sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Donna Panela, uma senhora mesa mineira

- Publicidade -

Identidade é o que não falta no cardápio do restaurante Donna Panela, que há sete meses estendeu mais uma bandeira da cozinha mineira em Natal. A casa, localizada em Ponta Negra, investe na culinária das Gerais no que ela tem de mais autêntico. Outro diferencial, é que o menu está disponível apenas a la carte, entre pratos individuais bem servidos e petiscos típicos. O tempero e o jeitinho mineiros estão à mesa.
Feijão tropeiro com torresmo na caneca e cachaça para acompanhar
O mineiro Marco Almeida e a chef pernambucana Alessandra Arruda afirmam que ficaram surpresos com a recepção da clientela. “Os primeiros clientes eram gente do sul e sudeste. Os natalenses vieram depois, mas estão aderindo cada vez mais. É uma cozinha muito diferente da nordestina, mas fácil de gostar”, afirma Marco. Ele conta que usa alguns ingredientes locais, mas conserva o sabor das receitas originais – principalmente no tempero.

O casal também optou pelo cardápio a la carte, por uma questão de poder oferecer um prato mais fresco, feito na hora. “Sabemos que as pessoas têm pressa, mas as que vierem aqui devem estar dispostas a saborear um prato bem feito, que vale a pena esperar”, diz. E a espera não é tão longa. Os pratos levam uma média de sete minutos para sair. O ambiente aconchegante também ajuda a esperar. O Donna Panela tem decoração rústica em madeira, antiguidades, e três ambientes, incluindo um externo, com clima de varanda. Comporta até 54 pessoas.
Carré suíno da cachaça, com jiló, arroz de alho e angu na caneca
O cardápio é enxuto e eficiente, distribuído entre as proteínas. De carne bovina, tem o bife na chapa com arroz, tutu de feijão, ovo frito e salada; chuleta, batatas gratinadas, arroz tutu ou tropeiro; e medalhão de carne de sol com bacon, arroz de alho e purê de abóbora. De aves, frango grelhado com tomate, queijo de búfala, arroz e salada; galinhada com arroz e pequi; e frango com quiabo, milho verde, abóbora, angu e arroz.
Tradicional receita mineira, o Frango com quiabo e tutu de feijão
A carne de porco, uma presença forte na cozinha de Minas, comparece com carré suíno flambado na cachaça com arroz de alho, jiló, couve refogada e angu; costelinha de porco frita com crocante de alho; e pernil ao molho de laranja ou acebolado. Há três opções de massas, todas “ao Bolão”, uma referência a um bar famoso e boêmio de Belo Horizonte: são espaguetes ao sugo com bife bovino, bife de frango, ou bife/coxa de frango empanados. Os preços variam entre 18 e 22 reais.
O mineiro Marco Almeida e a chef pernambucana Alessandra Arruda investem no resgate da culinária mineira, sem abrir mão do capricho moderno
Petiscos
Os petiscos misturam cozinha mineira e iguarias de boteco com total harmonia. Tem costelinha de porco com angu; mexidão; torresmo; fígado com jiló; pernil; moela; mandioca frita; carne de sol; frango crocante; linguiça de porco, e batata-frita. E quem quiser equilibrar o peso do cardápio mineiro com uma opção mais leve, terá duas opções de salada e um carpaccio de carne. A sobremesa da casa investe em conteúdo mineiro e embalagem refinada: doce de leite com espumone de goiaba e queijo de Minas, servidos numa taça. Não há quem resista.

Serviço:
Donna Panela Culinária Mineira. Av. Praia de Búzios, 2230, Av. Praia de Búzios, Ponta Negra. Aberto de terça a sábado, das 11 às 22h, e domingo de 11 às 18h. Tel.: 2020-6573. Aceita Visa e Master.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas