quinta-feira, 25 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Dos cogumelos ao tofu

- Publicidade -

Estabelecer uma dieta de proteínas sem o uso de produtos de origem animal costuma ser o maior dilema para quem opta por uma alimentação vegana/vegetariana, ou quer apenas reeducar o paladar. Opções existem, basta saber como equilibrar. A loja Kouzina, especializada em alimentos saudáveis, é uma referência no segmento em Natal, e segue oferecendo opções saborosas para essa ‘transição’. Aliás, a própria loja está em processo de mudança para um novo e maior endereço. Mais novidades virão por aí em novembro.
Frescos ou desidratados, os cogumelos são fontes de proteína e alternativa para fãs da comida saudável
De acordo com Sulamita Josino, sócia da Kouzina, um dos alimentos mais utilizados na substituição de proteína animal pela vegetal são os cogumelos frescos ou desidratados, que podem ser dos tipos shimeji, shitake ou Portobello. “Eles são preferidos tanto pelo valor nutricional como também pelo sabor, que se aproxima ao da carne”, afirma. A quantidade de proteínas que os cogumelos possuem é mais que o dobro das proteínas existentes em outros vegetais. Eles também contêm nutrientes que estimulam o sistema imunológico.

Outros alimentos procurados na Kouzina sãos os queijos e massas japoneses à base de soja, o tofu e missô, respectivamente. Eles podem ser utilizados de diversas maneiras nas refeições, complementando pratos, ou até substituindo ingredientes em receitas tradicionais. Nesse contexto, há ainda como opções de alimentos ricos em proteína as leguminosas, com destaque para a lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja e derivados. E ainda  as oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas e sementes, como as do gergelim e do girassol. Tudo isso cabe numa boa dieta de proteínas.

Muitos vegetais estão cheios de proteína, e se houver uma dieta variada com duas a três fontes, as refeições atingirão os níveis protéicos adequados, segundo Nayara Soares, professora de nutrição. “É possível sim retirar a proteína animal da dieta sem que haja prejuízos para o corpo, desde que essa substituição seja de forma equilibrada e orientada por um profissional habilitado”, afirma. Segundo ela, deve-se consumir das duas fontes proteicas, mas caso a pessoa decida excluir os vegetais é necessário equilibrar o consumo dos demais nutrientes que consumiria nos alimentos de origem animal.

De mudança
Após 16 anos no mesmo endereço, a Kouzina está nos retoques finais de sua mudança para um endereço bem maior. Permanecerá na Rua São João, em Lagoa Seca, mas em novo número: 1274. Com a alteração de local, o espaço físico será triplicado e, consequentemente, o mix de produtos também ampliado. No começo, a loja atendia apenas uma demanda de hotéis e restaurantes, até que uma clientela crescente passou a consumir mais os produtos diferenciados do local:  ingredientes funcionais, grãos, frutas secas, hortifrúti raro, itens orientais e mediterrâneos. O lugar teve que aumentar. Está programada para o começo de novembro uma degustação já na nova casa. Terá mais utensílios e até uma cozinha experimental para oficinas. Apreciadores devem ficar atentos.

Serviço:
Kouzina. Rua São João, 1242, Lagoa Seca. Tel.: 3213-1740.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas