Drinques com as cores do verão

Publicação: 2020-01-10 00:00:00
Sol, praia, viagens e festas. Essa mistura é a cara do verão. E para refrescar as altas temperaturas e tornar as confraternizações  especiais, nada como um bom drinque. As combinações podem ir além do habitual, misturando ingredientes inusitados para dar o toque diferentes. De rapadura até balas de gelatina, licores e energéticos e chás, tudo pode harmonizar.

Créditos: CedidaMixologista Paulo Machado indica: Os chás funcionam muito bem nos drinques. É o caso do fall in love, uma combinação de gin, sachê de chá de frutas vermelhas ou silvestres, suco de tangerina, canela e água tônicaMixologista Paulo Machado indica: Os chás funcionam muito bem nos drinques. É o caso do fall in love, uma combinação de gin, sachê de chá de frutas vermelhas ou silvestres, suco de tangerina, canela e água tônica
Mixologista Paulo Machado indica: Os chás funcionam muito bem nos drinques. É o caso do 'fall in love', uma combinação de gin, sachê de chá de frutas vermelhas ou silvestres, suco de tangerina, canela e água tônica

A Oito Coquetéis, destaque no food park Praça do Silo, Tirol, afirma que os chás podem ser bem mais uma bebida pra relaxar e dar disposição: também funcionam muito bem nos drinques. O 'fall in love' é uma combinação de gin, sachê de chá de frutas vermelhas ou silvestres, suco de tangerina, canela em pau, e água tônica. Já o 'rubi' é um mix de vodka, suco de limão, xarope de mirtilo, e soda. “Drinques com chá chegaram para ficar, pois são refrescantes, leves e com um sabor incrível. E com xaropes artesanais ganham mais beleza e intensidade”, diz o mixologista Paulo Machado.

O drinque mais popular da coquetelaria nacional, a caipirinha, também se permite inovações. O chef Melchior Neto aposta na combinação de limão e rapadura para o verão de 2020. Segundo ele, a refrescância do limão aliada a doçura do melaço combinadas ao álcool e muito gelo tem tudo para ser o hit da estação. Os ingredientes são 100 ml de cachaça, duas colheres de sopa de rapadura ralada, um limão inteiro, e gelo picado.

Créditos: CedidaA caipirinha se permite inovações. O chef Melchior Neto indica limão com rapadura, melancia e outrosA caipirinha se permite inovações. O chef Melchior Neto indica limão com rapadura, melancia e outros
A caipirinha se permite inovações. O chef Melchior Neto indica limão com rapadura, melancia e outros

O uso de doces no drinque pode resultar em algo diferente, divertido e saboroso. A Fini, empresa especializada em balas de gelatina, marshmallows, regalizes e chicles, lançou suas sugestões para festas e para o verão. Uma dica é o mojito, com açúcar mascavo, folhas de hortelã, suco de limão, água com gás, limão, gelo, e tubes manga Fini; o 'candy floss' é um mix de suco de morango, água tônica, gelo, e Fini algodão doce uva; e até um ponche de melancia, com refrigerante de limão, água-de-coco, melancia (deve ser retidado o miolo), e balas Fini de preferência.

Quem não bebe álcool ou prefere drinques mais leves também tem seu lugar no bar. O mixologista Maurício Muñoz aponta soft drinks saborosos e fáceis de fazer. Com um toque de frutas variadas da estação, as receitas levam o novo sabor de Red Bull, Verão sem Fim, edição limitada que compõe o time dos já conhecidos Editions. 

O 'tangerina e anis' leva  uma tangerina e meia fatiada em finas lâminas, 20 ml de suco de tangerina, seis estrelas de anis, uma lata de Red Bull Summer Edition, e gelo. O 'summer tea' leva seis morangos, um sachê de chá de frutas vermelhas, uma lata de Red Bull, e gelo. O 'grape & basil' recebe 15 uvas sem caroço, 8 folhas de manjericão, 15ml de infusão de manjericão, um ramo de manjericão, Red Bull, e gelo. E o 'summer peach' conta com dois pêssegos em calda, 15ml de infusão de tomilho, dois raminhos de tomilho, Red Bull, e gelo.