transformando ela é empurrada para a grelha. Matias encomendou a produção de uma parrilla, tal e qual conheceu na Argentina.

O local tem um amplo salão para 142 pessoas

O local tem um amplo salão para 142 pessoas

O Don Matias tem espaço para 142 pessoas, com direito a duas mesas grandes no salão, balcão com cadeiras altas e um deck externo com mesas menores. O proprietário define a ambientação “clássica e rústica”, com revestimentos variados de madeira e metal. O bar e a churrasqueira ficam logo bem à vista do cliente.

Assados do Don Marias são servidos à la carte, com acompanhamentos

Assados do Don Marias são servidos à la carte, com acompanhamentos

No cardápio, destaque para os cortes nobres à la carte (como bife ancho, bife de tira, picanha do chef, chorizo, etc.) de 400g com acompanhamento de duas guarnições, e ainda meias-porções de 270g. Tudo feito na parrilla, que tem como resultado é uma carne mais macia e suave com gosto de grelhado. A carne fica com menos gordura, pois se na churrasqueira tradicional ela é banhada na própria gordura, na maneira uruguaia a gordura escorre pelas laterais, não ficando acumulada.

Adega abastecida para acompanhar os pratos de carnes

Adega abastecida para acompanhar os pratos de carnes

O chef ainda destaca o leitão confitado, filé a parmegiana, risotos, um nhoque exclusivo, e um hambúrguer artesanal ao estilo argentino. “Virão ainda uma paella e mais pratos com camarão”, promete. Como sobremesa, iguarias como a panqueca de doce de leite (outra guloseima típica da Argentina), uma tarte tatin (torta de massa crocante e maçãs caramelizadas), cheesecake de frutas vermelhas, entre outras.

Cozinheiro na grelha: cardápio traz  bife de chorizo, bife de tira e picanha do chef

Cozinheiro na grelha: cardápio traz bife de chorizo, bife de tira e picanha do chef

Matias pôs no cardápio toda a sua experiência dentro e fora do Brasil. Ele nasceu em um sítio nas vizinhanças de Pau dos Ferros. Aos 18 anos foi para São Paulo, onde iniciou sua vida na culinária. Trabalhou por muitos anos do Figueira Rubaiyat, mesmo grupo que adquiriu o restaurante argentino. Passou três anos na Argentina como gerente, onde adquiriu a experiência com as parrillas e outras técnicas e temperos. Voltou para Natal há três anos, de onde passou dois e meio no restaurante Camarões. “Tudo foi aprendizado, mas eu queria abrir um negócio que tivesse minha assinatura. O Don Matias é um reflexo disso”, conclui.

Serviço
Don Matias. Av. Praia de Ponta Negra, 8888, Ponta Negra (próximo ao Hamachi). Abre de quarta a domingo, das 11 às 23h. Te.: 84 3322-9800.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas